Design de Luminárias 2010

INSCRIÇÕES RECEBIDAS

26 EMPRESAS INSCRITAS E 16 PREMIADAS

104 PRODUTOS INSCRITOS E 29 PREMIADOS

CATEGORIAS

• Residencial para teto
• Residencial para piso
• Residencial para parede
• Residencial para mesa
• Residencial para jardins e áreas externas
• Comercial para bancos, escritórios, etc.
• Comercial para lojas, shoppings, etc
• Industrial
• Vias Públicas
• Públicas para Jardins e Praças
• Linha de Produtos

• PRÊMIO ESPECIAL: Conservação de energia

06 ESTADOS REPRESENTADOS

• Minas Gerais
• Pernambuco
• Paraná
• Rio Grande do Sul
• Santa Catarina
• São Paulo

PREMIADOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

• Concepção Formal
• Funcionalidade
• Inovação Tecnológica
• Ecologia
• Aplicação
• Eficiência
• Qualidade e Conformidade com as Normas Técnicas e Portarias.

 

O JÚRI TÉCNICO foi composto por:

• PRESIDENTE DO JÚRI (sem direito a voto)
Dr. GIORGIO LONGANO
Diretor do Departamento Jurídico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação - ABILUX

• JURADOS

CYNTIA S. MALAGUTI DE SOUSA
Designer formada pela ESDI - UERJ (1980); doutora em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP (2000). Professora-pesquisadora dos cursos de design do Centro Universitário Senac e da FAUUSP, e professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especializada em gestão do design e design para sustentabilidade, presta serviços a instituições como FIESP, Sebrae, SENAI São Paulo Design, Centro de Design Paraná, ANPEI e UNINDUS. 

FAUSTO GUILHERME LONGO
Arquiteto urbanista, graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, mestre em Tecnologia e Planejamento Habitacional pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, MBA em Gestão de Projetos, foi Pesquisador do IPT, Coordenador de Comunicação Social do Ministério e da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Infra-estrutura e Design da FIESP/CIESP, Coordenador do Programa São Paulo Design, atualmente responde pela gerência de Ação Regional da FIESP.   

MARCELO SIGOLI
Economista, com pós-graduação em Gestão Energética pela Universidade Mackenzie. Atua no setor elétrico há 32 anos e na AES Eletropaulo foi Gerente de Eficiência Energética. Autor de vários trabalhos relacionados à Conservação de Energia e palestrante em diversos seminários e workshops do setor elétrico. Membro da Delegação Brasileira no Workshop Mecanismos de Financiamento para Eficiência Energética – Banco Mundial, na China. Atualmente é Diretor Executivo da PenseEco, empresa focada em eficiência energética e sustentabilidade.

FABIANO PEREIRA
Designer em atuação desde 1995, com experiência anterior de 07 anos em processos de qualidade Industrial. Atualmente desenvolve atividades como Consultor em Design Industrial e como professor do Istituto Europeo di Design. Atuou como designer na Philips, onde participou em projetos e workshops internacionais de design, Lighting Design e Eletrodomésticos. Como consultor e designer, atuou nas áreas de mobiliário para uso corporativo e design de equipamentos esportivos. Atuou também por mais de 10 anos como professor universitário na área de formação de Design, além de paralelamente ter atuado por 06 anos como Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. Participa de grupos de pesquisa ligados ao tema do Design.

MARCELO FARIAS
Pós-graduado em Design Managent pela Universitá di Roma “La Sapienza”, Design Estratégico pelo IED-CRIED, Gestão de Inovação Tecnológica pela ABIPT e Design de Móveis pelo Centro de Diseño Industrial - CDI. Graduado em Desenho industrial pela UFCG. Consultor de Design Estratégico do escritório DOMUSDESIGN gerenciando projetos integrados. Professor do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, nos cursos Master de Design Estratégico, Industrial Design, Design Editorial e Fashion Marketing. Coordenou programas de formação e projetos de inovação no Centro Ricerche do IED e integrou a equipe de gestores do Programa Via Design - SEBRAE, instituindo Centros e Núcleos de Desenvolvimento de Produto.

JULIANA LIMA MENEZES 
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP (1998), com Pós - Graduação em “Desenho Ambiental” pela FAU /USP (1999). Design de Produto (2003) na Parsons The New School for Design New York e Curso Intensivo em Marketing Estratégico (2008) na ESPM. Atuou como arquiteta em diversas empresas de arquitetura e engenharia como Montgomery Watson Brasil Ltda; PROESP Engenharia; Artefacto Móveis; Enejota Cavalieri Engenharia. Atualmente é Especialista em Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/SP.

WILSON ALIXANDRINO
Formado em Design pela Universidade Mackenzie e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Foi coordenador de projetos na Seragini Farné Design e Coordenador Geral dos cursos de Master no Istituto Europeo di Design – SP, além de professor e consultor em diversas instituições de ensino e pesquisa no setor de Design e Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia. Atualmente direciona o escritório Alixandrino Design, atuando principalmente nos setores de design de produto e pesquisas de materiais e processos sustentáveis.  

MILTON FRANCISCO JR.
Graduado em Desenho Industrial com Especialização em Engenharia de Materiais e Mestrado em Engenharia de Produção. Atuou como Designer de Produto nos escritórios Forma & Função, Tekne Design e Milan Design (Sócio Diretor). Professor de Graduação e Pós-Graduação do curso de Desenho Industrial das Instituições: Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador do Curso de Desenho Industrial - habilitações em Design de Produto e Design Gráfico da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Atuou como Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação nas Instituições: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Universidade de Guarulhos, Universidade Paulista - UNIP, Universidade do Estado da Bahia - Uneb / Pós-Design.

RAFAEL DAVID
Formado em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense – UFF, MBA em Gerência de Projetos na Fundação Getúlio Vargas – FGV. Na Eletrobrás/Procel desde agosto 2002, atualmente é Chefe da Divisão de Eficiência Energética em Equipamentos - Selo Procel.


Os primeiros colocados de cada categoria recebem o troféu do Prêmio ABILUX de Design de Luminárias 2010, certificados e o selo do Prêmio.

Os segundos e terceiros colocados recebem certificados e selo.  
A Cerimônia de Premiação do Prêmio Abilux Design de Luminárias 2010 aconteceu durante a XII EXPOLUX - Feira Internacional da Iluminação - FEICON BATIMAT 2010 no dia 06 de abril de 2010.

Abilux divulga os vencedores do Prêmio Design de Luminárias 2010

Foram conhecidos no dia 6 de abril os ganhadores da edição 2010 do Prêmio de Design de Luminárias promovido pela Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação). Neste ano, 107 produtos desenvolvidos por designers para a indústria brasileira de iluminação concorreram em 11 categorias mais uma premiação especial. Foram escolhidas 29 peças que privilegiam não só as novas tecnologias e a eficiência energética, como inovam nas formas e cores.

Mostra apresentou tendências em design de luminárias

Uma mostra com as luminárias ganhadoras do Prêmio de Design de Luminárias esteve aberta ao público até o dia 8 de abril de 2010, no Espaço FIESP (Avenida Paulista, 1313, térreo).