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ABILUX EM AÇÃO ESPECIAL| LUX BRASIL

LUX BRASIL é a marca do projeto setorial de promoção de exportações do segmento iluminação, que reúne as indústrias exportadoras e potenciais exportadoras de luminárias e componentes de iluminação e as representa internacionalmente. O Lux Brasil é executado pela ABILUX em parceria com a Apex-Brasil.

Você sabia?

  • O Lux Brasil tem como missão, entre outras, a de fomentar as exportações do setor através de capacitação, informação de inteligência de mercado, ações de promoção comercial, promoção da imagem do setor através da aproximação com formadores de opinião?
  • A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) mantém esta parceria desde 2011?
  • O Projeto tem como mercados-alvo Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Peru, Panamá e Paraguai?
  • Que as exportações deste grupo de empresas passaram de 21%, em 2013, para 50%, em 2017, do total das exportações brasileiras do setor?
  • Que a taxa de crescimento das exportações dessas empresas, quando comparadas com as que não são apoiadas pelo Projeto, foram, no primeiro semestre de 2018, da ordem de14% e que
  • O Lux Brasil já conta com 32 empresas associadas que:
    • Recebem apoio técnico e financeiro nas ações e atividades programadas como feiras internacionais, rodadas de negócios e outras ações customizadas e
    • Têm acesso a informações, pesquisas e estudos de mercados; a dados de potenciais importadores e especificadores.
Ações programadas pelo Lux Brasil
  • Seminário Estudo do Mercado Norte-Americano (04/09/2018)
  • Road-Show Chile (15 a 18/10/2018)
  • Missão Bolívia e Paraguai (PEIEX) (18 a 24/11/2018)
Como participar

O Lux Brasil está aberto às empresas brasileiras, fabricantes nacionais de produtos voltados para iluminação. Para aderir ao projeto, a empresa interessada deve entrar em contato com a equipe do Lux Brasil pelo e-mail: daniela@luxbrasil.net solicitando a apresentação e termo de adesão com os critérios e condições de participação.

Cases de sucesso

Apresentamos depoimentos recentes de cases de sucesso registrados pelo Lux Brasil entre as indústrias que integram o Projeto. Conheça fabricantes nacionais de luminárias que viram os seus negócios em exportação se expandirem além das fronteiras brasileiras:

  • MUNCLAIR
  • AUDAX ELECTRONICS
  • ACCORD ILUMINAÇÃO

Munclair, por seu diretor, Geraldo Garcia

Munclair - Rodadas movelsul

Nós, da Munclair, que participamos desde a formação do Projeto Setorial Lux Brasil, podemos afirmar que os objetivos das ações visando o desenvolvimento de uma política empresarial voltada para as exportações foram e têm sido de grande valia tanto na prospecção bem como na divulgação da indústria brasileira de iluminação por intermédio da sustentação que temos por parte da Apex. O estudo dos potenciais mercados para os nossos produtos em eventos no exterior visa o contato com possíveis Importadores e, da mesma forma, se dá com os eventos aqui no Brasil, para os quais são convidados os potenciais Clientes de outros países.

O suporte e as orientações para as empresas que ainda não tem a cultura exportadora - bem como para as que já exportam - são ferramentas indispensáveis para a busca do sucesso num ambiente tão concorrido. Esse suporte no Lux Brasil contempla também o design de produtos, item básico para melhorar a apresentação e a competitividade.

Luminária Íris

A participação em um grupo dessa modalidade possibilita o acesso a mercados e também a eventos internacionais que de maneira isolada não seria possível, independentemente do porte da empresa.

É sempre válido considerar o destaque pelo reconhecimento e pela expressão que o Lux Brasil adquiriu com a seriedade da sua atuação e do conjunto de empresas que tem criado as condições necessárias para mais e mais marcar presença no exterior levando a competente referência da dinâmica e criativa indústria brasileira de iluminação.

www.munclair.com.br

Audax, por seu diretor, Victor Biz Malassise

Audax

Quando fundamos a Audax Electronics, em 2012, nunca passou pela nossa cabeça que um dia chegaríamos a exportar.

Nossa principal preocupação era se conseguiríamos atingir faturamento que nos permitisse honrar com todos os compromissos. O tempo foi passando, obstáculos superados e um belo dia, através da Abilux, a qual já éramos associados, recebemos o convite para participar de uma apresentação do projeto Lux Brasil. Fui despretensiosamente ao encontro, pois não sabia muito bem o que esperar, era outubro de 2014.

Aquela reunião despertou em mim um chamado pelo desafio, de conquistar algo que parecia tão difícil, para alguns impossíveis, visto os depoimentos que vimos. Também pude perceber que haviam muitos recursos disponíveis às empresas participantes do projeto, e que poucos estavam utilizando.

