Ano 4 | nº 42 | 12 de novembro de 2014
Iluminação

Dia da Iluminação

A indústria de iluminação brasileira comemorou no dia 21 de outubro o Dia da Iluminação. Para os festejos, a Abilux e o Sindilux realizaram coquetel no Espaço de Eventos Fiesp, em São Paulo (SP). Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, presidente das Entidades, recebeu empresários, arquitetos, lighting designers, jornalistas e convidados que tiveram a oportunidade de participar de momentos marcantes da noite.

Na ocasião, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, um dos fundadores da Abilux e atual presidente das entidades, lançou seu livro de memórias “Olha que eu te conto Bilé! A vida de Carlos Eduardo Uchôa Fagundes”.

Galeria de Imagens. Clique aqui.

 
 

Logística reversa de lâmpadas
Acordo Setorial deverá ser assinado ainda em 2014

O setor de iluminação aguarda, ainda para o mês de novembro, a assinatura do Acordo Setorial da logística reversa de lâmpadas com mercúrio. Encerrada no dia 15 de outubro de 2014, a consulta pública a que a proposta foi submetida teve como saldo mais de 300 sugestões que agora estão sendo submetidas à apreciação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a quem caberá a redação final do Acordo.

Estão inseridas no Acordo todas as lâmpadas com conteúdo de mercúrio, ou seja, lâmpadas fluorescentes, fluorescentes compactas, a vapor de mercúrio, de luz mista, a vapores metálicos, descarga por indução magnética e lâmpadas de aplicações especiais.

A proposta teve como base documento elaborado, em conjunto, pela Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), a Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação) e a CNC (Confederação Nacional do Comércio).

 
 

Lâmpadas LED
Em andamento proposta para a certificação

A Abilux encaminhou ao Inmetro sugestões para a Consulta Pública relativa à proposta de Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) para lâmpadas LED com dispositivo integrado à base. A consulta, que foi encerrada no dia 4 de novembro de 2014, é parte do processo que certificará compulsoriamente as lâmpadas LED. As sugestões encaminhadas pela Entidade contribuirão com o aprimoramento da Portaria 448 que definirá as regras de certificação.

O Inmetro avaliará, além da segurança, a eficiência energética das lâmpadas LED, no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e a sua durabilidade. Após a publicação da portaria definitiva, fabricantes, importadores e o comércio terão diferentes prazos para se adequarem às novas regras, após os quais o instituto iniciará o controle das importações e a fiscalização no comércio de todo o País. Os fornecedores de produtos não conformes após o prazo estarão sujeito às penalidades previstas na Lei.

 
 

Abilux marcou presença na 7ª Semana de Tecnologia

Com a disputadíssima palestra “Vantagens das Novas Tecnologias de Iluminação”, que esteve a cargo do diretor técnico da Abilux, Isac Roizenblatt, a entidade marcou presença na sétima edição da Semana de Tecnologia. O evento, realizado entre os dias 13 e 18 de outubro de 2014 pela Escola Senai Mariano Ferraz, em São Paulo (SP), teve como objetivo promover a educação profissional e tecnológica e incentivar a inovação e a transferência de tecnologias industriais como contribuição para elevar a competitividade da indústria brasileira. As palestras foram coordenadas pelo orientador de prática profissional da Escola, professor Wagner Gomes dos Santos.

 
 
Meio Ambiente

Projetos Vendedor e Comprador
Chile, a próxima parada

De 17 a 20 de novembro, nove indústrias brasileiras de luminárias participarão em Santiago (Chile), de mais uma edição dos projetos Comprador e Vendedor do Lux Brasil, que conta com o apoio da Apex-Brasil. Já estão agendados encontros de negócios com cerca de 20 compradores internacionais chilenos, bolivianos, paraguaios e peruanos.

As rodadas acontecerão em um Hotel na cidade de Santiago, local em que será montado showroom para apresentar os produtos fabricados pelas indústrias participantes do evento.

Além das rodadas de negócios, os empresários brasileiros participarão de um seminário técnico com a apresentação de importantes profissionais chilenos com expertise em design, tendências e eficiência energética. O evento é resultado de uma parceria entre o Lux Brasil e a Embaixada do Brasil, em Santiago (Chile).

Para mais informações, entrar em contato com a equipe Lux Brasil através do e-mail: contato@luxbrasil.net ou do tel.: 11 3251.2744.


