Carregando...

  • Home
  • Notícias
  • Conheça os vencedores da edição 2022 do Prêmio ABILUX Design de Luminárias

Conheça os vencedores da edição 2022 do Prêmio ABILUX Design de Luminárias

Cerimônia de premiação aconteceu no dia 12 de julho, em evento realizado na Fiesp, em São Paulo

Conheça os vencedores da edição 2022 do Prêmio ABILUX Design de Luminárias

Os vencedores da 8ª edição do Prêmio ABILUX Design de Luminárias foram conhecidos no dia 12/07/2022, em evento realizado no Salão de Eventos da Fiesp (Federação das Indústria do Estado de SP), em São Paulo. Criado pela ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) para estimular o desenvolvimento de um design nacional que estabeleça o diferencial em qualidade para que as luminárias brasileiras ganhem em competitividade tanto no mercado nacional quanto internacional. O Prêmio foi disputado nas categorias INTERIOR e EXTERIOR.  Esta edição registrou a inscrição de 83 luminárias de 39 indústrias e 12 profissionais autônomos, de oito estados: Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

AS PEÇAS VENCEDORAS DO PRÊMIO ABILUX DESIGN DE LUMINÁRIAS, EDIÇÃO 2022, ESTARÃO EXPOSTAS DE 02 A 05 DE AGOSTO, NA FEIRA EXPOLUX (RUA HO2), NO EXPO CENTER NORTE, EM SÃO PAULO (SP).

 

VENCEDORES DA CATEGORIA INTERIOR

LUMINÁRIAS DE PAREDE

 

1º Lugar

Luminária: PEG
    



Foto: Marcelo Kahn
Empresa: Omega Light
Designer: Ricardo Fahl

 

Sistema de iluminação linear para aplicação como arandela, com distribuição luminosa direta e indireta. Pode receber uma série de acessórios, acabamentos customizados e comunicação visual. Utiliza como fonte de luz módulos lineares led de alta eficiência. O conceito é o de agregar novas funções à luminária, atuando como elemento facilitador de atividades diárias. Conta com acessórios, divididos em coleções para casa, escritório ou cozinha, desenvolvidos em Tauari proveniente de manejo sustentável. Entre os acessórios para casa estão porta celulares e porta chaves. Nos acessórios office estão porta lápis, porta cartões de visitas e porta trecos. Para a cozinha porta temperos e porta facas.

 

2º Lugar

Luminária: ARANDELA COOPER
   
Foto: Antônio Carlos Gavilan Júnior
Empresa: Mister LED
Designer: Edson Queiroz

 

Tendo em vista as necessidades latentes do século XXI ligadas aos dispositivos eletrônicos portáteis, a Arandela Cooper, além de iluminar, agrega tecnologias para recarga de gadgets amparados por princípios do design universal. Com predominância de alumínio no corpo da peça, a Arandela Cooper (282x126mm) contém iluminação primária focada e direcionável com sistema orbital através de spot cilíndrico (Ø32x126mm). Potência máxima de 3W e ângulo de abertura em 30°. O acionamento é por botão touch. A iluminação secundária é linear (15,3x150mm), indireta uplight, localizada na parte posterior, com potência máxima de 1,5w e acionamento por botão touch frontal. A peça oferece conectores USB e USB-C, e uma plataforma (155x85mm) de carregamento por indução.

 

3º Lugar
Luminária: ARANDELA ASA

 


                                
Foto: Favaro Jr | Tríptica Arquitetura | Miro Martins
Empresa: Munclair Iluminação Brasil 
Designer: Erlon Tessari

 

A arandela Asa foi inspirada no movimento das asas de um pássaro, que permitem tanto aos pássaros quanto à arandela manterem-se no ar em perfeito equilíbrio. A haste ligada à canopla pode ser posicionada na direção desejada, soltando e fixando o sistema de “contra aperto” que existe próximo da canopla. Pode ficar na vertical, horizontal ou inclinada. A haste da cúpula/foco de luz pode ser deslizada para frente e trás e rotacionada para cima e para baixo. A cúpula possui articulação para ajuste do foco de luz 90o para cima/baixo e 180o lateralmente. As diferentes posições das hastes criam diversas visões e aplicações para um mesmo produto. Modelo em alumínio, material reciclável, ecologicamente correto e com longa vida útil. 

