Diagnóstico

Pesquisa nacional realizada pela Abilux traça o perfil da indústria da iluminação.

Traçar um diagnóstico da indústria da iluminação do País capaz de apresentar um “retrato” dos segmentos que integram o setor foi o motivo que levou a Abilux – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação a realizar, em parceria com o Sebrae-SP, uma pesquisa nacional que detectasse junto às empresas informações que permitissem avaliar corretamente a atual performance do setor.

Depois de meses de trabalho, que incluiu levantamento cadastral do número de empresas que atuam no Brasil, visitas, distribuição de questionários, compilação e avaliação dos dados coletados, o setor da indústria da iluminação tem pela primeira vez à sua disposição um trabalho que identifica o atual estágio tecnológico em que o segmento se encontra, o número de empresas existentes no País, número de empregados, volume de negócios, quanto exporta e quanto importa.

Para o presidente da Abilux, o empresário Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, estes são dados que contribuirão para que as indústrias e a própria Abilux busquem estratégias que permitam que as empresas que integram toda a cadeia produtiva do setor se tornem cada vez mais competitivas nos mercados interno e externo.

“Acredito que de posse dessas informações o setor terá melhores condições de avaliar quais as reais necessidades das nossas indústrias. Dessa forma, poderemos trabalhar para que gargalos tecnológicos sejam reduzidos através de investimentos precisos que tenham como objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias, maior produtividade e eficiência”, argumenta Uchôa Fagundes.

Número de empresas: 604

Distribuição geográfica: 
58% das indústrias estão localizadas na Grande São Paulo
17% no Interior do Estado de São Paulo
Os 25% restantes estão distribuídos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná,
Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco

Áreas de atuação:
23% iluminação residencial
18% iluminação comercial
13% iluminação industrial
8% iluminação pública, luminotécnica e reatores
6% componentes e outros
4% lâmpadas
3% cênica
3% publicitária

Faturamento Bruto Médio Anual:
38% são de micro e pequenas empresas
27% são médias empresas
18% são grandes empresas
17% das pesquisadas não respondeu