 
 

Workshops que movimentaram o Projeto
Conheça o Lux Brasil

Para apresentar os resultados alcançados pelo Lux Brasil nos últimos três anos, a Abilux e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), parceiras no desenvolvimento do Projeto, realizaram o workshop “Conheça o Projeto Lux Brasil” que reuniu, no dia 9 de outubro de 2014, em São Paulo (SP), representantes das indústrias integrantes do Lux Brasil e das empresas com interesse em conhecer mais detalhadamente as ações de promoção comercial que estão em andamento. Na ocasião, foram também apresentadas as propostas previstas para serem colocadas em prática entre 2014-2016 e demonstradas as possibilidades de atuação no mercado internacional a partir das atividades promovidas nos mercados-alvo selecionados pelo Lux Brasil.

 
 

Oportunidades no Chile

“Oportunidades no Chile” foi tema do workshop que marcou o início das atividades da nova fase do Lux Brasil. Realizado no dia 21 de outubro de 2014, o evento foi preparatório para os projetos Comprador e Vendedor que acontecem este mês, no Chile. Foram apresentadas aos integrantes do Projeto e interessados, as oportunidades reais de negócios que poderão ser encaminhadas durante as rodadas. Um panorama geral dos mercados chileno, boliviano, paraguaio e peruano também foi apresentado aos participantes.

 
 

Munclair foi destaque na Semana D

A Munclair, uma das indústrias que integra o Lux Brasil e é associada da Abilux, foi convidada pelo Centro Brasil Design (CBD), o organizador da Semana D, evento de design nacional que aconteceu de 3 a 9 de novembro de 2014, em Curitiba (PR), para apresentar um dos seus cases de sucesso: o da Linha de Luminárias Cinta.

Criadas e desenvolvidas graças a parceria estabelecida entre a indústria e o escritório de design Questto|Nó dentro do Programa Design Export, da Apex-Brasil, as peças que compõem a linha Cinta são prova da capacidade inovadora da indústria brasileira de luminárias que aposta e investe no desenvolvimento de produtos que agregam tecnologia e design.

 
 
Iluminação Pública

Prorrogado o prazo das inscrições para chamada pública de eficiência energética

Iluminação públicaA AES Eletropaulo (SP) prorrogou as inscrições para chamada pública de projetos de eficiência energética até o dia 28 de novembro. A ideia é promover o uso eficiente e racional de energia, estimulando a adesão de novas tecnologias e a criação de hábitos para combater o desperdício.

As propostas poderão ser apresentadas por clientes dos segmentos: Comércio e Serviço, Condomínios Residenciais, Poder Público, Serviço Público, Industrial e Iluminação Pública, que estejam dentro da área de concessão da distribuidora e em dia com suas obrigações legais perante a concessionária.

O edital está disponível no site www.aeseletropaulo.com.br.

 
 
Energia

Tubulares de LED X tubulares fluorescentes
Fonte: Cepel

“Avaliação elétrica e fotométrica de lâmpadas tubulares de LED” foi o tema do estudo realizado pela engenheira Alessandra Barbosa e a técnica em Eletrotécnica Michelle Siriaco do Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica) da área de Laboratórios do Fundão. A pesquisa, que comparou as lâmpadas tubulares de LED com as lâmpadas fluorescentes tubulares, apontou que além de serem mais eficientes, as de LED apresentam melhor qualidade de luz emitida. O Índice de Reprodução de Cor (IRC) das tubulares LED é superior ao das fluorescentes, o que faz com que as cores dos objetos sejam reproduzidas mais fielmente.

A amplitude da faixa de tensão das lâmpadas LED, maior que a das lâmpadas fluorescentes, também é outra vantagem, apontada pelo estudo. Essa maior faixa de tensão das LEDs (que funcionam tanto na tensão 110V como na 220V) aumenta sua vida útil em comparação à fluorescente.

Ficou constatado que as lâmpadas tubulares de LED conseguem emitir fluxo luminoso equivalente ao das fluorescentes, porém com potência nominal menor, o que aumenta a sua eficiência luminosa (lm/W). Com relação ao fator de potência as duas tecnologias se equivalem.

Foram ensaiados 14 modelos de lâmpadas de LED de seis fabricantes, com diferentes potências e dois modelos de fluorescentes de um mesmo fornecedor. Os ensaios das amostras de lâmpadas de LED foram realizados de acordo com a norma IES LM-7908 (Electrical and Photometric Measurements of Solid-State Lighting Products). Já os de lâmpadas fluorescentes, em consonância com a norma NBR IEC 60081-1997 (lâmpadas tubulares fluorescentes para iluminação em geral).

A pesquisa avaliou: potência, tensão, corrente, eficiência luminosa, fluxo luminoso, temperatura de cor, comprimento de onda dominante e índice de reprodução de cor.

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial