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“Design” era o que faltava às nossas luminárias recorda Carlos
Eduardo Uchôa Fagundes, que integrava o grupo. Esta etapa do
Lux Export durou até 1978, ano de transição da política brasileira
(quando o Ato 5 foi revogado), ano em que a indústria cresceu
8,6% e a taxa de inflação superou os 40%.
Mas a experiência foi muito importante para os integrantes do
grupo e para o setor. A partir dela e já na década de 90, um dos
primeiros prêmios de design é criado no Brasil: o
Prêmio Abilux
de Design de Luminárias
.
Como boas ideias permanecem, o Lux Export volta a fazer parte
da pauta das ações da Entidade.
É bom lembrar que a indústria brasileira de iluminação não é
“exportadora por excelência”. As vendas para o mercado externo
foram durante muito tempo resultado do espírito empreende-
dor de algumas empresas. E foi com o objetivo de fomentar as
exportações dos produtos fabricados pelas associadas que o Lux
Export foi reativado em 2009. Em 2011 a Abilux assinou convênio
de cooperação técnica e financeira com a Apex-Brasil (Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O Lux Export é de fundamental importância para ampliar a par-
ticipação dos produtos brasileiros no mercado externo. Através
dele é possível inserir as empresas associadas em programas que
visam o aumento da competitividade e a adequação às exigên-
cias de normas técnicas internacionais, expandir e consolidar a
capacidade exportadora das que já exportam e ampliar a partici-
pação das pequenas e médias neste processo.
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