Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link.

Abilux Informa nº 62
 
Prêmio Design de Luminárias Abilux 2016

Foram conhecidas no dia 28/06/2016, em evento realizado, em São Paulo (SP), na Expolux – Feira Internacional da Indústria de Iluminação - as luminárias vencedoras do Prêmio Abilux Design de Luminárias. A edição 2016 do Prêmio, criado em 1994 pela Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) para estimular o desenvolvimento de um design nacional de luminárias que privilegiasse a criatividade dos designers e incentivasse a indústria a fabricar produtos diferenciados, contou com a participação de 42 peças inscritas. Desde que foi instituído participaram do concurso 1.208 projetos.

CATEGORIA RESIDENCIAL

1º LUGAR

Produto: Pendente Calandra
Empresa: Munclair Metalurgia e Comércio Ltda.
Designer:
Fabíola Bergamo Design Box

Fabricada em alumínio. Pode ser usada com lâmpadas hapolin em LED ou hapolin convencional. Peça inspirada nas esculturas de Tomie Ohtake e na técnica de calandragem, que confere estrutura à chapa de alumínio ao mesmo tempo em que mantém a leveza formal. A eliminação do fio convencional dá sensação de leveza à peça.

2º LUGAR

Produto: Linha Polar Mini (Quadrada / Redonda / Nano Redonda)
Empresa: Interlight Sistemas de Iluminação Ltda.
Designer:
Design Interlight

3º LUGAR

Produto: Pendente Silhouette
Empresa: Direct Light Indústria e Comércio Ltda.
Designer:
Luis Gani, João Nogueira e Muryllo Lagatta

3º LUGAR

Produto: Vinny
Empresa: Metalúrgica Femarte Indústria e Comércio de Iluminação Ltda
Designer:
Karina Mota

CATEGORIA COMERCIAL

1º LUGAR

Produto: Luminária LED Fina
Empresa: Vertex Indústria e Comércio Ltda
Designer:
João Francisco Tcacenco e Equipe Técnica

Para uso interno em ambientes comerciais. Embutida de teto. Produzida em chapa de P.V.C ou P.S tem forma piramidal leve, que permite boa distribuição de luz. Difusor central de acrílico translúcido, levemente satinado e texturizado. Leds com fluxo luminoso (130 lúmens/watt).

2º LUGAR

Produto: OBT 534
Empresa: Light-Tool Indústria e Comércio Ltda
Designer:
Caio Gossn Leite e Anderson Aparecido Pereira

3º LUGAR

Produto: Pendente Opus
Empresa: Munclair Metalurgia e Comércio Ltda.
Designer:
Studio Munclair

INDUSTRIAL

1º LUGAR

Produto: Luminária de LED Naked HB
Empresa: Intral S/A Industria de Materiais Elétricos
Designer:
Rodrigo Pereira

Desenvolvida para iluminar ambientes com altura elevada, acima de seis metros. Substitui sistemas de iluminação que usam lâmpadas multivapor metálico ou vapor de sódio. Constituída por módulos de Led independentes, possibilitando o direcionamento individual da luz para pontos específicos. Corpo fabricado em chapa de aço com tratamento galvanizado a fogo. Dissipadores dos Engines são fabricados em alumínio extrusado.

2º LUGAR

Produto: Luminária LED Grow Up
Empresa: Vertex Indústria e Comércio Ltda
Designer:
João Francisco Tcacenco e Equipe Técnica

PÚBLICA

1º LUGAR

Produto: Aqua LED 150
Empresa: Vertex Indústria e Comércio Ltda
Designer:
João Francisco Tcacenco e Equipe Técnica

Luminária de Led para alta potência para uso subaquático. Para uso em chafariz, lâmina d’água, piscinas. Corpo em aço inoxidável com revestimento em teflon que protege contar agentes químicos. Difusor em vidro temperado. Drivers instalados fora da luminária, em local abrigado. O produto foi desenvolvido para iluminar o Museu de Artes Contemporânea, em Niterói (RJ), do arquiteto Oscar Niemayer.

2º LUGAR

Produto: Aparelho de Iluminação de LED Pública 150W ZL 3375
Empresa: Eletro Zagonel Ltda.
Designer:
Roberto Zagonel

3º LUGAR

Produto: Luminária Modular de 02 a 08 Módulos, Modelo LD-3P/X
Empresa: Reeme Repuxação e Metalúrgica Ltda.
Designer:
Equipe de Desenvolvimento Reeme

3º LUGAR

Produto: Metro Lighting
Empresa: Power Lume Indústria e Comércio Ltda.
Designer:
César Vigolo e Alex Leiser

ESPORTIVA E MONUMENTAL

1º LUGAR

Produto: Projetor Modular LED EZL 1006
Empresa: Naville Iluminação
Designer:
Equipe Naville Iluminação

Luminária projetada para iluminação de alta eficiência. Módulos dissipadores com LED. Suporte articulável, lente simétrica podendo ser montado com um ou até oito módulos, que reduz o consumo de energia em até 70%. Para iluminação de estacionamentos, campos e quadras esportivas, aeroportos, portos, áreas externas, fachadas etc.

2º LUGAR

Produto: Luminária de LED Naked FL
Empresa: Intral S/A Indústria de Materiais Elétricos
Designer:
Rodrigo Pereira

3º LUGAR

Produto: Luminária de LED Naked SQ
Empresa: Intral S/A Indústria de Materiais Elétricos
Designer:
Equipe da Engenharia do produto, pesquisa e desenvolvimento da Intral

 
Definido o descarte de lâmpadas: medida será efetivada em até 90 dias

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, assinou a Resolução nº 1/2016 do Conselho Nacional do Inmetro – Conmetro (05/07/2016), que estabelece a exigência de anuência prévia para a importação de lâmpadas com mercúrio e os componentes utilizados em sua fabricação. A medida será efetivada em até 90 dias. Este é um passo importante na implantação do sistema de logística reversa destes produtos.

O sistema de logística reversa onde empresas associadas da Abilux participam será gerido pela empresa Reciclus que harmonizará a destinação das lâmpadas domesticas pós-uso. De acordo com a legislação brasileira, o produto não pode ser recolhido pelo serviço público de limpeza urbana.

O desenvolvimento da logística reversa será gradativo no país conforme o Acordo Setorial acordado com o MMA.

A iniciativa contou com o apoio do setor privado, representado pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e pela Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi). A resolução também confere ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) o controle e fiscalização dos importadores e suas obrigações.

CLIQUE AQUI para ter acesso à íntegra da resolução.

 
Arenas do Conhecimento e Espaço Design

A maior feira internacional da indústria de iluminação da América Latina, a Expolux, encerrou a sua 15ª edição no dia 02/07/2016, em São Paulo (SP), com a consolidação da tecnologia LED, perspectivas de negócios que contribuirão para a retomada do crescimento do setor e a presença de uma audiência qualificada.

Eventos paralelos como as Arenas do Conhecimento Simpolux Decor (iluminação de interiores) e TEC (iluminação pública) realizados pela Abilux em parceria com as revistas Lume Arquitetura e O setor Elétrico, que promoveram 45 palestras e reuniram 1.740 participantes e o Espaço Design, uma área de 1.161 metros quadrados com 13 ambientes assinados por arquitetos e designers de interiores, contribuíram para que a edição de 2016 da Expolux registrasse o seu maior número de visitantes.

Segundo o gerente da Expolux, Ivan Romão foram contabilizados 22.320 visitantes do Brasil e do exterior. “Registramos aumento de 5,26% em relação à edição anterior com uma audiência qualificada que incluiu arquitetos, designers de interiores, construtores, engenheiros e lojistas.

O Fórum ISA International SSL Alliance foi outro evento que movimentou a Expolux. Organizado pela ISA, Abilux e Abilumi contou com a realização de 15 palestras e a presença de consultores internacionais e do representante do Centro de Tecnologia e Informação Renato Archer (CTI/MCTI), Thebano Santos.

7º LEDFORUM

LEDForumA aplicação da tecnologia LED, conceitos e rumos da iluminação serão discutidas nos dias 18 e 19 de agosto, no Tivoli Mofarrej Conference Hotel (Alameda Santos, 1437), em São Paulo (SP), no 7º LEDforum. O encontro reunirá grandes nomes do lighting design nacional e internacional.

Para a programação, acesse: www.ledforum.com.br/7ledforum/programacao.php

Expolux Nordeste & Simpolux acontecem em outubro, em Olinda (PE)

Expolux NordesteA segunda edição da Expolux Nordeste será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro de 2016, simultaneamente à Feicon Nordeste, em Olinda (PE). A feira é o ponto de encontro de profissionais que, em suas atividades, necessitam entrar em contato com as tendências e novas tecnologias que cercam o universo da iluminação. São arquitetos, incorporadores, especificadores de compras, revendedores de materiais elétricos e de construção, engenheiros, lojistas, decoradores, construtores, projetistas, consumidor final interessado em construir e reformar, entre outros que têm a oportunidade de conhecer em primeira mão as novidades reservadas pelo setor. Uma grande vitrine de funcionalidade e design.

Paralelamente à Expolux Nordeste será realizado o Simpolux, simpósio realizado pela Abilux, que tem como objetivo propiciar conhecimento da técnica, tecnologia e prática da iluminação das mais diversas áreas de aplicação. Participarão do Simpolux, lighting designers, arquitetos, designers de interiores, decoradores, engenheiros e outros que se dedicam à área.

Informações: www.feiconne.com.br/Experiencias/Expolux-Nordeste

 
Fiscalização

Fonte: Procel Info

Desde o início do mês de julho, lâmpadas incandescentes com potência de 41W até 60W que não atenderam aos níveis mínimos de eficiência energética deixaram de ser comercializadas no país. Na mesma data entrou em vigor o prazo para restrição da fabricação e importação de lâmpadas de 25W a 40W, que obrigatoriamente terão que atender aos novos índices de eficiência.

Para garantir que o consumidor adquira os produtos que estão dentro das determinações do Inmetro, o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) fiscalizará as lâmpadas incandescentes no comércio do Estado de São Paulo.

As lâmpadas devem ter a etiqueta nacional de eficiência energética e, quando necessária, as devidas marcações obrigatórias na embalagem e corpo do produto. Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. Os valores valem para primários e com apresentação de defesa, podendo dobrar na reincidência.

 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail abilux@envio.abilux.com.br ao seu catálogo de endereços.

A ABILUX respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.