Ano 5 | nº 44 | 14 de janeiro de 2015
Iluminação

30 anos de Abilux

Em 1985, um grupo de empresários que tinha à frente o presidente do Sindilux (àquela época já em atividade há 52 anos), Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, vislumbrou que o Brasil precisava de uma associação que representasse as indústrias do setor e se fizesse também presente junto às mais importantes Entidades do segmento em atividade no mundo. Foi então que fundaram, em setembro daquele ano, a Abilux, que em 2015 completa 30 anos.

O crescimento e o reconhecimento da Abilux junto aos fóruns nacionais e internacionais, às esferas de governo e sociedade nestes anos garantiram à entidade a participação nas mais importantes decisões tomadas no Brasil quando o assunto são os rumos que estão sendo traçados para a indústria de iluminação no País.

Preocupada em garantir o desenvolvimento de produtos que agreguem tecnologia, a entidade voltou suas atenções para a normatização. Vários Grupos de Trabalho participam ativamente das ações que estão em andamento nos órgãos credenciados como o COBEI, ABNT, COPANT, IEC e CIE e que têm como missão cooperar na elaboração de normas e regulamentações técnicas em conjunto com órgãos governamentais como o INMETRO e a ELETROBRAS – PROCEL e outras associações.

Foi também a partir da criação da Abilux que nasceram quatro dos mais importantes projetos que envolvem a entidade: a Expolux (Feira Internacional da Indústria de Iluminação), os prêmios: Abilux Design de Luminárias e Abilux Projetos de Iluminação e o programa de exportações Lux Brasil, uma parceria com a Apex-Brasil.

 
 

Ano Internacional da Iluminação

O ano de 2015 foi proclamado pelas Nações Unidas (ONU) como sendo o Ano Internacional da Luz (IYL 2015). Com isso, as Nações Unidas reconheceram a importância de aumentar a conscientização global sobre como as tecnologias à base de luz são importantes para promover o desenvolvimento sustentável e fornecer soluções para os desafios em energia, educação, agricultura e saúde.

Para o presidente da Abilux, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, com esta homenagem, a ONU está dando aos que atuam no setor de iluminação a oportunidade única para que os debates sobre os rumos a serem perseguidos pela indústria, governos e população atravessem fronteiras e ganhem a adesão de todos na busca de soluções que garantam ao mundo acesso a produtos capazes de garantir qualidade de vida e o uso racional e inteligente das novas tecnologias.

 
 

EXPOLUX Nordeste

A Expolux, uma das mais importantes feiras internacionais do setor de iluminação ganhará, em 2015, uma versão regional. Será a primeira edição da Expolux Nordeste, que será realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE). Uma realização da Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o apoio da Abilux e do Sindilux, a Feira acontecerá simultaneamente à Feicon Nordeste.

O mais importante evento da Indústria de Iluminação do Brasil expande, assim, as suas atividades para uma das regiões que mais cresce no país. Arquitetos, lighting designers, decoradores, engenheiros, compradores da indústria da construção, lojistas e demais profissionais terão a oportunidade de ver em primeiríssima mão as novidades em tecnologia e design do setor de iluminação que estão chegando ao mercado.

Em 2016, entre os dias 12 e 16 de abril, será a vez da cidade de São Paulo (SP) receber, no Expo Center Norte, a 15ª edição da Expolux.

Para mais informações, entrar em contato com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, através do tel.: 11 3060-4913.

 
 
Meio Ambiente

Apex-Brasil e Abilux renovam Convênio
Os investimentos são de R$ 3.1 milhões

Resultado da parceria iniciada em 2011 entre a Apex-Brasil e a Abilux, o Lux Brasil teve renovado o seu convênio para o período: dezembro de 2014 a dezembro de 2016. Com investimentos da ordem de R$ 3.1 milhões o Projeto, que tem como objetivos ampliar a participação brasileira da indústria de iluminação e melhorar a percepção da sua qualidade nos países importadores, contará, nesta etapa, com ações inovadoras que visam a abertura de novos mercados de destino para luminárias e componentes produzidos pelas indústrias que integram o Lux Brasil.

De acordo com a gerente do Projeto, Daniela D. Felipe, já para o primeiro semestre de 2015 estão programados o apoio à participação do setor em eventos como: Feicon 2015, Projeto Comprador, Brazil S.A (Itália), Maison & Objet Edicão Américas (EUA), Light Fair International (EUA), além de ações coordenadas com lighting designers no Chile, a realização de cursos e seminários técnicos de capacitação em exportação e competividade, apoio para certificação UL e CE e a apresentação de relatórios de mercados desenvolvidos pela especialista em inteligência de mercado, Clarissa M. Amadio, que é exclusiva do projeto Lux Brasil.

O andamento das atividades desenvolvidas durante o ano pelo Lux Brasil pode ser acompanhado no site: www.luxbrasil.net. Mais informações: e-mail: contato@luxbrasil.net / Fone: 11 3251.2744.

 
 
 
Iluminação Pública

A Intral (www.intral.com.br) é a primeira empresa brasileira a receber o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) para lâmpadas de LED produzidas no país. O modelo certificado é a lâmpada Bulbo A60. Atende a todos os requisitos previstos no Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Tem fator de potência acima de 0,92. Sua eficiência luminosa é de 85 lm/W (o Procel determina 80 lm/W). Tem IRC (Índice de Reprodução de Cores) de 80, certificação IES LM-80 do LED (norma internacional que avalia a degradação do fluxo luminoso do LED), e expectativa de vida de 25 mil horas com manutenção de 70% do fluxo luminoso – o que significa dizer que sua durabilidade é de 17 anos se consideradas 4 horas de uso/dia. É multitensão, servindo para qualquer tensão entre 100V e 242V com o fluxo luminoso constante.

 
 
Energia

Wout Van Bommel, o maior especialista no mundo em iluminação viária lançou o livro Road Lighting (ainda sem tradução para o português). A nova obra de Van Bommel, que é professor doutor, ex-presidente da Comissão Internacional de Iluminação, professor e consultor da Universidade de Fudan na China, conferencista, autor de inúmeras pesquisas e trabalhos e que já esteve no Brasil ministrando palestras, trata dos princípios do conhecimento na qual a moderna iluminação pública está baseada e de como eles devem ser aplicados na prática. Contempla ainda a mudança tecnológica com a aplicação das fontes de luz de estado sólido (LEDs) e a cada vez maior preocupação com a economia de energia e a preservação do meio ambiente.

Na primeira parte do Road Lighting, o autor fala do desempenho da visão e do conforto e de normas. Trata também das luminárias e das características da superfície das vias. Observa a parte de cálculos e medições. Na segunda, volta-se para questões com o a da poluição luminosa e critérios para as instalações. Iluminação de túneis em todos os seus aspectos também é foco da publicação.

Com 334 páginas e ilustrado, o livro foi editado pela Springer Verlag NY. Está sendo comercializado nas versões impressa (ISBN 978-3-319-11465-1) e eletrônica, no site da editora Springer.

 
 
Energia

FEIRAS Internacionais

Shanghai Int'l Lighting Expo: 11 a 14/03/2015, em Xangai (China)
Hong Kong International Lighting Fair: 06 a 09/04/2015, em Hong Kong (China)
Euroluce: 14 a 19/04/2015, em Milão (Itália)
LIGHTFAIR International: 05 a 07/5/2015, em Nova Iorque (EUA)

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial