Carregando...

  • Home
  • Notícias
  • Conheça os vencedores do Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação 2023

Conheça os vencedores do Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação 2023

A cerimônia de premiação aconteceu na noite do dia 19 de outubro, no Espaço de Eventos FIESP, em São Paulo (SP)

Conheça os vencedores do Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação 2023

Em clima de celebração foram revelados ontem (19/10/2023) os vencedores do X Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação. A cerimônia de premiação aconteceu no Espaço de Eventos FIESP, em São Paulo (SP), durante evento comemorativo do Dia da Iluminação. Realizado pela ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), a edição 2023 do Concurso contou com 128 projetos inscritos assinados por 51 lighting designers independentes. Os projetos foram executados em 22 cidades de 11 estados brasileiros. 

 

Os primeiros colocados de cada categoria receberam o troféu Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação criado pelo artista plástico Glenn Hamilthon. Além do troféu, receberam também certificado e selo do Prêmio, que é utilizado pelos vencedores em suas campanhas publicitárias, sites e redes sociais. Já os segundos e terceiros colocados de cada categoria receberam certificado e o selo do Prêmio

 

Confira quem foram os vencedores do X Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação.

 


RESIDENCIAL


1º lugar

 

APARTAMENTO CEM

STUDIO FOS - Marina Frigeri, Marília Saccaro, Pâmela Neitzke

 

Apartamento minimalista e sóbrio, onde o contraste entre o claro e escuro se apresenta nos detalhes arquitetônicos e na iluminação. A premissa de poder explorar diferentes cenários através da automação e de modificar produtos conforme uso do morador, traz soluções que transitam entre a sobriedade e a criatividade do espaço.
 

Fotos: Marcelo Donadussi

 

2º lugar

 

CASA DE CAMPO ARARAS - Petrópolis - RJ

NTZ Iluminação Arquitetônica - Ugo Nitzsche

 

O ponto chave do conceito desse projeto de iluminação é o uso inteligente de iluminação para evitar que quando as luzes fossem acesas, gerassem reflexos nos grandes planos de vidros. Reflexos estes, que estragariam o ponto alto dessa casa com vista privilegiada das montanhas.

 

Fotos: Enio Soares / Ugo Nitzsche                                                   

 

3º lugar

 

CASA JARDIM

DE RIGGI Arquitetura de Iluminação – Daniel De Riggi

 

O projeto de iluminação para a Casa Jardim foi pensado para criar uma atmosfera acolhedora e sofisticada onde a luz valoriza, de forma suave e elegante, todos os cenários do paisagismo. O resultado é uma experiência única de luz e sombras que enaltece a beleza do jardim.
     

Fotos: Daniel De Riggi

 


CORPORATIVO


1º lugar

 

HAPPY HOUSE

STUDIO FOS - Marília Saccaro e Marina Frigeri

 

O projeto partiu com a reformulação de um escritório de endomarketing, tendo como objetivo a unificação dos espaços, aliado ao uso de revestimentos e mobiliários claros, contribuindo para uma amplitude maior, com destaque para o uso pontual das cores da marca (vermelho).

 

Fotos: Roberta Gewehr

 

2º lugar

 

SERTRADING

ACENDA Projeto de Iluminação - Paula Carnelós e Juliana Elias

 

O projeto marca o novo momento e um novo ciclo para a organização Sertrading. Não se trata apenas de um espaço físico, mas de um lugar que reflete o propósito e a essência da empresa. O projeto de arquitetura viabilizou ambientes que conectam pessoas e estimulam a colaboração e a inovação.

 

Fotos: Douglas Costanzo

 

3º lugar

 

ESCRITÓRIO PWC/B32

ACENDA Projeto de Iluminação – Paula Carnelós, Juliana Elias, Karina Costa, Rodrigo Galon

 

Espaço corporativo, localizado em um dos centros de negócios de São Paulo, teve como protagonistas a tecnologia e o acolhimento. O objetivo foi criar espaços flexíveis, sustentáveis e para dar vida a ambientes inspiradores para usuários e visitantes.

 

Fotos: Douglas Costanzo

 


CONSTRUÇÕES


1º lugar

 

FACHADA ABA – HUB PLURAL

Beatriz Esteves Arquitetura e Iluminação EIRELE-ME - Cláudia Torres e Beatriz Esteves

 

O Projeto de iluminação da fachada do edifício de escritórios HUB PLURAL, teve como objetivo atribuir identidade visual e valorizar o empreendimento na paisagem, de forma controlada, sem causar poluição luminosa no entorno residencial.


