Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link.

Destino ambientalmente adequado para luminárias públicas de LED foi tema de workshop

A Eletrobras, com o apoio da Abilux, realizou no dia 09/08/2019, na sede da Entidade, em São Paulo (SP), workshop em que foram apresentados os resultados do projeto de pesquisa e elaboração de propostas de estratégias, procedimentos e metodologias que têm como objetivo a destinação final ambientalmente adequada das luminárias LED e equipamentos auxiliares para iluminação pública no Brasil.

O projeto foi previsto no Plano de Aplicação de Recursos do Procel e os seus resultados irão subsidiar o início dos debates deste tema no Brasil e a atualização do guia técnico de Descarte de Lâmpadas de Iluminação Pública do Reluz. Para a sua execução, foi contratada, por meio de licitação, a empresa Genos Consultoria Ambiental LTDA, a quem coube apresentar aos empresários do setor os resultados do projeto.

Curtas

Delegação chinesa da ISA SSL

Integrantes da Delegação chinesa da ISA SSL (International SLL Alliance), que estiveram no Brasil para participar do 3º Diálogo de Alto Nível China-Brasil sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, organizado conjuntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia da China e o Ministério da Ciência e Tecnologia, visitaram a Abilux, ocasião em que discutiram, ente outros temas, a cooperação a ser implementada entre as Entidades. Os representantes da ISA SSL visitaram também o CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer de Campinas (SP) para tratar da implantação do Centro de Inovação Conjunta China-Brasil, naquele Centro. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia da China.

Representantes da CADIEEL (Argentina)

Outro encontro importante registrado pela Abilux foi a visita dos representantes da Camara Argentina de la Industria Electro-Electronica y Luminotecnia (CADIEEL), Osvaldo Targon, Naomi Benedini e Miguel Balter, que estiveram reunidos com diretores da Abilux. Na pauta, o interese da Entidade Argentina em harmonizar normas e tributos entre os dois países e o convite aos associados da Abilux para visitarem a BIEL Light + Building Buenos Aires de 11 a 14/09/2019, em Buenos Aires (Argentina).

Lux Brasil marcou presença no Projeto Comprador da FIEE

Apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Abinee e a Abilux realizaram entre os dias 23 e 26 de julho de 2019, durante a FIEE, em São Paulo (SP), rodadas de negócios por meio do Projeto Comprador. Representantes de 56 empresas brasileiras e 17 compradores internacionais vindos da Bolívia, Colômbia, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai e Peru, ligados aos setores elétrico, eletrônico e de iluminação, participaram de 438 reuniões com exportadores brasileiros que resultaram em negócios da ordem de US$ 120 mil e expectativa de vendas para os próximos 12 meses de US$ 17 milhões.

Sobre o Lux Brasil

O Projeto Lux Brasil, resultado da parceria entre a ABILUX e APEX-Brasil, desde 2011 apoia a Indústria Brasileira de Iluminação na promoção comercial no exterior. O Projeto utiliza a mesma metodologia do Electro-Electronic Brasil e abrange os segmentos de iluminação decorativa, técnica, comercial, industrial, pública e de componentes.

Sobre o Electro-Electronic Brasil

O programa Electro-Electronic Brasil é o resultado do acordo entre ABINEE e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de promover o comércio exterior no sector da elétrico e eletrônico.

Inmetro esclarece

O Inmetro esclarece que o novo modelo regulatório, o qual será totalmente concluído até dezembro de 2021, tem como principal objetivo fortalecer ainda mais a qualidade e segurança dos produtos comercializados no país, sejam eles de fabricação nacional ou importados. Ao desenvolver o novo modelo, o Inmetro estará cada vez mais alinhado às melhores práticas globais de regulação e de fiscalização, facilitando, inclusive, o acesso a novos produtos e mercados.

O selo do Inmetro, que sempre foi uma referência nacional em segurança e ferramenta importante para a decisão de compra do consumidor, não deixará de existir. Pelo contrário. O novo modelo ampliará a sua cobertura dos atuais 10% para, no mínimo, 70% dos produtos certificados no Brasil atestados pela reconhecida competência do Instituto.

Da mesma forma, o selo do Inmetro será cada vez mais reconhecido como símbolo de segurança em qualquer mercado onde houver produto brasileiro comercializado. Há que se ressaltar que o selo é a prova maior de que o produto passou por todos os testes de laboratório em algum dos 2.700 organismos acreditados. Todos com a competência reconhecida pelo Inmetro.

Em relação à fiscalização, o Instituto continuará atuando por meio do trabalho de vigilância de mercado realizado por sua equipe e a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMQL-I). É importante ressaltar ainda, que o novo modelo contempla a não complacência com a não conformidade, por meio de severa punição, aos infratores.

SENAI divulga Mapa do Trabalho Industrial 2019-2013

Fonte: Agência Brasil, Brasília – DF

Levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostra que as profissões ligadas à tecnologia estarão entre as mais promissoras, pelo menos nos próximos cinco anos. Realizado para subsidiar a oferta de cursos da instituição, o Mapa do Trabalho Industrial indica que, até 2023, o Brasil terá de qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais para fazer frente às mudanças tecnológicas e à automação dos processos de produção.

Segundo o Senai, a demanda por profissionais qualificados dos níveis superior e técnico deverá criar vagas de trabalho para trabalhadores qualificados a exercer funções pouco lembradas há algum tempo. É o caso de ocupações como condutores de processos robotizados, cujo número de vagas a entidade calcula que aumentará 22% - contra um crescimento médio projetado para outras ocupações industriais da ordem de 8,5% no mesmo período. Além dos condutores de processos robotizados, as maiores taxas de crescimento do nível de ocupação deverão ocorrer entre pesquisadores de engenharia e tecnologia (aumento de 17,9%); engenheiros de controle e automação, engenheiros mecatrônicos e afins (14,2%); diretores de serviços de informática (13,8%) e operadores de máquinas de usinagem CNC (13,6%).

O Mapa do Trabalho 2019-2023 mostra que, entre as áreas que mais vão demandar formação profissional estão a metalmecânica (1,6 milhão vagas), construção (1,3 milhão), logística e transporte (1,2 milhão), alimentícia (754 mil), informática (528 mil), eletroeletrônica (405 mil), energia e telecomunicações (359 mil).

O topo do ranking por área, no entanto, deverá ser liderado pelas chamadas ocupações transversais, compreendidas como aquelas cujos profissionais estão aptos a trabalhar em qualquer segmento, como pesquisadores e desenvolvimento, técnicos de controle da produção e desenhistas industriais. Neste segmento, o Senai estima a criação de 1,7 milhão de vagas nos próximos cinco anos. Técnicos de controle de produção; de planejamento e controle de produção; em eletrônica; eletricidade e eletrotécnica e em operação e monitoração de computadores estão entre as 20 ocupações transversais que mais exigirão formação entre 2019 e 2023.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail abilux@abilux.com.br ao seu catálogo de endereços.

A ABILUX respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.