Ano 5 | nº 45 | 26 de fevereiro de 2015
Iluminação

Medidas para reduzir o consumo de energia

A Abilux reuniu a imprensa em sua sede, em São Paulo (SP), no dia 12 de fevereiro para divulgar medidas que têm como objetivo contribuir com a redução do consumo de energia e colocar o Brasil, no curto, médio e longo prazos, no mesmo nível de países que investiram na adoção de novas tecnologias.

Saiba quais são as medidas:

 

1. Trocar os cerca de cinco (05) milhões de pontos de iluminação pública existentes com lâmpadas a vapor de mercúrio (50 lumens por Watt) por luminárias modernas com LEDs (>100 lumens por Watt) com controles inteligentes. A economia será de cerca de 70% da energia consumida. A iluminação pública consome cerca de 3,5% da energia elétrica no país e a mudança sugerida representa cerca de 0,8%, ou seja, 3,7 TWh ano, algo como 440 milhões de reais ano ao custo marginal de energia.

2. Modificar o programa da ANEEL- Distribuidoras de Energia Elétrica de subsídios ou gratuidade na substituição de lâmpadas incandescentes (14 lumens por Watt) com a entrega de lâmpadas fluorescentes compactas (50/60 lumens por Watt) por lâmpadas LED (80/100 lumens por Watt) minimizando o custo de energia para o consumidor menos favorecido e maximizando o resultado para o país.

3. Entregar casas do programa Minha Casa Minha Vida e programas similares estaduais e municipais já com o ponto de luz com luminárias e lâmpadas eficientes e de longa vida instalado.

4. Tornar o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações compulsório de imediato para edifícios a serem construídos e em reforma, obtendo eficiências máximas de equipamentos e mínimas de consumo por metro quadrado.

5. Tornar compulsória a obrigação de que os governos federal, estaduais e municipais comprem apenas produtos com selos PROCEL/INMETRO que garantem um mínimo de eficiência, desempenho e segurança.

6. Programar que num período de quatro (04) anos todos os edifícios federais estaduais e municipais façam uma auditoria energética e modernizem seus equipamentos de iluminação.

7. Tornar obsoletas em até 2020 as lâmpadas a vapor de mercúrio, de luz mista e de indução magnética por possuírem lâmpadas substitutas mais eficientes e devido ao seu conteúdo de mercúrio e por estarem na programação do Acordo de Minamata assinado pelo Governo Brasileiro. Desde já aumentar a alíquota de impostos destas lâmpadas devido a ineficiência e uso de mercúrio.

8. Tornar obsoletas em até 2020 as lâmpadas fluorescentes tubulares com halofosfatos por estarem disponíveis no mercado lâmpadas fluorescentes T8(26mm) e T5(16mm) com trifósforos, que são mais eficientes em cerca de 20/30%.

9. Tornar obsoletos os reatores magnéticos para lâmpadas fluorescentes, pois os eletrônicos economizam cerca de 70% de energia.

10. Criação de linhas de financiamento a produtos e projetos de iluminação eficiente para as cidades para Iluminação pública, prédios públicos e edificações em geral.

11. Reduzir a carga tributária em todos os níveis de produtos que utilizem LEDs como lâmpada, módulos e luminárias assim como drivers e controles para LEDs.

 
 

Substituição Tributária de Lâmpadas e Reatores

A Abilux aguarda resposta da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para realizar pesquisa de MVA em Fevereiro/Março que mantenha validade por quatro anos para Lâmpadas LED NCM 8543.7099, Lâmpadas NCM 8539 e Reatores NCM 8504.1000.

Dois instrumentos exigem valores de MVA ao longo de 2015:

1) Decreto 60949, de 04/012/2014 - lâmpadas com LED, para 31 de Março de 2015.
2) CAT 124/2014, lâmpadas e reatores, para 31 de Dezembro de 2015.

