Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link.

Novo Site da Abilux já está no ar
Prêmio Abilux Projetos de Iluminação

Inscrições poderão ser feitas até o dia 13/09/2019.
PARTICIPE!

Categorias:

  1. INTERIORES
  2. EXTERIORES
  3. PRÊMIO ESPECIAL

Inscrições gratuitas.

SERVIÇO:
IX PRÊMIO ABILUX DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO

Informações:
Secretaria Executiva da ABILUX (Av. Paulista, 1313 – 9º. Andar – cj 913)
Tel.: 11 3251.2744
E-mail: premioprojetos@abilux.com.br

Secretaria Executiva da AsBAI
Tel.: 11 2894-1405
E-mail:asbai@asbai.org

REGULAMENTO e INSCRIÇÕES:
CLIQUE AQUI

Realização

Parceria

SP retoma PPP da iluminação

Fonte G1

A Prefeitura de São Paulo começou a retomar, no dia 05/09/2019, os serviços da parceria público-privada (PPP) da iluminação após o contrato ser liberado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em uma disputa judicial e administrativa que se arrastava desde 2015. Com a retomada do processo, a Prefeitura promete instalar cinco mil pontos de luz por mês nas ruas da capital, entre pontos novos e antigos. O contrato tem valor de R$ 7 bilhões.

As primeiras regiões a serem atendidas serão as que mais sofrem com a criminalidade, entre elas Campo Limpo e Capela do Socorro, na Zona Sul; a Sé, no Centro e as regiões de Itaquera e São Matheus, na Zona Leste. São as que têm os maiores índices de roubo, estupro e lesão corporal. Serão 20 mil novas luminárias e a troca de outras 500 mil na cidade.

Segundo o secretário de Subprefeituras, Alexandre Modonezi, o preço do contrato será revisto. “Nós vamos rever o preço para ver se está adequado, e vamos dar continuidade a esse processo uma vez que não foi constatada nas investigações nenhuma irregularidade com relação a licitação realizada”, disse ele. “Nos próximos 90 dias, vamos iniciar com cinco mil novas luminárias por mês, entre modernização e instalação de novas. Acho que pelo menos 50% dessas luminárias até o final do mandato”, explicou o secretário.

Histórico
A PPP da iluminação foi proposta em 2015, pela gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). A licitação foi feita, mas no começo de 2018 foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, porque havia a suspeita de que uma funcionária da Prefeitura tinha favorecido a empresa vencedora. O Ministério Público pediu o arquivamento do caso e o STJ, então, liberou a PPP.

Durante 90 dias, vai ser estudado o reequilíbrio do contrato, com uma análise sobre o valor da prestação de serviços. Entre os serviços abordados no contrato estão cerca de 618 mil pontos modernizados com controle à distância, 60 mil pontos ampliados, 16 mil novos pontos em equipamentos urbanos como monumentos, fachadas e obras de arte e substituição por luminárias por LED para reduzir o consumo de energia.

Cursos IED SP para 2020

Associados da Abilux têm descontos de 20% nas mensalidades.

Cursos IED SP para 2020

Para mais informações, CLIQUE AQUI

CNI lançou documento em defesa da política industrial

As principais recomendações:

  • Criar uma instância que promova a articulação institucional entre os vários órgãos públicos que devem atuar de forma coordenada para o planejamento e a execução da política industrial;
  • Constituir uma instância de alto nível para diálogo permanente com o setor privado, visando assegurar a definição transparente das opções estratégicas do governo; a identificação e o diagnóstico preciso dos problemas que afetam os diferentes segmentos da economia e limitam seu desenvolvimento; a identificação das reais oportunidades e dos estímulos necessários para que sejam aproveitadas; e o desenho de políticas e sua validação, de modo que tenham os resultados esperados;
  • Estabelecer metas claras e quantificáveis para as políticas e criar um modelo de monitoramento capaz de identificar falhas e promover ajuste na política agilmente, com o envolvimento do setor privado;
  • Assegurar transparência à gestão da política;
  • Adotar instrumentos específicos e temporários e
  • Estabelecer, em comum acordo entre o Estado e o setor privado, contrapartidas compatíveis com os instrumentos e com o prazo de duração dos estímulos disponibilizados pela política industrial.

Clique aqui para fazer o DOWNLOAD do documento.

artigo

*Alfredo Gioielli

O projeto luminotécnico, com referência à especificação de luminárias para aplicação nos parques de iluminação pública das Cidades, com base na norma da ABNT NBR 5101:2018 – que está em revisão – é sem dúvida equiparado às condições do projeto executivo/básico fixado nos termos do inciso X do art. 6 da Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1.993, sem o qual, o edital de licitação não pode ser publicado, e somente deve ser elaborado por um profissional devidamente habilitado em seu Conselho de Classe para fazê-lo, lançando no termo de referência, vinculado ao instrumento convocatório, a sua identificação de responsabilidade técnica para efeitos futuros de eventuais questionamentos quando da aquisição do produto por parte da Administração Pública.

Com efeito, a norma de procedimento ABNT NBR 5101:2018 estabelece os requisitos mínimos para iluminação de via públicas, propiciando segurança ao deslocamento de pedestres, bem como ao tráfego e de veículos.

O Agente Público, ao escolher uma nova tecnologia a ser aplicada no parque de Iluminação, está obrigado a se apoiar em um projeto luminotécnico para fazer a sua melhor escolha, a fim de definir as especificações que serão exigidas no Termo de Referência levando em conta suas respectivas faixas de variação de potência (ex: de 40 watts a 45 watts ou mesmo até 95 watts com a fixação mínima de fluxo luminoso e eficácia luminosa mínima em lm/watts) e faixas de consumo que serão aplicadas nas vias, bem como suas classificações, quais sejam: a) vias urbanas; b) via de trânsito rápido; c) via arterial; d) via coletora ou e) via local, em especial visando evitar a poluição luminosa que é traduzida em projetos de iluminância que identificam superdimensionamentos não condizentes com a iluminação recomendada na Norma ou por luminárias sem o correto controle de dispersão de luz, como bem destacado na norma técnica.

CLIQUE Aqui para ler o artigo na íntegra.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail abilux@abilux.com.br ao seu catálogo de endereços.

A ABILUX respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.