Fotos: Adriano Rodrigo

 

2º lugar

 

FORTALEZA SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA

Marina Makowiecky

 

Projeto luminotécnico para Fortificação tombada pelo IPHAN, contemplando área externa das edificações pertencentes ao conjunto e estacionamento vizinho.

 

Fotos: Fernando Willadino

 

3º lugar

 

O GRANDE BUDA DE IBIRAÇU E OS 15 BUDINHAS

Larissa Aguiar Marins

 

Projeto busca realçar a beleza do monumento no momento noturno, com soluções inovadoras de iluminação, que integram a técnica e estética, tendo como resultado uma iluminação suave e eco consciente para inspirar paz interior e conexão com a cultura e, consequentemente, um impacto emocional e qualidade de vida na comunidade.

 

Fotos: Helison Simmer

 

GRANDES ESCALAS, LOCAIS ABERTOS PÚBLICOS OU PRIVADOS


1º  lugar

 

PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO

Dinorah Rosalia Turchetti Conte, Donato Turchetti Conte

 

O Parque Estadual do Sumidouro é uma Unidade de Proteção Ambiental de extrema importância arqueológica, onde está localizado o Museu Peter Lund. O projeto procurou possibilitar a utilização do parque em eventos esporádicos noturnos, preservando o patrimônio histórico, cultural, científico e natural da região, como as grutas e pinturas rupestres.

 

Fotos: Norah Turchetti

 

1º lugar

 

CLUBE HOUSE RESERVA DA PEDRA

Marina Makowiecky, Betina Wildi Lins

 

Projeto luminotécnico para Clube Privativo de condomínio alto padrão para residências unifamiliares, contemplando áreas externas e ambientes internos do Clube. O empreendimento residencial tem 30 mil metros quadrados de área verde, clube completo e dezenas de espaços de lazer ao ar livre. Cercado pela natureza exuberante da região.

 

Fotos: Fernando Willadino

 

2º lugar

 

CLUBE NÁUTICO VIDAM

LM Arquitetos Associados Ltda. - Elso de Freitas Moisinho Filho, Juliana Lemos Santana Moisinho

 

Localizado na Ilha do sol, às margens do rio Vaza-Barris, município de Itaporanga D'Ajuda (SE) e caracterizado por uma beleza natural estonteante, a proposta luminotécnica parte da premissa de embelezar a paisagem noturna do local, garantir a delicadeza ambiental, em especial da vida marinha e proporcionar uma experiência ao visitante.

 

Fotos: Fillipe Araújo

 

2º lugar

 

HALL EXTERNO - ONE TOWER

Débora Bridon dos Santos Reis

 

A iluminação foi trabalhada de forma linear e difusa, direta ou indireta, em sua maioria, com um resultado de uma maior iluminância comparada ao entorno trazendo destaque e sofisticação. Pontos de destaque receberam iluminação apropriada, com downlights embutidos e projetores.

 

Fotos: Adilson Vohs Junior

 

3º lugar

 

EUROGARDEN

Rafael Leão (autor), Henrique Corrêa (colaborador)

 

A iluminação deste bairro em Maringá (PR) atende aos requisitos LEED e WELL, além da ABNT-NBR 5101/2020. Ofuscamento e poluição luminosa foram drasticamente reduzidos, enquanto o conforto visual de pedestres e ciclistas ampliados. Sua iluminação 3000K atende critérios internacionais e se diferencia do restante da cidade com luz azulada.

 

Fotos: Jefferson Ohara                                        

 


INSTITUCIONAL

 

1º lugar

 

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Fernanda Carvalho Lighting Design + ACENDA - Fernanda Carvalho e Paula Carnelós

 

O projeto de iluminação da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa contempla toda edificação: fachada, ambientes históricos, exposição de longa duração e a sala de exposições temporárias. O projeto se desenvolveu em mais de quatro anos, após um incêndio que consumiu os três andares expositivos e a cobertura.

 

Fotos: Pedro Mascaro / Ana Mello

 

2º lugar

 

INDT – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

De Riggi Arquitetura de Iluminação - Daniel De Riggi

 

O INDT representa um novo marco na cidade de Manaus. Para realçar a grandiosidade arquitetônica e refletir os valores e inovação da instituição, foi desenvolvido um projeto de iluminação único, versátil e inteligente. O resultado é uma obra de arte luminosa.

 

Fotos: Hernande Mustafa / Daniel De Riggi

 

3º lugar

 

TEATRO DO PARQUE – RECIFE – PE

Regina Coeli Lima e Mohana Lima

 

O teatro-parque, localizado na cidade de Recife (PE) foi inaugurado em 1915. A última reforma foi concluída em 2021. A nova iluminação contempla a Galeria de Acesso, Hall, Foyer, plateias, camarotes, áreas molhadas, camarins, sala de ensaios, anexos e áreas externas.

 

Fotos: Andrea Rego Barros

 


COMERCIAL / HOSPITALIDADE

 

1º lugar

 

ENERGILUZ DESIGN

Marina Makowiecky, Betina Wildi Lins

 

Projeto luminotécnico para fachadas e área de vendas de estabelecimento comercial voltado para venda de materiais de acabamento e itens de construção selecionados, com alto valor agregado. Especializado no atendimento aos especificadores dos produtos para uso na construção civil.

 

Fotos: Fernando Willadino

 

2º lugar

 

HASHTOWN

LD Studio iluminação - Monica Luz Lobo, Daniele Valleos

 

Situado em um subsolo do Leblon, um espaço de uso múltiplo, na Hashtown, o conforto e inovação deram o tom da iluminação a partir de um master plan de composição espectral e tecnologia LED de natureza dinâmica. A LD Studio foi contratada para desenhar a iluminação deste espaço disruptivo e inovador.

 

Fotos: Andre Nazareth

 

3º lugar

 

DASIAN

Rafael Leão (autor), Henrique Corrêa (colaborador)

 

A iluminação promove uma atmosfera acolhedora neste sofisticado restaurante asiático onde elementos de decoração, que simbolizam a divindade (pedra), a prosperidade (dragão) e a sabedoria (elementos da natureza), são destacados com rigoroso critério para fortalecer a identidade do projeto sem conflitos com a arquitetura.

 

Fotos: Marcelo Kahn

 

3º lugar

 

PRAÇA SHOPPING CENTER RECIFE

Beatriz Esteves Arquitetura e Iluminação EIRELE-ME – Cláudia Torres e Beatriz Esteves

 

Projeto de iluminação da nova praça. Quarta etapa do shopping Recife com objetivo de se integrar à arquitetura no desenho da luz e orientação espacial.
 

Fotos: Walter Dias

 


SAÚDE

 

1º lugar

 

HMV SAP

STUDIO FOS - Marina Frigeri, Marília Saccaro, Ana Carolina Berté

 

O projeto de interiores para essa área do Hospital Moinhos de Vento trouxe alguns desafios para a elaboração da iluminação dos espaços: o forro em lâminas onduladas no auditório, a intenção da continuidade da circulação com elementos luminosos que conduzissem os usuários, não esquecendo do ambiente hospitalar onde estava inserido.

 

Fotos: Gabriel Konrath

 

2º lugar

 

CLÍNICA DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM - UNIDADE MULHER

Carina Tomazzoni

 

Projeto da filial de uma clínica de diagnósticos por imagem voltado para atender o público feminino. Está localizada em uma pequena cidade, mas o grupo é referência em qualidade e vanguarda em todos os aspectos. A iluminação foi o elemento norteador e decisivo para alcançar os objetivos.

 

     
Fotos: Abraão Frainer

 

3º lugar

 

CLÍNICA DRA JULIANA OKAY

Juliana Ramacciotti

 

Clínica Dermatológica no Jardim Paulistano precisa de luz técnica e de qualidade.

 

     
Fotos: Acervo
 

voltar

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Parâmetros de Privacidade

Este site armazena e/ou acessa informações em seu dispositivo através de Cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Se você tiver mais perguntas, pode visitar a “Política de Privacidade” em nossa página.

  • Necessários
    Sempre Habilitado

    Cookies estritamente necessários para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas da ferramenta e recursos de segurança.

  • Analytics

    Este site usa o Google Analytics para medir o desempenho do conteúdo e melhorar nosso serviço.

  • Vídeos

    Usamos o YouTube para exibir alguns conteúdos em vídeo.