Comecei, então, a frequentar com assiduidade as reuniões e fazer todas as lições de casa sugeridas, participar de treinamentos e palestras. Em 2015, após um tempo no projeto, surgiu uma vaga para participarmos da Lightfair International, em NY, pois uma empresa havia desistido de última hora. Não pensamos duas vezes e agarramos a oportunidade. O resultado não foi o esperado. Fizemos um bom estande é fato, porém, a pessoa que enviamos para participar não era a envolvida com o projeto, não tínhamos um material em inglês tão bom, não cumpríamos requisitos básicos de normativas e certificações dos USA e nem entendíamos a cultura do mercado.

Audax - Missão empresarial

A partir daí começamos a fazer a lição de casa. Me inscrevi em todos os treinamentos ao longo do resto do ano. Em 2016 tive, de fato, minha primeira oportunidade real de exportar. Era para um cliente no Peru. O primeiro contato foi via telefone e após evoluirmos as tratativas comerciais e técnicas, o cliente viajou para visitar a fábrica. O resultado foi que em junho daquele ano realizamos nossa primeira exportação.

Me inscrevi, ainda em 2016, em quatro missões empresariais: Paraguai, Bolívia, Peru e Argentina. Elas foram fundamentais para meu desenvolvimento e passar a limpo todos os erros que estávamos cometendo.

Ainda em 2016 trouxemos uma trainee do Peru, via AIESEC, uma vez que eu era a única pessoa fluente em Espanhol na empresa e precisávamos avançar mais. Meu plano era humilde: começar pela América do Sul e então, em cinco anos, tentar a entrada nos USA. Conclusão: não deu certo. Em novembro de 2016 começamos a tratativa com cliente que visitou a fábrica no mesmo mês e já começamos a movimentar amostras em janeiro de 2017.

Havia chegado, então, a hora de nos prepararmos para algo maior. Participamos, em 2017, de duas feiras: Strategies in Light e a Lightfair. Essas feiras foram extremamente importantes, pois iniciamos a negociação com um distribuidor e durante a Lightfair firmamos o contrato com eles. Começou, então, um trabalho de preparação enorme, para estarmos aptos a atender o maior mercado do mundo disponível. Modificamos nosso website, catálogos e especificações 100% em inglês, fizemos a certificação ETL para todos os produtos de linha.

Os investimentos começaram a aumentar. Viagens de duas semanas a cada três meses cortando os USA de ponta a ponta e visitando cerca de 20 clientes por viagem.

Já em 2018, mesmo passando a arcar com o custo da montagem do estande, continuamos a investir, pois acima de tudo, acreditamos no projeto e entendemos que o ponto de maturidade atingido até aqui não pode ser deixado de lado.

Feira SIL USA

Em 2018 já foram duas feiras nos USA, três viagens de prospecção, uma viagem à Argentina, uma feira na Colômbia por vir e pelo menos mais uma viagem de prospecção aos USA.

Este ano também concluímos a última etapa de nosso processo de internacionalização abrindo, oficialmente, nossa unidade de operações em Denver, USA, consolidando definitivamente a marca Audax Electronics no cenário internacional.

Como empresário, posso dizer que este também não é um caminho fácil nem rápido. A média de tempo para que os resultados comecem a aparecer com consistência são de quatro a cinco anos.

Porém, se puderem se preparar e montar uma estratégia de internacionalização com muito foco, dedicação e persistência, o resultado vem.

Hoje temos como objetivo duplicar o tamanho da empresa nos próximos três anos, sendo que 50% dessas receitas serão provenientes de negócios internacionais.

Fica aqui meu convite para você, empresário. a entrar nessa jornada conosco participando do projeto Lux Brasil que recebe, desde 2011, o fundamental apoio da Apex-Brasil, temos certeza que abrindo as portas da sua empresa para o projeto, alcançarão uma transformação completa.

www.audax.ind.br

Acoord Iluminação, por seu diretor, Donato Acordi

Light Fair 2018 - USA

Estávamos em busca de informações e parcerias para podermos exportar, pois acreditávamos que tínhamos um produto com características únicas e que poderíamos entrar no mercado internacional quando, através do Sr. Geraldo Garcia (Diretor da Abilux, proprietário da Munclair), ficamos sabendo que alguns sócios da Abilux, que também tinham interesse em exportar, estavam num projeto chamado Lux Brasil. Começamos buscar informações e percebemos que o Lux Brasil tinha muitas informações das quais precisávamos. Já possuíam estudos de mercados, já haviam selecionado mercados- alvo, sendo assim, começamos a participar e ter nossas primeiras experiências com o mercado externo.

Nossa primeira participação foi num projeto vendedor em Santiago (Chile), onde pudemos constatar que o trabalho era realmente muito sério e que havia aderência entre os participantes. E foi a partir desta primeira participação que conseguimos nosso primeiro cliente internacional. Nos encorajamos e procuramos participar de outras rodadas de negócios no Brasil e no exterior, assim como estivemos em feiras internacionais como expositores. Participamos do Brazil S/A e BE Brasil, em Milão (Itália), da Light Fair, jos EUA (2016/2017 e 2018), da 100showroom no Chile e Index Dubai.

A cada rodada de negócios, a cada feira, fomos conseguindo abrir uma nova possibilidade. Esbarramos em alguns problemas como as certificações internacionais, mas com o apoio do Lux Brasil estamos superando cada um deles.

Light Fair 2018 - USA

As nossas vendas para o mercado internacional representam uma pequena fatia de nosso faturamento, mas o percentual vem crescendo e estamos felizes com os resultados. É muito bom saber que estamos fazendo o caminho inverso da maioria das empresas de iluminação do Brasil, isto é, ao invés de importar, estamos exportando. Estamos certos de que cresceremos muito nos mercados em que estamos trabalhando.

Atualmente, temos clientes em 10 países: Brasil, Paraguai, Peru, Chile, Bolívia, Republica Dominica, Costa Rica, Panamá, EUA e Dubai e estamos confiantes que, com o essencial apoio da Apex-Brasil, através do Lux Brasil conseguiremos muito mais.

Estamos gratos pela atenção com que a equipe desempenha seu trabalho no projeto e conosco. Sempre com muita dedicação e afinco, procurando nos direcionar para aquelas ações que têm aderência aos nossos produtos.

Não fosse o suporte da Apex-Brasil com o Lux Brasil, certamente não saberíamos como iniciar nossa caminhada pelo mercado internacional.

www.accordiluminacao.com.br

Estudo de Competitividade do setor de iluminação no Brasil está em andamento na Abilux

Indústrias nacionais podem responder a PESQUISA até o dia 04/09/2018.

A Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), no âmbito do Projeto Lux Brasil de promoção das exportações do setor, que recebe o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento), está à frente da elaboração de PESQUISA que tem como objetivo levantar informações relevantes para que a Entidade possa desenvolver estratégias e promover ações que contribuam com a melhoria da competitividade das empresas fabricantes nacionais de produtos de iluminação.

Conhecendo a realidade das indústrias de iluminação em atividade no Brasil, a Abilux terá elementos para desenvolver ações para:

  • estimular a retomada dos investimentos e a geração de novos postos de trabalho;
  • ampliar e consolidar a capacidade exportadora das empresas e
  • contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos que transformem a indústria brasileira de iluminação e a coloque em condições de ocupar uma posição sólida como global player nos grupos que integram os segmentos: Lâmpadas, Reatores, Drivers, Sistemas de Gerenciamento de Iluminação e Luminárias.

Se você é representante de INDÚSTRIA NACIONAL fabricante de produtos de iluminação e ainda não participou da PESQUISA, CLIQUE AQUI para respondê-la. As respostas podem ser enviadas até o dia 04/09/2018.

Nova versão da ISO 50.001

Munclair - Rodadas movelsul

A ISO 50.001/2018 - Sistemas de gestão de energia - Requisitos com orientação para uso, transformou o desempenho energético das organizações em todo o mundo quando foi publicada pela primeira vez em 2011, dando-lhes uma ferramenta estratégica para usar sua energia de forma mais eficiente e eficaz. A ISO 50.001 fornece uma estrutura para gerenciar o desempenho e abordar os custos de energia, ao mesmo tempo em que ajuda as empresas a reduzir seu impacto ambiental para atender às metas de redução de emissões.

A ISO 50.001 acaba de ser revisada, tornando-se mais eficaz para enfrentar os desafios energéticos. Roland Risser, presidente do comitê técnico da ISO que desenvolveu a norma, disse que a nova versão apresenta termos e definições atualizados e maior esclarecimento sobre certos conceitos de desempenho energético. “Há uma ênfase mais forte no papel da alta gerência, pois é importante estimular uma mudança de cultura organizacional. Agora a norma está alinhada com os requisitos da ISO para as normas de sistemas de gestão, facilitando a integração nos sistemas já existentes na organização".

Desde o seu lançamento, há sete anos, a ISO 50.001 foi se tornando cada vez mais importante. Um total de 20.216 certificados da norma já foram emitidos até o final de 2016, de acordo com a pesquisa da ISO. A norma foi desenvolvida pelo comitê técnico ISO/TC 301 - Gestão de energia e economia de energia, cuja secretaria é dividida entre a American National Standards Institute (ANSI), membro da ISO nos EUA e pelo Standardization Administration of China (SAC), membro da ISO na China. A norma pode ser adquirida no site da ABN.

Fonte: Jornal da Instalação com informações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Produção de lâmpadas de halogêneo será descontinuada na Europa

A partir de 1º de setembro de 2018 a produção de lâmpadas de halogêneo será descontinuada para dar lugar à iluminação LED em toda a Europa. A decisão faz parte de um conjunto de medidas promovida pela Comissão Europeia, que quer tornar o consumo de eletricidade mais sustentável. A eliminação das lâmpadas de halogêneo vai ser gradual. Até a aplicação da lei, o restante do estoque desse tipo de lâmpada ainda poderá ser comercializado. As lâmpadas de baixa voltagem, com uma categorização B ou superior na escala de eficiência energética, ficam de fora das restrições.

Fonte: MSN notícias.

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