Crise hídrica causará falta de energia elétrica
ABILUX alerta que o uso de tecnologia LED em lâmpadas e luminárias reduz em até 70% o consumo de energia na iluminação pública e em 50% em residências, indústrias, escritórios, estabelecimentos comerciais e públicos e escolas entre outros ambientes
- 08/october/2021
- Artigos
Oportunidade: REDUZIR CONSUMO DE ENERGIA com tecnologia LED
Vem chamando a atenção em todo o país a transformação que vem sendo feita nas redes de iluminação pública, tanto nos grandes centros como também em municípios de médio e pequeno portes. Saem as lâmpadas de vapor de sódio e outras convencionais e entram as de LED, uma excelente notícia de acordo com Isac Roizenblatt, diretor técnico da ABILUX – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, que lembra que com essas trocas, a redução no consumo de energia nas cidades é de mais de 50% podendo, em alguns casos, chegar à 70%. O fator segurança também deve ser considerado já que as lâmpadas que utilizam a tecnologia LED (diodos emissores de luz) ampliam a sensação de segurança.
A estimativa da ABILUX é de que dos 19 milhões de pontos de iluminação pública no Brasil, aproximadamente quatro milhões já utilizam a tecnologia LED. Na cidade de São Paulo (SP), por exemplo, já estão em uso 541 mil lâmpadas LED, ou seja, 88,5% do parque de iluminação pública da cidade de acordo com a Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública (Ilume). O Jornal o Estado de São Paulo (27/09/2021) traz matéria em que aponta que além de São Paulo, outras oito capitais já estão utilizando iluminação LED com destaque para Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Curitiba (PR).
A redução do consumo de energia a partir da adoção da tecnologia LED não está restrita apenas à iluminação pública. Residências, indústrias, estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais e órgãos públicos entre outros ambientes, que fizerem a opção pelo uso de lâmpadas e luminárias LED, exercerão papel fundamental na conservação de energia em tempos de escassez e ainda terão suas contas de luz reduzidas.
De acordo com a ABILUX, mais de 30% das residências do país já substituíram as fluorescentes compactas e as incandescentes remanescentes por lâmpadas LED. “Além do baixo consumo de energia, conta ainda a favor das lâmpadas e luminárias LED o fato de que têm maior eficiência, vida mais longa, são amigáveis ao meio ambiente, ligam e desligam instantaneamente e são encontradas em qualquer aparência de cor”, informa o diretor Técnico da Entidade.
Categorias
Outras notícias
Associada em pauta - Intral
- 12/november/2024
- Artigos
Tudo o que você precisa saber sobre Lúmens
- 18/october/2024
- Artigos