 
 

Nos dias 19 e 20 de janeiro foram realizados na sede da Unesco, em Paris (França) os eventos que mararam a Abertura do Ano Internacional da Luz. O encontro reuniu mais de 1.000 participantes incluindo diplomatas tomadores de decisão, prêmios Nobel, CEOs e líderes da ciência e da indústria de todo o mundo. Cinco ganhadores do Prêmio Nobel estiveram entre os palestrantes: Ahmed Zewail ("Luz e Vida"); Steven Chu (“Energia e Alterações Climáticas: Desafios e Oportunidades); William Phillips ("Einstein, Time and Light"); Serge Haroche ("Light e o Quantum") e Zhores Alferov ("Conversão Eficiente de Luz e Geração").

As palestras e o vídeo da cerimônia de abertura estão disponíveis no site: www.light2015.org.

 
 
Meio Ambiente

Aberta as inscrições para o concurso literário “Palavras e Luz”

Parte das comemorações do Ano Internacional da Luz, o Comitê de St. Petersburg IYL 2015 está promovendo o concurso literário “Palavras e Luz”. As inscrições estarão abertas até o dia 31/03/2015. Os trabalhos podem ser apresentados em qualquer forma literária (poema, conto, ensaio, teatro, etc.), em Russo, Inglês, Alemão ou Português. Os melhores trabalhos serão eleitos por um júri e serão publicados em uma antologia dedicada ao Ano Internacional da Luz de 2015. Os textos devem ser encaminhados por e-mail para: light@my.ifmo.ru.

Informações, no site: http://light.ifmo.ru/en/konkurs_literatura/.

 
 
 
Iluminação Pública

Campanha no Maranhão troca resíduos e lâmpadas usadas por lâmpadas LED

O EcoCemar (www.cemar116.com.br), projeto desenvolvido pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), iniciou campanha em que se o consumidor levar 5 kg de resíduos, mais uma lâmpada incandescente ou fluorescente, receberá em troca uma lâmpada LED além do bônus na conta de energia. Só é permitida a troca de três lâmpadas novas, que equivalem a 15 kg de resíduos. O projeto conta atualmente com 18 postos fixos no Estado. Em atividade desde 2011, já arrecadou mais de 7.875,32 toneladas de resíduos. A expectativa é de que em 2015 contemple mais municípios em todo o Estado.

 
 
Energia

Construbusiness 2015

O Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizará no dia 9/03/2015, a partir das 8h30, na sede da entidade, o ConstruBusiness - Congresso Brasileiro da Construção. Na ocasião será lançado o estudo técnico 11º ConstruBusiness: Antecipando o Futuro. A publicação faz uma análise do papel do setor e seu peso na economia brasileira através de propostas para eliminar os gargalos que o setor enfrenta. Apresenta as necessidades de investimentos em desenvolvimento urbano e de infraestrutura econômica para o período de 2015 a 2022 e quais os caminhos para o aumento da competividade e desburocratização da cadeia da construção. Durante o evento, serão apresentadas as ações do Programa Compete Brasil da Fiesp que está em andamento. O encontro contará ainda com painel técnico e rodadas de debates com líderes do setor e representantes do governo.

Informações: http://www.fiesp.com.br/agenda/construbusiness-11o-congresso-brasileiro-da-construcao/

LIGHTING DESIGN

O Centro Universitário Belas Artes promoverá em São Paulo o curso livre Lighting Design, que será realizado de 19 a 30 de maio de 2015, das 19h30 às 22h30. O objetivo é que os participantes entendam os conceitos luminotécnicos, compreendam a luz em sua escala de forma quantitativa e qualitativa e consigam relacioná-la com o espaço e a arquitetura. Ministrado por Eder Ferreira, tem carga horária de 30 horas e é dirigido aos lighting designers, arquitetos, engenheiros, designers de interiores e estudantes.

Informações: (11) 5576-7170 ou pelo site www.belasartes.br/cursoslivres.

 
 
  • Iluminação Tupy Ind. Comércio
  • Indutem - Indústria de Tecnologia Eletromecânica
  • Zebalhos Comércio e Importação de Materiais para Iluminação
  • BKNAV Industria e Comércio Ltda. Luxion Iluminação Indústria e Comércio Ltda.
  • R&D Comércio, Importação, Exportação e Indústria de Mat. Elétricos SA
 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial