Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link.

Abilux Informa nº 65
 
ABILUX EM AÇÃO | Dia da Iluminação

Para comemorar o Dia da Iluminação, a diretoria da Abilux recebeu no dia 20 de outubro, no Salão de Festas da Fiesp, em São Paulo (SP), empresários, jornalistas e convidados para evento anual de confraternização do setor.

As boas-vindas foram dadas pelo vice-presidente da Entidade, Coukeper Victorello, que lembrou em sua fala que a Abilux tem trabalhado intensamente na defesa dos interesses do setor, pela manutenção e sobrevivência das indústrias estabelecidas no Brasil que geram mais de 30 mil empregos entre diretos e indiretos e que estão ameaçadas de perder de 30% a 40% do mercado caso ações como a do PPB de Manaus (Processo Produtivo Básico, que segue o rito da portaria interministerial 170 de 04 de agosto de 2010) venham a ser implementadas.

Victorello mencionou conversa mantida, horas antes, com o presidente da Abilux, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes que, impossibilitado de comparecer ao evento, o encarregou de transmitir o seu otimismo pela chegada de dias melhores ao mesmo tempo em que solicitava o engajamento de todos os que atuam no segmento na luta pela defesa da indústria nacional de iluminação para que os obstáculos sejam vencidos para que os próximos anos sejam de prosperidade.

SIMPOLUX NORDESTE 2016: Destaque para os palestrantes

Pelo segundo ano consecutivo o Simpolux foi realizado fora da cidade de São Paulo. O evento aconteceu no dia 19 de outubro, paralelamente à Feicon Nordeste 2016, em Olinda (PE) e reuniu profissionais da arquitetura, engenharia, lighting designers e designers de interiores que participaram das palestras que trataram da eficiência energética, das novas tecnologias, da integração entre as luzes natural e artificial e de projetos em áreas residenciais e comerciais.

Uma realização da Abilux, com o apoio da Reed Exhibitions Alcantara Machado, o Simpolux Nordeste uma vez mais se destacou pela qualidade do conteúdo exposto bem como pelo nível dos palestrantes, que deram um “show” de conhecimento, segundo o diretor técnico da Abilux, Isac Roizenblatt.

Comandaram as palestras as arquitetas: Regina Coeli Barros Bezerra de Lima, Mohana Barros Bezerra de Lima, Maria Beatriz Esteves Guimarães, Marcia Batista Castelo Branco Chamixaes, Claudia Verônica Torres Barbosa e o diretor técnico da Abilux, Isac Roizenblatt.

Abilux encaminha correspondência ao prefeito eleito de SP

Com o objetivo de colaborar com ações futuras que envolvam a iluminação da cidade de São Paulo (SP), a Abilux encaminhou correspondência ao prefeito eleito da cidade de São Paulo, João Doria Junior, em que demonstra a preocupação da Entidade bem como das indústrias do setor sobre a iluminação pública do município que já há muito vem sendo discutida, mas que devido ao desconhecimento dos que encaminharam o assunto acabou não acontecendo e sofrendo críticas pelo modo impróprio como foi conduzida.

Ouro ponto mencionado trata de pleito antigo do setor no que se refere à implementação do conceito de parceria público privada.  Neste caso, a Abilux solicita (o Tribunal de Contas do Município recomenda claramente), que nos produtos a serem licitados, um bom percentual seja de fabricação nacional, o que facilitará a compra, troca e adequações que se fizerem necessárias, pois os fabricantes estão estabelecidos em território nacional.

Em resposta, a Abilux foi informada que a pauta será encaminhada, para avaliação, à equipe do futuro prefeito, tão logo ela esteja definida.

 
 
  • Reativada Comissão de Estudos de normas para a cadeia reversa de resíduos eletroeletrônicos
    O diretor técnico da Abilux, Isac Roizenblatt, participou no dia 17 de outubro, juntamente com cerca de de 30 profissionais de entidades representando fabricantes de eletroeletrônicos, recicladores, cooperativas de reciclagem e universidades, de reunião de reativação da Comissão de Estudos ABNT que tem como um dos objetivos criar documentos normativos específicos para cadeia reversa de resíduos eletroeletrônicos e para controle de substâncias perigosas em produtos eletroeletrônicos. Os primeiros trabalhos tratarão da criação de um Guia para implementação da ABNT NBR 16156:2013, que define requisitos para a atividade de manufatura reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e normas de análise químicas para determinação de presença das substâncias restritas pela Diretiva Europeia RoHS (Restrição de Certas Substâncias Perigosas).

    Informações: e-mail: marciaewald@ige.unicamp.br.

  • COPANT - CT 152 eficiencia energética
    As propostas do Brasil para as normas de eficiência energética em produtos com tecnologia LED foram bem recebidas pelos países e apoiadas pelo Inmetro em encontro realizado no dia 27 de setembro, em Buenos Aires (Argentina).

    Adicionalmente, foi proposta a adição da utilização do QR em produtos e embalagens para possibilitar que um grande número de informações seja disponível aos especificadores e consumidores no espaço restrito de produtos e embalagens.

  • Notícia Siscomex
    Com base na Resolução CONMETRO n° 01/2016, desde o dia 07 de outubro de 2016, está em vigência novo tratamento administrativo, aplicado às importações dos produtos classificados nas NCM 8539.3100; 8539.32.00; 8539.39.00 e 7011.10.10, 7011.10.90, para anuência do INMETRO, conforme abaixo:

    A) 8539.3100; 8539.32.00; 8539.39.00, e 7011.10.90 – Inclusão de Tratamento Administrativo Mercadoria - Licenciamento Não Automático.
    B) 7011.10.10 – Inclusão de Destaque 001 – “Componentes para lâmpadas, exceto para uso em luz-relâmpago (flash)” – Licenciamento não Automático.
 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail abilux@envio.abilux.com.br ao seu catálogo de endereços.

A ABILUX respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.