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Duração: seis semanas (30h)


16/05/2017 a 20 (27) /06/2017, às terças-feiras

Local: IEE/USP – São Paulo (SP)

Associados da Abilux têm desconto.

O curso, criado a partir de solicitação das empresas associadas a Abilux, abordará questões relacionadas a caracterização luminotécnica de fontes de luz, foco nas documentações técnicas e utilização de dados fotométricos em softwares aberto/livre para projetos a partir do produto luminária. O Inmetro deve, em breve, instituir a Certificação Compulsória de luminárias comerciais e industriais em que a fotometria documentada fará parte do escopo.

Público alvo: Engenheiros, arquitetos, técnicos, funcionários municipais, empresas de manutenção e consultoria, cujas atividades estão relacionadas com a iluminação.

Conteúdo: Teoria e atividades laboratoriais (em fotometria e radiometria), base para documentação fotométrica e projeto com luminárias (exteriores e interiores) norteiam a proposta de treinamento cujos principais tópicos estão ordenados a seguir.

1- Base teórica;

  • 1.1- Grandezas e Unidades;
  • 1.2- Fontes de luz primária e dispositivos auxiliares;
  • 1.3- Luminárias, diagramas fotométricos e ofuscamento;
  • 1.4- Radiometria, colorimetria, temperatura de cor correlata;
  • 1.5- Normas técnicas e recomendações.

2- Parte instrumental;

  • 2.6- Instrumentos utilizados para fotometria, colorimetria e radiometria;
  • 2.7- A teoria e a prática dos “levantamentos fotométricos”.

3- Auxílios por computador

  • 3.8- Considerações a partir de softwares abertos para o projeto fotométrico e a documentação;
  • 3.9- Treinamento com software não proprietário disponível (freeware);
  • 3.10- Leitura e interpretação de resultados de cálculos e simulação por software.

Investimento: R$ 3.000,00

Associados da ABILUX (demonstrado) têm bônus de R$ 600,00.

Informações: Adaljisa Paixão pelo telefone 11 3091-2631 e/ou e-mail: planejamento@iee.usp.br.

Selo atesta origem dos produtos de iluminação fabricados no Brasil
 

Os arquivos do selo “Feito no Brasil”, que foi desenvolvido pela Abilux para identificar os produtos de iluminação fabricados no país e para incentivar o consumo de equipamentos aqui produzidos, já estão disponíveis para as indústrias associadas que desejem aplicá-los nas embalagens de seus produtos. Além de atestar a origem, o selo traz para os consumidores mensagem que reforça a importância de se adquirir produtos brasileiros: “Gera empregos” “Gera segurança” e “Gira a economia”. Podem ser solicitados à Abilux através do e-mail: abilux@abilux.com.br ou do Tel.: 11 3251.2744

 

Fiscais do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor em parceria com a equipe da Receita Federal, verificaram no dia 24 de março de 2017 um contêiner de lâmpadas de LED, contendo 10 toneladas do produto, com origem da China, no porto de Santos.

A solicitação da verificação partiu da Receita Federal do Brasil (RFB), devido ao convênio entre a Receita e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que visa aprimorar o controle e fiscalização exercidos sobre mercadorias importadas, no que diz respeito à sua conformidade com a correspondente regulamentação técnica, bem como o interesse mútuo em coibir práticas ilícitas que visem burlar o controle aduaneiro. Os trabalhos são desenvolvidos pelos IPEM´s estaduais, onde existe algum tipo de controle aduaneiro.

Foram verificados os modelos tipo tubular e bulbo contidos no contêiner, totalizando 1564 caixas de lâmpadas de 23 modelos, o que dá aproximadamente 200.000 lâmpadas. O objetivo da ação foi inspecionar o produto para garantir que o consumidor adquira produtos que estão dentro das determinações do Inmetro, estando de acordo para entrar no mercado brasileiro.

As lâmpadas de LED devem ter a etiqueta nacional de eficiência energética e marcações obrigatórias na embalagem. Dentre as principais informações estão o nome, marca ou logotipo do fabricante ou importador; tensão a que se destinam em volt (V) e potência máxima expressa em watt (W).

A fiscalização foi acompanhada pelo superintendente do IPEM-SP, Guaracy Fontes Monteiro Filho, o superintendente adjunto, Arlindo Afonso Alves, pelo diretor do Departamento de Metrologia e Qualidade do instituto, Oswaldo Alves Ferreira Junior, e o gestor da regional do IPEM-SP em Santos, Luis Antonio Godinho da Silva, juntamente com o Analista Tributário da RFB, Fábio Forte.

O IPEM-SP não recomendou à Receita Federal a entrada dos produtos no país, uma vez que além de não ter a devida certificação, condição também para a Licença de Importação (LI), as lâmpadas apresentavam inúmeras outras não conformidades entre elas, falta de equivalência em lumens em relação à lâmpada incandescente, fator de potência abaixo do regulamentado, data de fabricação, informações sobre descarte em local apropriado e informações em língua estrangeira. Caberá a Receita Federal determinar a inutilização do produto ou sua repatriação pelo importador.

 

O Decreto nº 9.036, de 20 de abril de 2017, que “dispõe sobre a priorização de políticas de fomento aos projetos de empreendimentos públicos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios” foi publicado dia 24/04/2017, no Diário Oficial da União (DOU). O texto define saneamento básico, iluminação pública e distribuição de gás canalizado como os setores de infraestrutura alvo de políticas públicas federais prioritárias de fomento no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O dispositivo regulamenta o art. 4º, caput, inciso III, da Lei nº 13.334, de 13 de setembro de 2016 – que criou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O Decreto estabelece, ainda, que instituições oficiais de crédito deverão informar à Secretaria-Executiva do PPI os empreendimentos estaduais, distritais e municipais de infraestrutura a serem contemplados, mantida a comunicação da listagem dos mesmos empreendimentos na reunião imediatamente seguinte do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (CPPI).

 
AGENDA:LEDforum2017

Inscrições Gratuitas*.

Datas: dias 08/05; 09/05 e 11/05

 

Local:
FecomercioSP – Rua Doutor Plínio Barreto, 285
Bela Vista - São Paulo - SP | das 19:30 às 22:00h.


Realização:
Sindaesp - Sindicato das Empresas de Administração no Estado de São Paulo

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

DIA 08/05/2017
SERVIÇOS INOVADORES NA ERA DA EXPERIÊNCIA

  • O comportamento e a geração de valor;
  • O que significa a "experiência" e a "percepção";
  • O que aprender com as startups para a própria reinvenção;
  • Como nos transformar neste processo de evolução.

Palestrante: Paulo Queija
Empreendedor da MQS Consultoria e Treinamento Empresarial, Vice-Diretor Regional da ABRH-SP Regional Baixada Santista, Facilitador do Grupo de Estudos de "Liderança Inovadora e Empreendedorismo" da ABRH-SP Reg. Baixada Santista. Atua há mais de 20 anos com desenvolvimento em Empreendedorismo, Redes Setoriais, Liderança, Excelência em Gestão, Inovação e Performance, em empresas como Sebrae Nacional, Senac Saúde, Sky, Hospital Guilherme Álvaro, Indaiá Logística Internacional, entre outras.

DIA 09/05/2017
VENDER OU SER COMPRADO?

  • Propósito pessoal e organizacional;
  • Onde você está investindo o seu tempo?
  • Como criar uma Proposta Única de Vendas?
  • Métodos funcionais de prospecção e negociação e venda contemporânea.

Palestrante: Fabio Torres
Empreendedor, líder, networker, negociador e vendedor por opção,
responsável pela difusão metodologia EnVendas no Brasil e pelas
franquias BNI (Business Network International) em Guarulhos e na
Região Metropolitana de Sorocaba. Desde 2003, Fábio já capacitou mais de 9.500 profissionais e atualmente faz gestão de mais de 300 empreendedores e empresários na cidade de Guarulhos e Região Metropolitana de Sorocaba. Formado em marketing; pós-graduado em gestão empresarial; cursou os módulos 101 e 202 de AT (Análise Transacional) - psicologia da comunicação social.

DIA 11/05/2017
MODELOS DE NEGÓCIOS E ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS

  • O que é uma organização exponencial;
  • As características, os atributos e as implicações das organizações exponenciais;
  • Value proposition design;
  • Como transformar uma empresa em uma organização exponencial.

Palestrante: Maria Augusta Orofino
Uma das pioneiras e um dos grandes nomes envolvidos no desenvolvimento de Modelos de Negócios Inovadores e em Design Thinking no Brasil. Atua como palestrante ou facilitadora de workshops e treinamentos empresariais em todo o Brasil e no exterior. Nos últimos cinco anos treinou e/ou capacitou mais de 6.000 pessoas no tema de Inovação e Modelos de Negócios. Mestre em Gestão do Conhecimento com cursos de extensão realizados na Duke University e UC Berkeley – USA e Universidade de Barcelona – Espanha. É consultora organizacional e em empreendedorismo há mais de 20 anos. Foi coordenadora do programa INOVASC entre 2011 e 2013, responsável pela implantação de 13 polos de inovação em Santa Catarina. É coautora do livro Business Model You e Ferramentas Visuais.

Informações: (11) 4119-0174.

*Inscrições Gratuitas: doação de um pacote de fraldas para uma entidade assistencial.


Apoios:
ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos
ADM - Associação Brasileira de Administração
Elmma
FecomercioSP - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo

 
 

Estão abertas as inscrições para o 8º LEDforum, que acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2017, Tivoli Mofarrej Conference Hotel, em São Paulo (SP). Grandes nomes do lighting design mundial farão parte do programa, trazendo ao público presente um olhar panorâmico e atual do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com a prática profissional no desenho da luz artificial em projetos de iluminação. Os palestrantes confirmados serão apresentados por meio de posts no Facebook da Revista L+D facebook/lmaisd e no site do evento www.ledforum.com.br. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ledforum.com.br.

 

A aprovação do texto básico da reforma trabalhista pela comissão especial da Câmara dos Deputados suscitou dúvidas daqueles que acompanham o assunto eSocial e que se preparam para concluir a adequação de sua infraestrutura para a implantação do programa em suas empresas.

Sem descer em detalhes, as principais modificações trazidas pelo texto aprovado apontam na direção de uma considerável mudança nas regras trabalhistas, tais como:

    1. Contrato temporário
    2. Férias
    3. Banco de horas
    4. Jornada de trabalho parcial
    5. Terceirização
    6. Demissão
    7. Negociado sobre o legislado
    8. Pagamento da hora “in itinere”
    9. Contribuição Sindical obrigatória

Uma vez aprovada pelo plenário da Câmara e, posteriormente, pelo Senado, trará grandes modificações operacionais ao eSocial. Mais que isso, tais mudanças demandarão uma nova versão do programa, dado o peso, a abrangência e a qualidade das mesmas.

Neste caso, o impacto atingirá o cronograma de implantação atual, requerendo que o Comitê Gestor emita uma nova resolução alterando-o.

Vivemos em um país efervescente politicamente, com todos os seus meandros turbulentos que movimentam seus cidadãos e cidadãs. As reformas em tramitação ou no “prelo”, quais sejam, trabalhista, previdenciária, tributária/fiscal e política trazem uma bandeja cheia de interesses e preocupações desde a pessoa comum até o empresário, o empregado, o sindicalista, o aposentado, o profissional liberal, etc.

A consequência imediata dessa efervescência é a insegurança jurídica que deixa as empresas sem saber o quanto investirão e por quanto tempo, antes de passarem a usufruir desse novo programa.

 
 

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