Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link.

 

*Isac Roizenblatt

Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de cada um de nós. Muitas pessoas desconhecem as vantagens das novas tecnologias e de como reduzir a pegada de carbono. E nada mais oportuno do que, no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5 de junho), lembrar a todos que a iluminação também é um item fundamental para a preservação do planeta terra. E um bom exemplo é a utilização da tecnologia LED, cujas lâmpadas são 80% mais eficientes que as tradicionais fluorescentes. Através delas temos a oportunidade de reduzir o consumo de energia em mais de 50% quando comparadas às fontes de luz tradicionais e se adicionarmos controles inteligentes este índice pode chegar a até 80%.

A iluminação pode afetar o ambiente em uma variedade de meios incluindo o uso da energia, os materiais que são utilizados para fabricar lâmpadas, luminárias e controladores de luz. Também pode influenciar seres humanos, animais e plantas.

O menor consumo de energia em iluminação reduz a necessidade de geração, transmissão e distribuição de energia, permite a fabricação de equipamentos de menor potência na transformação e proteção além de que, como consequência, utilizar nos ambientes internos sistemas de refrigeração menos potentes.

A aplicação dos modernos LEDs suprime a necessidade da utilização do mercúrio pelas lâmpadas de descarga. Os LEDs não contêm elementos tóxicos. A maioria dos edifícios ainda utilizam lâmpadas fluorescentes e as fábricas as a vapor de mercúrio e a vapores metálicos. Toda contém mercúrio e contaminam o meio ambiente quando dispostas em aterros comuns.

O direcionamento adequado da iluminação pelos LEDs e sistemas ópticos das luminárias limitam a luz dispersa e a poluição luminosa. Os LEDs têm melhor qualidade e permitem a distribuição de luz de forma autônoma ou com a utilização de luminárias próprias e modernas. Isto significa a utilização de menores volumes de luz para obter o resultado nas tarefas e, consequentemente, menor consumo de energia.

Uma maior vida resulta em menor emissão de carbono ao reduzir o número de substituições e, portanto, uma menor produção de fontes de luz e uso de energia para tal desde a obtenção de matérias-primas, componentes, processo de fabricação, embalagem e transporte.

O menor consumo de energia dos LEDs permite um eventual dispêndio a mais para obter mais qualidade da iluminação evitando assim cansaço visual, visão embaçada, ardência nos olhos, dores de cabeça. Melhor qualidade de iluminação e por consequência de vida também é melhor meio ambiente.

Os humanos romperam radicalmente o ciclo de dia e noite de bilhões de anos da Terra que está implantado no DNA dos animais e plantas iluminando a noite. A sustentabilidade do ambiente pelo ritmo do dia e da noite que governa a vida foi alterado e muitas vezes afetam a vida independente de nossa vontade seja no comportamento, sono, reprodução, proteção dos predadores e outros. Uma melhor utilização da luz elétrica pode contribuir para atenuação de efeitos, pois LEDs além de serem mais eficientes, facilitarem o direcionamento da luz e terem maior vida, permitem selecionar o espectro de emissão da luz.

A utilização dessa nova tecnologia permite a fabricação de luminárias mais delgadas, utilizando menos matéria-prima e mais leve, além das vantagens estéticas.

A tecnologia digital da nova fonte de luz permite um controle completo de seu acionamento e regulagem, seja em volume de luz, espectro de emissão e comunicação, o que mais uma vez contribui para a redução do consumo de energia.

*Isac Roizenblatt é diretor técnico da Abilux

 

A edição atualizada do Guia LED, ferramenta criada pela Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) para auxiliar e orientar as empresas do setor de iluminação quanto aos NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) que identificam a natureza das mercadorias com tecnologia LED que comercializam ou importam, já está disponível no site da entidade.

A publicação é resultado de análises realizadas por um Grupo de Trabalho que compilou em um único guia as respostas fornecidas pela Secretaria da Receita Federal às empresas que realizaram consultas sobre como classificar adequadamente produtos de LED e seus compostos.

Ao atualizar com frequência o seu Guia LED (a primeira edição foi publicada em 2012) a Abilux tem como objetivo ser uma facilitadora para os usuários das informações que também estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU) e no site da Receita Federal.