 

LUMINÁRIAS DE PISO

 

1º Lugar
Luminária: NAIÁ


    
Foto: Studio Accord
Empresa: Accord Iluminação
Designer: Studio Accord - Bruno Felippe

 

Naiá é a corporificação de uma lenda na forma de uma luminária decorativa. O plano de fundo para a materialização da peça foi o folclore brasileiro: a lenda relacionada com a Vitória Régia. É estruturada por meio de hastes metálicas de aço carbono com acabamento em laca italiana, que dão suporte ao disco confeccionado com MDF e lâmina natural de madeira, onde são alojadas as fontes luminosas. O disco possui duas faces distintas, que apresentam efeitos de iluminação quase opostos: de um lado o conjunto de acrílicos LGP (Light Guiding Plate) com iluminação de borda por fitas de LED 24V emite luz abundante, do outro, a iluminação periférica pela mesma fonte luminosa é suavizada por cintas de acrílico leitoso, tornando a madeira protagonista num padrão de luz tênue. A rotação do disco permite o direcionamento de suas faces com seus respectivos efeitos de luz.

 

2º Lugar
Luminária: BALANCE

 


     
Foto: Studio Accord
Empresa: Accord Iluminação
Designer: Studio Accord - Bruno Felippe

 

Inspirada em um dos personagens mais populares do folclore brasileiro, a luminária de piso Balance retrata as contribuições e influências africanas responsáveis pela construção da figura do Saci. A suave curvatura da base metálica e a postura levemente inclinada das hastes metálicas refletem o movimento e a leveza, qualidades marcantes da figura. O desenho da cúpula, composto por superfícies curvas e linhas fluidas, remete ao capuz do personagem. De madeira, conta com articulação que permite que a luz seja direcionada de acordo com o desejo do usuário. A estrutura principal da peça é fabricada a partir de chapas e tubos de aço carbono, que recebem a pintura em laca italiana, enquanto a cúpula é esculpida em uma estrutura feita de multilaminado de madeira. Apresenta uma mesa integrada  fixada na parte inferior da peça pela sua extremidade. A cúpula é confeccionada em multilaminado de madeira, abrigando o soquete E-27 com potência máxima de 25W. O processo de produção é composto pela harmonização entre tecnologia de ponta e técnicas artesanais com acabamento manual.

 

3º Lugar
Luminária: NOSTALGIA

 


          
Foto: Studio Accord
Empresa: Accord Iluminação
Designer: Studio Accord - Bruno Felippe

 

Com o intuito de resgatar a memória de tempos passados, ligado à um período em que nos encontramos perante tantas adversidades e restrições, a luminária de piso Nostalgia foi idealizada de maneira a expressar um design clássico. Com formas puras e silhueta elegante, se caracteriza por um aspecto mais conservador. As formas geométricas e regulares fazem uma referência à Art Dèco. A base e a cúpula são confeccionadas a partir de multilaminado de madeira com a fonte luminosa compatível com um soquete E-27 de até 25W.  O processo de produção das peças é composto pela harmonização entre tecnologia de ponta e técnicas artesanais com acabamento manual. São peças únicas. As matérias-primas são de origem ambientalmente correta e de qualidade controlada. São mais de 20 opções de acabamentos.

 

LUMINÁRIAS DE MESA

 

1º Lugar
Luminária: DONNA

 


    
Foto: Interlight Iluminação
Empresa: Interlight Iluminação
Designer: Studio Interlight

 

DONNA é uma luminária de mesa com design em homenagem à elegância e liberdade feminina. Livre de posicionamento com a integração de bateria oferece liberdade de uso sem dependência de alimentação elétrica no local de uso. É 100% produzida no Brasil. Utiliza materiais sustentáveis  como o alumínio, que é reciclado dentro do processo produtivo de injeção, assim como materiais plásticos recicláveis. Características técnicas: ⌀18 x h30cm; LED integrado 2,5W de potência 2000~3000K IRC >90 (R9>50) 150~190lm dimerização 3 estágios (100%, 50%, 10%). Superfície à prova de respingos e até 64 horas de autonomia. Donna oferece simplicidade no uso tátil, com três estágios de intensidades. Oferece opção em temperatura de cor 2.000k para o menor impacto na natureza, quando do seu uso em ambientes externos. Leve, pesa 925 gramas. É de fácil manuseio e reposicionamento entre ambientes e modulações. Adapta-se a qualquer ambiente.

 

2º Lugar
Luminária: ABAJUR DISCO


         
Foto: Carolina Garcia | Favaro JR
Empresa: Munclair Iluminação Brasil
Designer: Erlon Tessar

 

Na linha Disco o disco funciona como um grande rebatedor de luz, proporcionando iluminação indireta ao ambiente. O Abajur Disco é uma luminária de mesa funcional. Sua iluminação pode ser direcionada ao movimentar o disco refletor. O abajur Disco se ajusta a diferentes usos e aplicações. É  produzido em alumínio, material reciclável, ecologicamente correto e com longa vida útil. Haste em alumínio polido e tubo, base e disco refletor em alumínio pintado. Oferece opções de cores da haste. A troca de lâmpada é bastante simples. Design pensado para que não haja fixação aparente. Projetado para uma lâmpada mini dicroica LED até 3W - soquete GU10. Tensão 127V/220V. Disco refletor diâmetro 32cm. Base, diâmetro 22cm. Comprimento da haste, 40cm. Tubo, diâmetro 5cm x Comprimento 15cm. Altura, 63cm com disco refletor na vertical movimento.

