Ano 5 | nº 47 | 16 de abril de 2015
Iluminação

A Expolux 2016 (Feira Internacional da Indústria de Iluminação) tem nova data de realização. Acontecerá de 28/06/2016 a 02/07/2016, em São Paulo (SP), nos Pavilhões Branco e Verde do Expo Center Norte e contará com uma área de 34 mil m2. A expectativa da Abilux e da Reed Exhibitions Alcantara Machado, a organizadora do evento, é de que a 15ª edição da Expolux seja ainda maior do que a anterior. Em 2014 a feira contou com participação recorde de 300 expositores, 21 mil visitantes e o lançamento de mais de 600 novos produtos.

Informações: Reed Exhibitions Alcantara Machado, Tel.: 55 11 3060-4913.

 
 

EXPOLUX Nordeste 2015

Em 2015, a Expolux terá uma versão regional. Será a primeira edição da Expolux Nordeste, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE). Uma realização da Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o apoio da Abilux e do Sindilux, a Feira acontecerá simultaneamente à Feicon Nordeste.

O mais importante evento da Indústria de Iluminação do Brasil expande, assim, as suas atividades para uma das regiões que mais cresce no país. Arquitetos, lighting designers, decoradores, engenheiros, compradores da indústria da construção, lojistas e demais profissionais terão a oportunidade de ver em primeiríssima mão as novidades em tecnologia e design do setor de iluminação que estão chegando ao mercado.

Informações: Reed Exhibitions Alcantara Machado, Tel.: 55 11 3060-4913.

 
 

Abilux lança 3ª edição do Guia LED

A Abilux (Associação Brasileira da indústria de Iluminação) lançou a terceira edição do seu Guia LED, ferramenta criada pela Entidade para auxiliar e orientar as empresas do setor de iluminação quanto aos NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) * que identificam a natureza das mercadorias com tecnologia LED que comercializam ou importam.

A publicação, que pode ser acessada on-line no site www.abilux.com.br, é resultado de análises realizadas por um Grupo de Trabalho que compilou em um único guia as respostas fornecidas pela Secretaria da Receita Federal às empresas consultantes.

Ao atualizar com frequência o seu Guia LED (a primeira edição foi publicada em 2012) a Abilux tem como objetivo ser uma facilitadora para os usuários das informações que também estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU) e no site da Receita Federal.

Mais informações: abilux@abilux.com.br ou do Tel.: 55 11 3251.2744.

*A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é um código de oito dígitos que identifica a natureza dos produtos. Qualquer mercadoria importada ou comprada no Brasil deve ter um código NCM que a classifica para efeitos fiscais.

 
 
Meio Ambiente

Inmetro realiza alterações nos requisitos de certificação de produtos

Após amplo processo de análise e consulta pública, o Inmetro publicou uma nova revisão do documento que rege a certificação de produtos, o RGCP (Requisitos Gerais de Certificação de Produtos - RGCP).

É de suma importância que fabricantes, importadores, prestadores de serviços, organismos de certificação e laboratórios de ensaio analisem o documento publicado. Além de produtos, o RGCP também estabelece regras gerais para certificação de serviços e processos.

As alterações afetam imediatamente todas as novas certificações, que já devem atender às novas regras. As certificações existentes também deverão ser adequadas a partir da próxima manutenção ou recertificação, desde que não ocorram antes de 09/09/2015, quando ainda poderão atender à versão anterior do RGCP.

Destaques das alterações:

- A certificação deverá ser solicitada necessariamente pelo fornecedor estabelecido no país; - Redefinição dos modelos de certificação;

- Acréscimo de exigências para a etapa de solicitação de certificação;

- Auditoria obrigatória no fabricante, mesmo na existência de certificado válido pela ISO 9001/ABNT NBR ISO 9001;

- Independente do modelo de certificação, deve haver auditoria para verificar o Tratamento de Reclamações para todas as marcas comercializadas;

- O fornecedor deverá possuir autorização para o uso das marcas das quais não é proprietário;

- Relatórios de ensaios emitidos antes do início do processo de certificação não serão aceitos a menos que permitido pelo RAC específico;

- Os ensaios de contraprova e testemunha devem necessariamente ser realizados no mesmo laboratório onde foi realizado o ensaio da amostra prova;

- Mudança nos critérios para seleção de laboratórios de 3ª e 1ª parte;

- O certificado de conformidade deverá incluir o código de barras do produto, a data da realização da auditoria, dentre outras informações;

- Dentre outras.

Mais detalhes, no documento: RGCP - Portaria Inmetro nº 118 de 06/03/2015

 
 
 

Portarias do Inmetro sobre lâmpadas LED

Nº 143 de 13/03/2015 - DOU: 17/03/2015, Seção 01, página n° 94 - COMPLEMENTAR

Ajustes no Regulamento Técnico da Qualidade para Lâmpadas LED com Dispositivo Integrado à Base, aprovado pela Portaria Inmetro nº 389/2014

Nº 144 de 13/03/2015 - DOU: 17/03/2015, Seção 01, página n° 95 – DEFINITIVO Requisitos de Avaliação da Conformidade para Lâmpadas LED com Dispositivo Integrado à Base

N.º 389, de 25/08/2014 - Regulamento Técnico da Qualidade para Lâmpadas LED com Dispositivo de Controle Integrado à a noite.

Clique aqui: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/

 
 
Energia

Perfil do Exportador Paulista

Pesquisa realizada pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para identificar o perfil do exportador paulista apontou que 30% dos produtos exportados são de baixa tecnologia. Em contrapartida, 65,5% dos importados são de média-alta e alta intensidade tecnológica.

Em 2014, o estado de São Paulo foi o responsável por movimentar uma corrente de comércio de US$ 142,7 bilhões, ou 30,0% de todo o fluxo comercial do país. No entanto, apenas 11,1% do total exportado pelo estado são de produtos de alta intensidade tecnológica. A maior parte das exportações (30,4% do total) corresponde a produtos de baixa tecnologia, segundo classificação da OCDE e do MDIC.

O estudo mapeou 14 regiões do estado e traçou uma perspectiva detalhada do que cada uma exporta. Duas grandes referências de média-alta e alta tecnologia são as regiões de São José dos Campos, no setor aeronáutico, e a Capital (impulsionada pela região do ABC), no setor automobilístico. No entanto, o estudo aponta outras regiões que, se estimuladas, também podem se tornar polos tecnológicos.

Informações:http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/perfil-exportador-paulista/

 
 
Energia

CPFL Paulista inaugura laboratório de eficiência energética
Fonte: Jornal da Instalação

A CPFL Paulista, distribuidora de energia elétrica do Grupo CPFL Energia que atende a 234 cidades do interior d o Estado de São Paulo, entregou o primeiro de sete laboratórios de eficiência energética que serão instalados em escolas e faculdades técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Com este laboratório, a ETEC João Belarmino, em Amparo, tornou-se a central de capacitação de professores que lecionarão no laboratório. O investimento no CPFL Labtech foi de cerca de R$1 milhão pelo Programa de Eficiência Energética aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A meta é oferecer condições para a formação de profissionais capazes de propor soluções de como utilizar a energia elétrica de maneira racional e inteligente no ambiente industrial. Com a entrega do laboratório, a CPFL Paulista treinará os educadores dos cursos de eletrônica, eletrotécnica e eletroeletrônica a utilizarem os equipamentos. O laboratório é composto por 64 aparelhos de bancada que simulam diversos aparelhos em uma indústria, como sistemas de ar-condicionado, de iluminação, de geração de energia fotovoltaica e eólica. Eles serão utilizados na formação dos alunos de todos os cursos técnicos da instituição.

 
 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial