Projeto de Iluminação

Logo do Prêmio

Objetivo

O Prêmio Abilux de Projetos de Iluminação tem por objetivo oferecer aos participantes o reconhecimento aos seus trabalhos, destaque no mercado e um relacionamento mais estreito com os fabricantes de luminárias, lâmpadas, reatores e controles eletrônicos em prol de uma melhor qualidade da iluminação no mercado brasileiro.


Vencedores do VII Prêmio Abilux Projetos de Iluminação.


SP, 30.10.2015: Os vencedores do VII Prêmio Abilux Projetos de Iluminação foram conhecidos quinta-feira (dia 29.10.2015) durante evento realizado no Espaço de Eventos Fiesp, em São Paulo (SP), data em que a indústria de iluminação comemorou o Dia da Iluminação e os 30 anos o Abilux – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação.

Realizado pela Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), em parceria com a Asbai (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação) e o apoio do Senai São Paulo, a edição 2015 do Prêmio Projetos de Iluminação contou com 44 projetos inscritos em cinco categorias: Residencial, Comercial, Corporativa, Urbana e o Prêmio Especial "Iluminação Eficiente". Nesta categoria enquadraram-se os projetos de iluminação que na sua execução levaram em consideração a inclusão de tecnologias que têm como foco a conservação de energia.

Os projetos vencedores foram implantados em território nacional, entre junho de 2013 e maio de 2015 e utilizaram um mínimo de 60% de produtos nacionais em valor ou quantidade.


Os Vencedores

Saiba quem foram os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada uma das categorias em que o VII Prêmio Abilux Projetos de Iluminação foi disputado:



Categoria Residencial

1º Lugar


Foto: Rafaela Netto

Projeto: Casa Cafezal
Autor: Marcos Castilha
Escritório: Castilha Iluminação

Residência de 6500 metros quadrados situada em uma região onde haviam cafezais e que se caracteriza por um pórtico longitudinal de cobertura única. As salas envidraçadas são entremeadas pelos jardins. A iluminação partiu da expressão deste pórtico a partir de iluminação lançada pelo piso. Houve pouca intervenção no teto. O jardim externo foi iluminado como extensão deste “estar”. O pórtico utiliza projetores de piso equipados com halógenas PAR 30 75W e fluorescentes compactas de 23W. O jardim teve suas árvores iluminadas por projetores de piso com Vapor metálico bilateral de 70W, 3000K e com fluorescentes compactas de 23W, 2700K. Árvores altas e de copa estreita receberam projetores de piso com vapor metálico PAR-30 35W, facho 30 graus, 3000K. Interiores sociais são amplamente envidraçados.  Nas áreas de estar, os ambientes são equipados com halógenas do tipo “energy saver” MR-16 de 35W ou então com halógenas AR-70, antiofuscamento, de 50W, conectadas a um sistema de dimerização. Os destaques em paredes e o grande eixo de circulação foram iluminados por embutidos LED, 3W e 9W, 3000K, para uma iluminação de pouco consumo e alternativa como “luz de vigia”. Closets e banhos receberam embutidos fixos com vidro jateado e embutidos orientáveis, equipados com MR-16 Energy Saver de 35W, 36 graus, conectadas a dimmers. As suítes são equipadas com um pendente central para luz indireta, com uma halógena de 200W. As áreas de apoio e serviço receberam embutidos com difusor jateado, com fluorescentes T-5 de 28 e 14W, todas 3000K. Alguns poucos postes altos equipados com fluorescentes compactas de 55W iluminam os dois portões de acesso e a quadra é iluminada por postes com projetores de vapor metálico de 400W, de ótica assimétrica.

2º Lugar


Foto: Jair da S. Conde Jr.

Projeto: Barra Heloisa
Autora:  Mariângela Moura
Escritório: RICMON

3º Lugar


Foto: Ugo Nitzsche/Gênero Produções

Projeto: Casa Praia Búzios – RJ
Autor: Ugo Nitzsche
Escritório: NTZ Iluminação Arquitetônica



Categoria Comercial

1º Lugar


Foto: Hugo Nitzsche/ Gênero Produções

Projeto: Barbearia  Itaim – SP
Autor: Ugo Nitzsche
Escritório: NTZ Iluminaçao Arquitetônica

A Barbearia é uma mistura de barbearia à moda antiga com cervejaria. Para gerar a luz geral de trabalho para os serviços de corte e barba foram usados embutidos quadrados 62,5x62,5 com haletas de alumínio e lâmpadas fluorescentes T8-4000k 4x16w. Embutidos com lâmpada de vapor metálico HCI-R PAR30 SP 70w foram posicionados sobre a recepção para iluminar a área onde são feitos agendamentos. Ainda, embutidos com LEDs MR16 FL 3000k 5w valorizam brises de anteparo visual que separam simbolicamente o acesso/recepção do longe.

Para o lounge foram utilizados grafismo com tubos aparentes no teto, que alimentam spots com lâmpada vapor metálico HCI-R111 FL 3000k 35w e sequência de embutidos com LEDs MR16 FL 3000k 5w próximos à parede tijolos. Acima da bancada do bar de atendimento, lâmpadas de filamento de carbono 60w penduradas acompanham o conceito “estruturas aparentes”, enquanto fita LED 3000k 4w/m valoriza as cervejas disponíveis para degustação.

2º Lugar


Foto: Hugo Nitzsche/ Gênero Produções

Projeto: Delicatessem Deli Jardim – RJ
Autor: Ugo Nitzsche
Escritório: NTZ Iluminação Arquitetônica

3º Lugar


Foto: Flavio Henry

Projeto: City Case Revestimentos e Decoração
Autores: Marlon Alvarenga, Bruno Bertante de Moraes e Márcia Sakima
Escritório: Ufficcio Arquitetura e Engenharia



Categoria Urbana

1º Lugar


Foto: Nelson Takeyama

Projeto: Jardim das Escullturas do MAM - SP
Autor: Marcos Castilha
Escritório: Castilha Iluminação

O Jardim das Esculturas foi projetado por Burle Marx e abriga 30 obras. Museu ao ar livre está localizado no entorno da Marquise e Oca, do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).  Em 2014 promoveu o restauro das esculturas.  A Castilha Iluminação executou a obra de iluminação museográfica, que atendeu às necessidades de expressão das obras e também de robustez e durabilidade imprescindíveis num espaço externo de intenso uso.

O estudo atento de cada uma das obras, de características, volumetrias e dimensões muito diferentes, determinou os ângulos de incidência e intensidade de iluminação necessários. Concluiu-se pela necessidade de iluminação tanto embutida ou sobreposta no piso, quanto como instalada em postes. Boa parte das obras se encontra sob a marquise e no seu entorno imediato. Estas foram iluminadas por grupos de luminárias sobrepostas orientáveis instaladas sob o teto A maior parte das esculturas que ficam ao ar livre, sobretudo as de maior porte, foi iluminada com projetores de solo dotados de grade de proteção instalados em casamatas de concreto semiembutidas no piso. Esculturas de menor porte foram iluminadas por projetores sobrepostos, também com tubos antiofuscamento, equipados com LED PAR 30.

2º Lugar


Foto: Adriano Amaro da Silva

Projeto: Modernização da Iluminação das Pistas da Ponte
Autores: Equipe Técnica Escritório SQE Luz
Escritório: SQE Luz - Florianópolis - SC

3º Lugar


Foto: Adriano Amaro da Silva

Projeto: Modernização da Iluminação das Pistas da Ponte
Autores: Equipe Técnica Consórcio Sadenco-Quantum
Escritório: Consórcio Sadenco-Quantum



Categoria Corporativa

1º Lugar


Foto: Divulgação

Projeto: LWM  Corporate Center
Autoras: Camila Branco, Flávia Santana e Luciana Magalhães
Escritório: Mosaico Iluminação de Interiores

Edifício localizado na Zona Sul, em São Paulo (SP). O projeto de iluminação teve como ponto de partida a vaçorização da obra arquitetônica nos ambientes interno, fachada e no paisagismo. Cumprimento das normas técnicas e eficiência enregéica foram pressupostos que nortearam o projeto. O prédio deveria se destacar no skyline da cidade. O cliente controla as cores da cobertura de acordo com as estações do ano. Os terraçõs são acesos simultaneamente e marcam avdrticalidade do edifício.

2º Lugar

Projeto: Hospital Mater Dei-Contorno
Autor: João Gabriel Pereira de Almeida
Escritório: CEILUX



Prêmio Especial

Dois projetos conquistaram o primeiro lugar na categoria “Especial”: Modernização da Iluminaçao das  Pistas das Pontes, assinado pelo escritório SQE Luz, de Florianopolis – SC e o Modernização do Sistema de Iluminação da Ciclovoia do escritório: SQE Luz, de São José.

1º Lugar


Foto: Adriano Amaro da Silva

Projeto: Modernização da Iluminaçao das Pistas das  Pontes
Autores: Equipe Técnica do Escritório Florianópolis - SQE Luz
Escritório: SQE Luz – Florianopolis –SC

Ao atravessar as extensas pontes de acesso à parte insular, a nova iluminação passa a sensação de envolvimento. O projeto permitiu, pela criteriosa seleção de equipamentos e complementos estruturais a valorização urbana obtida pelo resultado estético, redução do consumo de energia e elevação da vida útil da instalação, minimizando os impactos das intervenções para manutenção nestes locais críticos na mobilidade do sistema viário da região.

O projeto permitiu a redução significativa de consumo de energia, de aproximadamente 50%, garantindo ainda um aumento do nível de iluminação. Além destes resultados, houve a preocupação na seleção de luminárias LED com menor dispersão da luz quando comparado com a solução anterior (lâmpadas VS), com melhor enquadramento no programa International Dark-Sky Association, quanto à redução da poluição luminosa (up-light), também reduzindo a luz invasora que chegava ao mar (o consumo de energia teve redução significativa passando de 56.65 kW para 27,30kW).

1º Lugar


Foto: Adriano Amaro da Silva

Projeto: Modernização do Sistema de Iluminação da Ciclovoia
Autores: Equipe Técnica do Escritório Florianópolis - SQE Luz
Escritório: SQE Luz – Florianopolis –SC

Este projeto modernizou a iluminação da ciclovia e passeio da avenida principal da orla. Foi desenvolvido em composição com o projeto de reurbanização do local trazendo segurança e qualidade de vida para a população, e demonstrando compromisso com o meio ambiente. O local anteriormente era atendido por um sistema de iluminação que já se encontrava depreciado e com uma demanda elevada de manutenção. Houve expressiva redução na carga instalada ao longo da ciclovia e do passeio, com utilização da tecnologia LED, que aliada à telegestão, permite o melhor controle dos equipamentos instalados, com a dimerização programada, e possibilitando ainda o controle de falhas e furtos da rede de Iluminação do local em tempo real. A seleção de luminárias LED com a menor dispersão da luz possível, permitiu o melhor enquadramento dentro das recomendações do programa International Dark-Sky Association, quanto à redução da poluição luminosa (up-light).

2º Lugar


Foto: Adriano Amaro da Silva

Projeto: Iluminação Decorativa das Pistas da Ponte
Autores: Equipe Técnica Consórcio Sadenco - Quantum
Escritório: Consórcio Sadenco - Quantum

3º Lugar


Foto: Rubens Campo/ Algeo Cairolli

Projeto: Barbearia Corleone - Vila Olímpia – SP
Autor: Ugo Nitzsche
Escritório: NTZ Iluminação Arquitetônica


Informações para a Impremsa: Senatore Assessoria de Comunicação
Ana Maria Senatore (ana@senatorecomunicacao.com)
11 3031.2709 / 11 9 8289.3680