 

3º Lugar
Luminária: IMPULSE

 


    
Foto: Guilherme Jordani
Empresa: Luxion Iluminação
Designer: Studio Luxion

 

Luminária de mesa em aço pintado a pó e madeira eucalipto certificada. A Impulse nasce da constante pesquisa da Luxion em utilizar a luz artificial em prol da saúde e bem-estar. O espectro de luz azul específico auxilia no despertar matinal e na melhora dos sintomas do Transtorno Afetivo Sazonal (SAD), trazendo mais energia e ânimo de maneira natural. Auxilia no ajuste do relógio biológico do usuário. A luminária possui acabamento branco, LED 470nm, IRC>90, e temperatura de cor 2700K - Azul.

 

LUMINÁRIAS DE TETO

 

1º Lugar
Luminária: PENDENTE ASA



         
Foto: Eduardo Macarios | Favaro JR | Amauri Fujii
Empresa: Munclair Iluminação Brasil
Designer: Erlon Tessari

 

O pendente ASA recebe este nome por ter possibilidades de movimentos similares às asas de um pássaro. A haste vertical pode ser posicionada na direção desejada e fixada com o sistema de “contra aperto” que existe próximo da canopla. A haste horizontal pode ser deslizada para frente e para trás e rotacionada para cima e para baixo.  A cúpula possui articulação que permite o ajuste do foco de luz em 90º para cima / baixo, e em 180º  lateralmente. Pode ser usado individual ou numa composição de duas ou mais luminárias. Para uso com lâmpada bulbo led até 10W - 1 soquete E27. A temperatura de cor da iluminação é de escolha do usuário. Tensão: 127V/220V. Uso Interno. Cúpula Diâmetro superior 3cm x Diâmetro inferior 16cm x Altura 18cm. Canopla Comprimento 17,5cm x Largura 13cm. Comprimento haste vertical 75cm. Comprimento haste horizontal 95cm. Comprimento total 120cm. Altura máxima 150cm.

 

2º Lugar
Luminária: PENDENTE LÓTUS DINÂMICO SUSTENTÁVEL



    
Foto: Renato Pessoa
Empresa: Classic Lar
Designer: Equipe Classic Lar

 

Luminária pendente fabricada com madeira reflorestada de eucalipto espanhol lixado e selado com espaço para uma lâmpada E-27 de potência igual ou inferior a 25W, cujo soquete utilizado é fabricado por injeção plástica misturando polipropileno com fibras de madeira natural em molde com cavidade escovada. O sistema de articulação da peça foi fabricado utilizando-se de rebites com acabamento preto, arruela de polímero preto de retalhos cortado a laser e borracha reaproveitada cortada a laser, cuja função é neutralizar a memória da madeira e manter a peça no ângulo desejado sem a necessidade de travas ou mecanismos complexo. As dimensões variam de acordo com o grau de abertura das pétalas da luminária. Em seu grau máximo a altura é de 200mm, largura 470mm e profundidade 295mm. Ao posicionar as pétalas no grau mínimo, a altura será de 320mm, largura 300mm e profundidade 300mm.O dinamismo da peça permite que o usuário trabalhe a orientação das pétalas de madeira afim de direcionar o feixe de luz.

 

3º Lugar
Luminária: KEVO SEMI EMBUTIR



    
Foto: Guilherme Jordani
Empresa: Luxion Iluminação
Designer: Studio Luxion

 

Luminária circular de semi-embutir. Corpo em alumínio pintado a pó, difusor em PMMA frost translúcido. Potência máxima de 14W – 1150lm, IRC 90, IP 20. Acabamentos: Branco, Preto, Marrom Corten, Marrom Café ou Cinza. A luminária possui giro para direcionamento do facho e também conta com refletor simétrico. O recuo da lente em relação à borda inferior do produto, proporciona ao usuário maior conforto visual.

 

LUMINÁRIAS DE APLICAÇÃO INDUSTRIAL

 

1º Lugar
Luminária: OLYMPUS SMD



   
Foto: Cleiton Hoss
Empresa: Zagonel
Designer: Equipe Zagonel 

 

A linha de refletores Olympus SMD entrega o máximo de luminosidade para atender com eficiência  ambientes industriais. Garante conforto visual, fácil instalação, diversidade angular e alta vida útil dos componentes. O corpo da luminária é confeccionado em alumínio extrusado, lente em policarbonato, sistema de fixação em aço carbono. Dimensões: (L) 310mm x (A) 200mm x (P) 194mm.  Potência: 150W. Componentes: Corpo, Tampa, Tampas laterais, Driver Zagonel, Lente, ponteiras/sistema de fixação com gancho. Acessórios: sistema de fixação com ganchos, lentes de 60º, 90º, 120º e 150°. Acabamentos: Pintura eletrostática a pó com base em poliéster. Sistemas de iluminação utilizados: LED SMD (Surface Mounted Device) 4.000K, 5.000K, 6.500K. O sistema de instalação com gancho facilita a usabilidade e a troca para manutenção. A vida útil do LED é de 90.000h.

 

2º Lugar
Luminária: LUMINÁRIA HERMÉTICA



   
Foto: Cleiton Hoss
Empresa: Zagonel 
Designer: Equipe Zagonel

 

A linha de luminárias herméticas é econômica no consumo de energia. Oferece mais luminosidade e proteção garantida contra jatos de água, com índice de proteção IP69K.O corpo da luminária foi confeccionado em alumínio extrusado, lente de proteção e ponteiras em policarbonato. Dimensões: (L) 84cm x (A)64 x (P) 1165 mm. Potência máxima: 50W. Componentes: Corpo, Driver, Lente, ponteiras / sistema de fixação: abraçadeira, suporte arame e gancho. Acessórios: sistema de fixação com abraçadeiras. Acabamentos: pintura eletrostática a pó com base em poliéster. Sistemas de iluminação utilizados: LED SMD (Surface Mounted Device) 4.000K, 5.000K, 6.500K. Esta luminária enquadra-se dentro do grau de proteção IP69K e no índice de proteção contra impactos IK10. 

 

3º Lugar
Luminária: LUMINÁRIA HIGHBAY MODULAR



   
Foto: Maria Vitória Prolungatti
Empresa: SX Led Lighting
Designer: Equipe SX LED

 

A luminária SX-HBM Highbay modular foi desenvolvida para uma fácil instalação com ajustes no seu próprio eixo e nos ângulos de feixe de luz para proporcionar a iluminação ideal para ambientes industriais. É embarcada com LED e driver homologado pela certificadora da norma vigente. Tensão variável a todas as presentes no Brasil. Vida útil do Led é de 94.000 horas, com alta resistência mecânica, lente de policarbonato, corpo estrutural em alumínio extrudado, pintura eletrostática com proteção UV. Seu design foi desenvolvido com dissipadores de calor, que permitem uma maior durabilidade do produto, e a facilidade de ser modular, que possibilita angulação de iluminação e melhor distribuição da uniformidade. Pode ser utilizada com gancho ou com alça. Esta luminária foi desenvolvida com foco na utilização, na economia de energia e redução de custos.

 

SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

 

1º Lugar
Luminária: UBÁ



     
Foto: Ricardo Fahl
Empresa: Omega Light
Designer: Ricardo Fahl

 

Ubá é um sistema linear inspirado nas canoas escavadas em troncos de árvores. Seu perfil proporciona linhas contínuas de luz, leves e delicadas. Executada em perfil de alumínio extrudado em dois tamanhos, com pintura micro texturizada e componentes em alumínio com acabamento anodizado, pode se apresentar nos modelos standalone, linha contínua difusa ou sistema com ajuste de distribuição de luz. No modelo standalone, possui ótica difusa ou darklight com comprimentos de até 1,80m indicado para ambientes residenciais como salas de jantar, ou corporativos para salas de reuniões e recepções. Opção de acionamento e dimerização por sensor touchless na versão difusa. Na versão sistema, uma série de curtos trechos contínuos difusos podem ser combinados. Por meio dos acessórios de junção, as distribuições de luz dos módulos podem ser ajustadas para iluminação direta ou indireta.

 

2º Lugar
Luminária: VALAISTU



    
Foto: Roberto Afetian | Fasa Fibra Ótica
Empresa: Fasa Fibra Ótica
Designer: Equipe de Design FASA Fibra Ótica

 

O sistema de iluminação Valaistu foi concebido para atender a demanda de profissionais de iluminação, na busca de uma solução eficiente e durável na iluminação de saunas. Durabilidade é a principal premissa de criação, mas  a parte estética não foi deixada de lado, em especial no que se refere ao efeito da iluminação. Não há nenhum componente elétrico ou necessidade de qualquer proteção térmica adicional nas luminárias dentro da sauna. As fibras óticas pontuais de diâmetro 0,75 mm são aplicadas alinhadas em perfis de PVC (para saunas a vapor) ou de madeira (para saunas secas). Estas fibras óticas se unem em cabos, que se encaminham até a fonte de iluminação geradora de luz, disposta em local distante da parte interna da sauna não sofrendo, portanto, com a umidade e temperatura. A manutenção fica resumida na fonte de iluminação, distante do ambiente interno da sauna. 

 

3º Lugar
Luminária: ANTERA SL / CIRCADIANO



   
Foto: Julio Soares
Empresa: Intral
Designer: Vinicius Bortoluzzi

 

A luminária Antera SL Circadiano integra o ecossistema de controle de iluminação inovador baseado no aplicativo Intral Tech, que permite alterar configurações básicas, como brilho e temperatura de cor e criar cenas e rotinas personalizadas e utilizar funções como ciclo circadiano, luz para dormir e luz para acordar. É compatível com os assistentes pessoais de voz Amazon Alexa® e Google Home®. Apresenta corpo em alumínio pintado em branco com difusor em poliestireno (PS), dimensões 618 x 618mm, sistema de fixação para embutir, tensão de alimentação de 100 a 242V, fator de potência maior que 0,92 e fluxo luminoso de 3600 lm. Seu sistema de controle é sem fios e digital. Esta luminária permite a reprodução do ciclo circadiano, que proporciona melhoras na saúde e no conforto visual por meio da reprodução da temperatura de cor do sol ao longo do dia. É possível controlar a Antera SL Circadiano por meio de um painel inteligente, sem fio e sem conexões elétricas. Este painel possibilita a comutação da luminária (ligar e desligar), alteração da temperatura de cor do branco, do quente ao frio, e alteração da intensidade do brilho, de 0 a 100.

 

VENCEDORES DA CATEGORIA EXTERIOR

LUMINÁRIAS PARA VIAS PÚBLICAS, INCLUIDO PRAÇAS
 

1º Lugar
Luminária: POSTE MONOLITO



   
Foto: Indio da Costa Design
Empresa: Indio da Costa Design
Designers: Guto Indio da Costa, Noah Miller e Pedro Antunes

 

O poste Monolito é produzido em concreto injetado e sua luz ilumina simultaneamente as vias e as calçadas com uma única configuração cilíndrica. São luminárias assimétricas de LED cuja configuração luminotécnica permite que os postes possam ficar até 18 metros de distância um do outro mantendo excelente uniformidade. A modularidade da estrutura permite que  sejam instalados uma série de outros equipamentos além das luminárias como câmeras, sensores e wifi. Permite que outros dispositivos sejam incorporados futuramente provendo o mesmo poste com novas funções associadas a mobiliário urbano inteligente. Fonte de luz de tecnologia LED montada em SMD. Câmera incorporada modelo RS-CH356M4KGD-TFLW36PW- M da Raysharp. Luminária alimentada em 220V/60Hz, controlador integrado tensão 90-305Vac, rendimento superior a 90%, distorção harmônica inferior a 20%, fator de potência superior a 0,95 grau de proteção IP-67 dimerizável com os cabos de controle 0-10V.

 

2º Lugar
Luminária: POSTE MANDORLA TRIPLO



    
Foto: Betisa Massaria e Patrik Santos
Empresa: Alloy Iluminação
Designer: Nathália Pinto Araújo

 

O Poste Mandorla foi desenvolvido para áreas externas e para vias públicas. Possui três pétalas inspiradas no formato de mandorlas, em três tamanhos proporcionalmente decrescentes e posicionadas em um ângulo de 120 graus ao longo do tubo redondo do poste. É uma peça que traz dinamismo por ser assimétrica, e cumpre a função de iluminação para usuário por conta dos ângulos e posicionamento de suas pétalas Tem a base, tubo e corpo em alumínio, pétalas em alumínio e soquete E27. Dimensões: L 800 x A 3003 x C 800. Pintura a pó, cor grafite. Quatro lâmpadas LED Bulbo 9W 3000K 750LM total do poste: 36W 3000K 3000LM. É resistente a ventos e chuvas. Tem vida útil longa. A manutenção é apenas para as lâmpadas de LED 


3º Lugar
Luminária: LUMINÁRIA PÚBLICA LUMOS EVO



   
Foto: Cleiton Hoss
Empresa: Zagonel
Designer: Equipe Zagonel

 

A luminária pública da linha Lumos Evo oferece alta eficiência térmica e eficácia luminosa. Segura e econômica garante conforto visual para ambientes públicos e/ou externos. A estrutura principal é confeccionada em alumínio de injeção sob pressão. Conta com sistema de lente em vidro borossilicato para direcionar e distribuir a iluminação nas vias. Dimensões: (L) 226cm x (A) 115cm x (P) 737cm.  Sua potência máxima alcança 180W. Os componentes do produto são compostos pelo corpo, suporte de fixação, driver Zagonel, lente e fixação da lente. Como acessórios há o suporte para fixação nos braço. A pintura eletrostática a pó com base em poliéster dá o acabamento ao produto. Sistemas de iluminação utilizados: LED COB (Chip on Board) com temperatura de cor de 3.000K, 4.000K, 5.000K e 6.500K. A vida útil do LED da Luminária Lumos Evo é de 66.000h. 

 

LUMINÁRIAS PARA JARDINS

 

1º Lugar
Luminária: LUMINÁRIA BRUT



     
Foto: Antônio Carlos Gavilan Júnior
Empresa: Mister LED
Designer: Edson Queiroz

 

A luminária BRUT foi inspirada na criatividade da escola paulista do “brutalismo”, que tem como representantes obras como o MASP (Lina Bo Bardi), Pórtico da Praça do Patriarca (Paulo Mendes da Rocha) e Residência Milan (Marcos Acayaba). Tem corpo  em concreto, base em alumínio e iluminação através de perfil PVC flexível com potência máxima de 6W. Para áreas externas, a luminária Brut propõe design preciso, ressaltando  elementos compositivos para além do apelo estético dos materiais, mas com um arranjo dos elementos como “nervuras”, em alto relevo, com chanfro na base que discorrem pela parte posterior do produto em progressão geométrica da base à ponta; base espessa que proporciona equilíbrio à luminária abrigando internamente componentes eletrônicos.. Iluminação difusa. Sua fabricação mescla processos industriais com manuais para montagem.

 

2º Lugar
Luminária: DL AR8 - ARANDELA JARDIM VERTICAL



    
Foto: Direct Light
Empresa: Direct Light Indústria
Designer: Equipe Direct Light

 

Arandela usinada em alumínio, pintura eletrostática na cor preto micro texturizado ou marrom corten. A Arandela AR8 foi desenvolvida para iluminar jardim vertical de forma frontal, ocultando totalmente o ponto de luz, proporcionando iluminação uniforme e confortável. É muito utilizada como poste balizador iluminando a vegetação de cima para baixo. Potência: 3w irc>80 fluxo luminoso: 290lm temp. de cor: 3000k tensão: 85v~265v.

 

3º Lugar
Luminária: PETRA



   
Foto: Lucas Bittar
Empresa: Vira Iluminação
Designer: Lucas Bittar

 

A luminária Petra traz o conceito de abajur de piso para as áreas externas. Sua concepção vai de encontro com problemas que foram observados no posicionamento dos projetores de jardim, geralmente espetos, que são feitos para estarem em meio a vegetação ou embutidos de solo. O concreto se mostrou um material interessante para suprir estas características. Desenvolvida como uma peça una sem conexões ou juntas metálicas, estruturada totalmente na moldagem do concreto e com um sistema de vedação padrão (anéis de borracha o ‘Ring). A flexibilidade do desenho no que diz respeito à sua utilização, em três posições diferentes, confere um caráter dinâmico capaz de acompanhar as mudanças do jardim ao longo do tempo.


LUMINÁRIAS DE PAREDE, PISO OU SOLO

 

1º Lugar
Luminária: HDA INFRARED



  
Foto: HDA Iluminação LED
Empresa: HDA Iluminação LED
Designer: Engenharia HDA

 

A Luminária HDA INFRARED foi desenvolvida para maximizar os recursos do monitoramento noturno por meio de câmeras de CFTV, trazendo mais segurança, economia e conforto visual. Esta luminária, de 25W, utiliza uma lente de PMMA com fotometria específica (23x95°) e 12 LEDs infravermelhos de espectro reduzido, na faixa de 850 nm. A combinação desses dois elementos, em conjunto com a sensibilidade das câmeras de segurança, aumenta o campo de visão, a nitidez, o contraste e a profundidade nas imagens captadas.  Em uma comparação feita com luminárias LED “branco neutro”, foram necessários mais de 40.000 lumens (300W) para alcançar resultados próximos à HDA INFRARED 25W, configurando uma economia superior a 90% no consumo de energia elétrica. A diminuição se dá  também pelo alto fator de potência (0,95)e pela baixa distorção harmônica (15%), conferidos por  um driver IP67 alocado em seu interior. 

 

2º Lugar
Luminária: DL AR9 - ARANDELA LUNA 180



    
Foto: Direct Light
Empresa: Direct Light 
Designer: Equipe Direct Light

 

Luna é uma arandela minimalista e única. Com apenas 6cm de diâmetro e 7cm de altura seu diferencial está em sua óptica com efeito de projeção de 180º. Com pintura eletrostática a pó e índice de proteção ip66, a Luna foi projetada para ser aplicada em todo tipo de ambiente. Devido ao seu tamanho reduzido se torna uma peça discreta dando destaque apenas para seu efeito óptico. Potência: 3wfluxo luminoso: 290lm temperatura de cor: 3000kirc>80ip66tensão de entrada: 85v~240v.


3º Lugar
Luminária: LUMINÁRIA F23



      
Foto: Antônio Carlos Gavilan Júnior
Empresa: Mister LED
Designer: Edson Queiroz

 

A luminária F23 é dividida em seguimentos de perfis e seus componentes. O principal (23x51x3000mm), constituído inteiramente de alumínio, pode ser embutido em diversas superfícies. A sua estrutura é composta por  perfil auxiliar (20x21,63x2995mm) encaixado no interior do perfil principal onde abrigará o perfil flexível EX12 (IP67 com potência máxima de 10W/m) em PVC flexível. Os seguimentos da luminária se encaixam internamente, assim como toda a fiação poderá ser fixada na parte inferior do perfil auxiliar, deixando um vão livre para uma possível passagem de água e auxílio da drenagem. Conta com conector IP68 que possibilita ligações entre luminárias ou com a corrente elétrica de forma segura, mesmo em ambientes com bastante umidade. Todos os seus componentes podem ser reciclados ou reutilizados pela cadeia produtiva. O sistema possui difusor de 3mm com especificação IK10, assim como proteção UV, evitando danos ou degradação do produto.

 

PROJETOR

 

1º Lugar
Luminária: INVICTUS



   
Foto: Cleiton Hoss
Empresa: Zagonel
Designer: Equipe Zagonel

 

Os refletores da linha Invictus atendem às necessidades de forma prática e versátil. Contam com instalação simples e podem ser aplicados em diferentes alturas, nos mais diversos segmentos, entregando um alto fluxo luminoso. Material: Corpo da luminária foi confeccionado em alumínio extrudado, lente em policarbonato, sistema de fixação em aço carbono. Dimensões: (L) 760 x (A) 690 x (P) 100 mm. Potência máxima: 1000W Componentes: Corpo, Tampa, Tampas laterais, Driver, Lente, ponteiras / sistema de fixação suporte alça. Acessórios: Lentes de 30º, 60º, 90º, 120º e 150°. Acabamentos: Pintura eletrostática a pó com base em poliéster. Sistemas de iluminação utilizados: LED SMD (Surface Mounted Device) 3.000K, 4.000K, 5.000K. Possuem solução completa para ambientes esportivos. 

 

2º Lugar
Luminária: LED BLINDADO - LINHA GUAECA - CLG-HG



    
Foto: CONEX LED
Empresa: Conex Eletromecânica
Designer: Equipe CONEX LED

 

Linha de projetores desenvolvida para aplicação em torres de iluminação nas áreas de pátios industriais, portos, usinas, orlas e campos esportivos. Corpo em alumínio fundido com acabamento em pintura epoxi para resistir aos efeitos do tempo. Grau de proteção ip67 / ik08. Temperatura ambiente: 20ºc a +40ºc. Entrada de cabos: prensa cabo rosca m16x1,5 em latão niquelado. parafusos em aço inox. Junta de vedação em silicone. Tensão de alimentação 90-305vac. Potências: 1000, 1200 e 1500w. Protetor de surto incorporado, 275vac, 20ks. Material do difusor em vidro temperado de 4mm. Temperatura de cor padrão: 5000k. Ângulo de facho de luz: 10º, 30º ou 60º. Índice de reprodução de cor >70. Fluxo luminoso: 130lm/w. Possui driver philips ou mean well. vida útil 100.000h @tc = 65ºc.

 

3º Lugar
Luminária: QATAR



           
Foto: Repume Iluminação
Empresa: Repume Repuxação e Metalúrgica
Designer: Engenharia Repume

 

Projetor para ser utilizado em iluminação específica, com design contemporâneo inspirado no Museu Nacional do Qatar, em função da eficiência energética. Conta com opções de lente com ângulos de 10°, 60° e 120° em função do projeto luminotécnico, caracterizando a utilização para iluminação específica. Injetado em alumínio SAE 305 alta pressão, com potências de 30W a 350W, eficácia média de 140 lm/w. Grau de proteção IP-66 total e IK-08, suporte para fixação galvanizado e pintado, com graduador para ajuste do ângulo de focalização. Produzido com inovação disruptiva, L80 e L90 com temperatura ambiente 45° (aplicável inclusive no litoral e no nordeste).  Sustentável, utiliza materiais recicláveis, com alguns componentes certificados Rohs, uso racional de materiais, minimizando o desperdício em todo o ciclo de vida. Atende as normas ANSI/IES LM-80-15 e IES TM- 21-11, e a portaria INMETRO n° 62/2022, no que for aplicável.

 

LUMINÁRIAS SUBAQUÁTICAS

 

1º Lugar
Luminária: ACQUA AURA



    
Foto: Karine Nunes Fotografia | Fasa Fibra Ótica
Empresa: Fasa Fibra Ótica
Designer: Equipe de Design Fasa Fibra Ótica

 

A luminária Acqua Aura criou uma forma inovadora de iluminar piscinas, degraus submersos, espelhos d’água, desníveis e afins, cuja principal premissa de criação foi realizar a iluminação subaquática sem a visualização de nenhuma luminária aparente. Os perfis da Acqua Aura proporcionam luz linear projetada, suave e difusa nas superfícies iluminadas. Fibras óticas pontuais de diâmetro 0,75mm são aplicadas alinhadas em perfis de PVC  (resistentes ao uso subaquático). As fibras óticas se unem em cabos, que se encaminham até a fonte de iluminação geradora de luz, disposta em local distante da água. Como resultado, obtém-se a combinação de um efeito estético de uma “aura de luz”, destacando o perímetro desejado, juntamente com os benefícios tecnológicos de eliminação por completo da manutenção na área submersa, já que a durabilidade da fibra ótica pode chegar a 100 anos ou mais em condições normais de uso e a mais total segurança de não transmissão de energia elétrica para a água. Não há condução de energia térmica pela fibra ótica.


2º Lugar
Luminária: CUBOS SPOT LED



  
Foto: Caio Bianco
Empresa: Cubos Comércio e Indústria Ltda.
Designer: Caio de Cicco Bianco

 

Sistema de iluminação subaquático para lagos ornamentais. Fabricado com LED de 10W em um único chip, corpo em alumínio anodizado e com acessórios exclusivos para facilitar a instalação em lagos de peixes. Para auxiliar a instalação no meio das pedras pode ser utilizado o acessório Fixa Pedra. Outra opção de acessório é o articulado, onde é possível fixar o LED em uma base e movimentar a sua luz para diferentes posições. Com luz branca fria ou RGB pode ser instalado individualmente com a fonte de tomada ou pode ser ligado ao Cubos LED BOX 5P Monocromático, que é uma caixa que recebe até cinco Leds. Na versão RGB, pode ser instalado com o Cubos LED BOX RGB 5P. Outra opção de instalação do modelo RGB é com o Cubos LED BOX RGB 5P WI-FI, onde os LEDs podem ser controlados por um aplicativo de celular, possibilitando também, o controle pela  Alexa ou Google Home. 


3º Lugar
Luminária: MICRO LED POOL



       
Foto: Aníbal Rene Reichenbach
Empresa: LedArt Iluminação
Designer: Aníbal Rene Reichenbach

.

O Micro Led Pool com 10W de potência mantém a mesma intensidade de luz, mas com um diâmetro equivalente a uma moeda de 1 Real. Uma única micro luminária consegue iluminar uma piscina de revestimento claro no tamanho de até 20m². Ela encaixa e veda um tubo de 20mm. É produzida em aço inox 316 com emissão de luz monocromática em qualquer cor ou até mesmo no sistema RGB. Tem em seu interior um microcircuito integrado de baixa voltagem com controle de corrente constante tanto para monocromático como para RGB, que confere segurança e alta durabilidade dos LEDs, bem como intensidade de luz sempre igual em todas as luminárias, estejam elas próximas ou distantes da fonte de 12V (problema recorrente nas luminárias no mercado). A luminária tem um sistema de refrigeração com espaço posterior de circulação de água. O núcleo gerador de calor de cada LED está a 1mm de distância “desta circulação de água por convecção”.
 
 

voltar

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Parâmetros de Privacidade

Este site armazena e/ou acessa informações em seu dispositivo através de Cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Se você tiver mais perguntas, pode visitar a “Política de Privacidade” em nossa página.

  • Necessários
    Sempre Habilitado

    Cookies estritamente necessários para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas da ferramenta e recursos de segurança.

  • Analytics

    Este site usa o Google Analytics para medir o desempenho do conteúdo e melhorar nosso serviço.

  • Vídeos

    Usamos o YouTube para exibir alguns conteúdos em vídeo.