 

As peças vencedoras do Prêmio Abilux Design de Luminárias serão conhecidas em cerimônia que será realizada dia 28 de junho de 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). As luminárias permanecerão expostas em uma mostra de design, no Espaço da Abilux, durante a Expolux 2016 (28/06/216 a 1º/07/2016).

 
 

Os efeitos da luz na decoração serão destaque nos 13 ambientes assinados por arquitetos e designers de interiores que participarão do Espaço Design da Expolux 2016. Serão 1.161 metros quadrados dedicados integralmente à apresentação de produtos de iluminação que se destacam pelo design, tecnologia e sustentabilidade. Os expositores estão sendo convidados a participar dos ambientes fornecendo seus produtos.

Conheça os profissionais e ambientes:

Living   Léo Shehtman
Quarto Infantil   Camila Valentini
Home Theatre   Francisco Calio,
Home Office   Gustavo Petinaty
Loja   Lionel Sasson
Terraço   Luciana Pastore e Maria Paula
Sala de Jantar   Marcelo Cohen
Garagem   Margaret Candiossim
Quarto de Casal   Mayra Lopes
Sala Íntima   Patricia Kolanian Pasquini
Lavabo   Solange Guerra
Hall   Tulio Xenofonte e Fabio Basani, do Urbano Studio
Espaço Externo   Esculturas da artista plástica Bia Doria

Serviço: ESPAÇO DESIGN

Evento simultâneo à 15º Expolux

Curadoria:Lionel Sasson
Data: 28 de junho e 1º de julho de 2016
Horários: Terça à sexta-feira: 10h às 19h / Sábado: das 9h às 17h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho (São Paulo – SP)
Informações: www.expolux.com.br
 

Uma realização da Abilux em parceria com as revistas Lume Arquitetura (DECOR - iluminação de interiores) e O Setor Elétrico (TÉC - iluminação pública) para a composição do conteúdo dos temas das palestras as Arenas do Conhecimento promoverão entre os dias 28 de junho e 1º de julho 34 palestras que tratarão de temas relacionados às soluções tecnológicas nas iluminações de interiores e pública.

Os desafios da indústria da iluminação na adoção da tecnologia LED; a iluminação nos processos de certificação LEED; a luz na arquitetura hospitalar e em aeroportos; automação residencial; fibras óticas com LEDs; certificação AQUA; índices de reprodução de cores; equipamentos para IP; iluminação púbica e as cidades inteligentes; regulação na iluminação pública; a nova Norma ABNT NBR IEC 62722-2-1:2016; embelezamento urbano; projetos de eficiência energética em iluminação pública e a situação atual da transferência dos ativos de Iluminação pública são alguns dos temas que estão na pauta dos encontros.

O acesso às palestras é gratuito para os participantes da Expolux.

Clique nas imagens para informações sobre palestrantes e horários.

Serviço:
Arenas do Conhecimento Simpolux DECOR e TÉC
Evento simultâneo à 15º Expolux

Data: 28 de junho e 1º de julho de 2016
Horários: Terça à sexta-feira: 10h às 19h / Sábado: das 9h às 17h
Local: Expo Center Norte (São Paulo – SP)
Informações: www.expolux.com.br
 

O presidente emérito e ex-presidente da FIESP, Mário Amato, faleceu no dia 26 de maio de 2016, em São Paulo (SP). Empresário bem-sucedido e protagonista em momentos significativos da história política e econômica do Brasil, para o presidente da Abilux, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, o amigo e companheiro Mário Amato deixa inúmeras lições de cidadania e honestidade além de uma grande paixão pelo País. Uchôa Fagundes, que por muitos anos atuou ao lado do empresário na Fiesp, faz questão de mencionar que a gestão Mário Amato (1986-1992) foi um divisor de águas na Federação. Reiterando a importância do amigo para a indústria paulista e nacional, Uchôa Fagundes, em seu nome e de toda a diretoria da Abilux, deixa uma mensagem de carinho para a família e para os amigos e companheiros que, juntos, trabalharam e continuam trabalhando, em prol de um país que acredita e aposta no empreendedorismo do seu povo e na indústria como propulsora de uma economia sólida capaz de proporcionar ao país e aos brasileiros dias melhores.

 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail abilux@envio.abilux.com.br ao seu catálogo de endereços.

A ABILUX respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.