Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link.

A Abilux uma vez mais tratou da questão “PPB de Manaus para luminárias de LED” e denunciou falha no processo de avaliação do PPB de luminárias LED pelo GT- PPB (Grupo de Trabalho) e Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTI) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Trata-se do conceito de que esta solicitação de PPB deve ser aprovada independentemente das circunstâncias. Este não é o entendimento emanado da legislação vigente e este é o motivo pelo qual a Abilux solicitou transparência no processo técnico de avaliação.

A Abilux enviou documentos ao Gabinete Pessoal do Presidente da República (Brasília - DF) contendo: estudo produzido pela Abilux, que dá indicações evidentes que, se instalado, este PPB não traria benefícios ao Brasil já que Manaus retiraria a condição de isonomia competitiva entre as empresas fabricantes de luminárias LED em atividade nas diversas regiões do país fora da ZFM; matérias publicadas pela mídia e a edição de janeiro/2017 do Abilux Informa, que trouxe matéria extensa sobre a posição adotada pela Entidade, compuseram a íntegra dos documentos.

No dia 13/02/2017, através de Ofício endereçado ao presidente da Abilux, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, o Gabinete Pessoal da Presidência da República confirmou o recebimento do documento e informou que: “.... pela natureza do assunto, o referido documento foi encaminhado, por meio de Ofício, aos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTI) e Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC)”.

A Abilux lançou a quinta edição do seu Guia LED, ferramenta criada pela Entidade para auxiliar e orientar as empresas do setor de iluminação quanto aos NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) que identificam a natureza das mercadorias com tecnologia LED que comercializam ou importam. A publicação pode ser acessada on-line no site www.abilux.com.br.

A Abilux se manifestou a favor da aprovação do mecanismo da terceirização. Para a Entidade é um estímulo à modernização do mercado de trabalho e representa um avanço importante nas relações de trabalho. Para presidente da Abilux, Caros Eduardo Uchôa Fagundes, os obstáculos à terceirização têm retirado competitividade das empresas brasileiras, empurrando-as para o gueto da ineficiência, no qual talento, capacidade empreendedora e comprometimento definham, tolhidos em suas ações pelas limitações impostas pelo marco legal vigente.

Para identificar os produtos de iluminação fabricados no Brasil e incentivar o consumo de equipamentos aqui produzidos, a Abilux criou e está disponibilizando para suas associadas, Selo para ser aplicado nas embalagens de luminárias, lâmpadas e reatores. Além de atestar a origem, o selo trás para os consumidores mensagem que reforça a importância de se adquirir produtos brasileiros: “Gera empregos” “Gera segurança” e “Gira a Economia”.

A Abilux e a Abilumi trabalharam juntas na revisão das Portarias 389 e 144 (Lâmpadas LED e Dispositivo Integrado).

A Abilux se manifestou a favor da aprovação do mecanismo da terceirização. Para a Entidade é um estímulo à modernização do mercado de trabalho e representa um avanço importante nas relações de trabalho. Para presidente da Abilux, Caros Eduardo Uchôa Fagundes, os obstáculos à terceirização têm retirado competitividade das empresas brasileiras, empurrando-as para o gueto da ineficiência, no qual talento, capacidade empreendedora e comprometimento definham, tolhidos em suas ações pelas limitações impostas pelo marco legal vigente.

A Abilux lançou cartilha com orientações gerais sobre o uso de luminárias LED na Iluminação Pública com foco em ruas, avenidas, travessas, logradouros, parques e áreas públicas em geral. A publicação esclarece pontos determinantes que definem a escolha de um bom produto que garanta aos consumidores, sejam eles compradores do setor público ou particular, que as luminárias LED que estão adquirindo são de qualidade. A cartilha, na versão on-line, está disponível no site da Abilux (www.abilux.com.br).

O diretor técnico da Abilux, Isac Roizenblatt, foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Energias Renováveis e Sustentabilidade (CIERS) que foi realizado entre os dias 16 e 18 de maio, em Brasília (DF). “Como a nova tecnologia de iluminação influencia os negócios, o consumo de energia e a qualidade de vida” foi o tema abordado por Roizenblatt. O evento é uma realização da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro Oeste.

Marcaram presença na Lightfair 2017 (Philadelphia – EUA) o diretor técnico da Abilux, Isac Roizenblatt, e indústrias brasileiras de iluminação que apresentaram seus produtos no estande do Lux Brasil, programa de promoção de exportações que é uma parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abilux.

O Sindicato das Indústrias de Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação no Estado de São Paulo – Sindilux e a Associação Brasileira das Indústrias de Iluminação – Abilux, em conjunto com sindicatos e, em parceria com a Fiesp e o Depar, promoveram no dia 12 de junho, evento que ofereceu aos participantes conhecimento e ferramentas adequados para a redução de impostos sobre a folha de salários.

Lançada em junho de 2017 a sexta edição do seu Guia LED (www.abilux.com.br). Ao atualizar com frequência o seu Guia LED (a primeira edição foi publicada em 2012) a Abilux tem como objetivo ser uma facilitadora para os usuários das informações que também estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU) e no site da Receita Federal.

Foi lançado em junho/2017 a oitava edição do Prêmio Abilux de Projetos de Iluminação, concurso que propicia o reconhecimento aos lighting designers por seus trabalhos no mercado brasileiro no momento de uma transição de tecnologias em que os diodos emissores de luz – LEDs avançam celeremente em todas as aplicações. O Prêmio é aberto aos escritórios de arquitetura, design, decoração, engenharia e afins é realizado pela Abilux nos anos ímpares.

A Abilux participou da Semana de Produção e Consumo Sustentável promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). O diretor técnico da Abilux, Isac Roizenblatt esteve à frente da palestra “O desenvolvimento da logística reversa de lâmpadas com conteúdo de mercúrio”, no Painel que tratou da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Com o objetivo de auxiliar os municípios brasileiros a tomarem a decisão adequada na compra de luminárias LED para que sejam obtidos benefícios de redução no consumo de energia, nos custos de manutenção e na geração de iluminação eficiente, a Abilux encaminhou para 5570 prefeitos Carta acompanhada da Cartilha que orienta sobre o uso de luminárias LED na iluminação pública e alerta para aspectos determinantes que precisam ser considerados no momento da escolha de um produto com qualidade. Esta mesma correspondência foi também encaminhada para Tribunais de Contas dos respectivos Estados e Municípios, Ministérios Públicos estaduais e demais órgãos envolvidos no ambiente da Iluminação Pública.

Tudo o que consumidores, lighting designers, arquitetos e designers de interiores precisam saber, de maneira simples e descomplicada, no momento em que forem comprar ou especificar Luminárias de LED, sem erros, está disponível em “LED sem mistérios”, publicação da Abilux.

O diretor técnico da Abilux, Isac Roizenblatt, representou a Entidade nas reuniões da COPANT referentes a Eficiência Energética, ocasião em que foram propostas normas para lâmpadas, drivers e luminárias com LEDs. O encontro aconteceu nos dias 04 e 05/09/2017.

Para comemorar o Dia da Iluminação, a diretoria da Abilux recebeu no dia 19 de outubro, no Salão de Festas da Fiesp, em São Paulo (SP), empresários, jornalistas e convidados para evento anual de confraternização do setor. Na ocasião foram também conhecidos os vencedores da edição 2017 do Prêmio Abilux Projetos de Iluminação. As boas-vindas foram dadas pelo presidente da Entidade, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes.

Em sua oitava edição, o Prêmio Abilux Projetos de Iluminação somou 149 inscrições de projetos de 50 escritórios diferentes. Um crescimento superior a 200% se comparado à edição de 2016 quando foram inscritos 42 projetos. Profissionais e escritórios de 22 cidades de oito estados concorreram. Os vencedores, primeiros, segundos e terceiros colocados das categorias em que o prêmio foi disputado, foram conhecidos em evento realizado no dia 19 de outubro de 2017, em São Paulo (SP).

O presidente da Abilux, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, anunciou durante o evento de comemoração do Dia da Iluminação, a realização da edição 2018 do Prêmio Design de Luminárias. As inscrições estarão abertas de 1º de janeiro de 2018 a 28 de fevereiro de 2018.

A Abilux, representada pelo seu diretor técnico, Isac Roizenblatt, esteve presente na reunião da Global Lighting Association nos dias 13 e 14 de novembro de 2017, em Washington (USA), quando foram discutidos, entre outros temas, o plano estratégico global para a indústria de iluminação, acordos com entidades afins como IEC, CIE, IALD, Zhaga, a Harmonized Commodity Description and Coding Systems (HS) e a incorporação do conceito do Human Centric Lighting.

A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) renovaram no dia 06/09/2017, por mais dois anos, o convênio de cooperação técnica e financeira Lux Brasil (www.luxbrasil.net). Com investimentos previstos de aproximadamente R$ 3.9 milhões para o período, o Programa Setorial tem entre as suas principais atribuições, a realização de ações promocionais no exterior e o auxílio às empresas associadas na formação, adequação e qualificação dos seus produtos. O Projeto terá como mercados-alvo prioritários, nesta etapa: Bolívia, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Peru e os mercados-alvo secundários: Argentina, Colômbia, Emirados Árabes Unidos e Panamá

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail abilux@envio.abilux.com.br ao seu catálogo de endereços.

A ABILUX respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.