Ano 4 | nº 36 | 13 de maio de 2014
Prêmio Abilux Design de Luminárias

As vencedoras de 2014

Foram conhecidas em evento realizado, em São Paulo (SP), na Expolux (22/04/2014), as luminárias vencedoras do Prêmio Abilux Design de Luminárias. A edição 2014 do Prêmio foi muito especial. Criado em 1994 pela Abilux para estimular o desenvolvimento de um design nacional de luminárias que privilegiasse a criatividade dos designers e incentivasse a indústria a fabricar produtos diferenciados, o prêmio está comemorando 20 anos. Desde que foi instituído participaram 1.166 projetos. O atual recebeu 97 inscrições de produtos que concorreram nas categorias: iluminação residencial, comercial, industrial, pública e monumental além de um prêmio especial “Conservação de Energia”.

Design diferenciado, predominância de novas tecnologias com grande concentração de produtos utilizando como fonte luz o LED e uso de novos materiais marcaram a atual edição do Prêmio. Dos 97 produtos inscritos, 24 foram selecionados para participar da etapa em que foram eleitas as luminárias vencedoras..

O Prêmio Abilux Design de Luminárias conta com a parceria do Senai/SP.

Os produtos vencedores:

Categoria Residencial

1º Colocado
Produto: DUAL MIX
Empresa: Utiluz (Vertex)
Designer: João Francisco Adams Tcacenco
   
2º Colocado
Produto: Pendente Soleil
Empresa: GEO LUZ & CERÂMICA
Designer: Maurício D'avila
   
3º Colocado
Produto: FLY / PENDENTE
Empresa: ILUMINAR LTDA.
Designer: Alessandro Peres


Categoria Comercial

1º Colocado
Produto: Slim Led
Empresa: Utiluz (Vertex)
Designer: João Francisco Adams Tcacenco e Equipe Técnica
   
2º Colocado
Produto: Modular
Empresa: LUMEX INDÚSTRIA, COM., IMPORT., EXPORT. E PROJ. DE ILUM. EIRELI
Designer: Equipe de Desenvolvimento ITAIM Iluminação
   
3º Colocado
Produto: Lay / Arandela
Empresa: ILUMINAR LTDA.
Designer: Alessandro Peres


Categoria Industrial

1º Colocado
Produto: Luminária ÁGATA
Razão Social: INTRAL
Designer: Equipe Intral
   
2º Colocado
Produto: ILS
Empresa: GUARILUX LTDA.
Designer: Edilson Marques de Oliveira
   
3º Colocado
Produto: IND – 50 – MODULAR
Empresa Utiluz (VERTEX)
Designer: João Francisco Adams Tcacenco


Categoria Pública e Monumental

1º Colocado
Produto: ST3 – LINHA STREET
Empresa: COLD LED LIGHT
Designer: Equipe Cold Led light
   
2º Colocado
Produto: SL3 – LINHA SLIM
Empresa: COLD LED LIGHT
Designer: Equipe Cold Led light
   
3º Colocado 1
Produto: Focus Light
Empresa: FASA
Designer: Equipe FASA de Criação
   
3º Colocado 2
Produto: DI – 2100/06 – VERSATTI I
Empresa: REPUME REPUXAÇÃO E METALÚRGICA LTDA.
Designer: Donato Esteca Iannuzzi


Prêmio Especial

Produto: TP 8007 - FUTURE
Empresa: TRÓPICO
Designer: Departamento de Engenharia Trópico
 
Expolux 2014

Negócios gerados durante a feira garantirão crescimento de 4% para o setor

Expolux 2014

A 14ª Expolux – Feira Internacional da Indústria de Iluminação (22 a 26/04/2014) foi a maior edição da feira desde a sua criação, em 1988. Os números indicam a participação de 300 expositores, de mais de 21 mil visitantes compradores qualificados e de mais de 600 lançamentos que chamaram a atenção pela presença maciça de produtos com LED, pelo uso das novas tecnologias voltadas para a eficiência energética e para a automação (através controladores de luz) presentes em luminárias residenciais, comerciais, industriais e também para vias públicas. Estas, integradas a mobilidade e a segurança. Vale destacar também que o evento registrou um crescimento de 50% em sua área de exposição saltando dos 22.000 metros quadrados em 2012 para 37.500 metros quadrados em 2014.

Expolux

A expectativa da indústria é de que os negócios gerados durante a Expolux serão fundamentais para garantir ao setor crescimento de 4% em 2014 quando comparado a 2013 (R$ 4 bilhões). De acordo com o presidente da Abilux, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, muitas indústrias expositoras estão estimando crescimento superior, principalmente as que apostaram na inserção de novas tecnologias em seus produtos, no desenvolvimento de um design diferenciado e também nas exportações.

 

Expolux 2016

Expolux 2016A próxima edição da Expolux já tem data marcada. Está agendada para o mês de abril de 2016 (entre os dias 12 e 16). De acordo com o gerente da Expolux, Ivan Romão, a Reed Exhibitions Alcantara Machado está preparando uma série de novidades para 2016. “Ouvimos atentamente o que os expositores tinham a nos dizer e uma das alterações que deveremos implementar  será a setorização da feira. Está também em estudos a ampliação da área. Além dos pavilhões Branco e Verde, parte do Vermelho deverá ser incorporada à feira”, informa Romão.

 

ABILED: Luminárias de LED de baixo custo

Resultado do esforço das indústrias brasileiras Utiluz, Guarilux, Intral e O2LED, estão sendo desenvolvidos produtos de iluminação com tecnologia LED de baixo custo para atender às necessidades do mercado por produtos de ponta e acessíveis, que serão identificados com a marca Abiled. As indústrias contam com o suporte da Abilux.

As luminárias, com preços a partir de R$ 70,00, são comercializadas pelas quatro indústrias fabricantes da marca Abiled.

Durante a Expolux duas luminárias com a marca foram apresentadas: Abiled Iglu, da Utiluz e Abiled CH-03, da Guarilux.

LEd

Abiled Iglu

Indicada para uso interno de residências, a luminária Abiled Iglu, da Utiluz, substitui as lâmpadas incandescentes de 60W com a vantagem de que oferecem 20% mais lúmens, economia de 80% de energia e 30 mil horas de uso. A Utiluz disponibiliza versão também com sensor de presença.


Características Técnicas:

Corpo em alumínio dobrado
Dimensão 155x155x100mm – 0,6kg
Potência: 12W  
Alimentação 80 a 250 Vca com driver incorporado.Difusor antiofuscamento em acrílico

Abiled CH-03

As luminária Abiled CH-03 da Guarilux é de sobrepor e chega ao mercado com caixa externa em chapa de aço e pintura eletrostática e base dissipadora em alumínio anodizado. Chama a atenção pelo baixo consumo de energia: com 9W substitui uma incandescente de 60W. O conjunto óptico vem com difusores laterais e frontal em acrílico de alta transmitância.
Outras características:
Elevado pacote de luz (>100 lumens / watt)
Diversas opções de temperatura de cor (3000, 4000 ou 6500k)
Longa vida útil (35000 h)
Fácil instalação

Informações:
Guarilux: Fone: (11) 4035.1552
Intral: Fone: (54) 3209.1300
O2LED: Fone: (11) 2539.5199
Utiluz: Fone: (54) 3218.5200

 

LUX BRASIL
Projeto Comprador: mais de 250 rodadas de negócios

Lux BrasilMais de 250 rodadas de negócios e estimativas de exportações de luminárias da ordem de U$ 1.5 milhão nos próximos 12 meses foram os resultados obtidos pelo Projeto Comprador (PC) do Lux Brasil, evento realizado paralelamente à Expolux 2014, entre os dias 22 e 25 de abril.

Participaram das rodadas, 18 potenciais compradores vindos do Chile, Panamá, Costa Rica, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, que se surpreenderam com o design e a variedade de produtos apresentados pelos mais de 300 expositores que participaram da mostra.

Das 20 empresas que hoje fazem parte do Lux Brasil, 16 aderiram a esta edição do PC superando, de acordo com o gerente do Projeto, Arnaldo Galvão, as expectativas em relação ao número de participantes brasileiros bem como a dos estrangeiros nos encontros de negócios.

De acordo com o peruano Ricardo Carrión Oliveira, da Panapex, empresa que já mantém relações comerciais com indústrias brasileiras do setor, a vinda ao Brasil foi uma oportunidade excelente para prospectar negócios futuros e novos fornecedores, agora com foco nas luminárias decorativas. “A ideia é ampliar o nosso mix de produtos, já que hoje temos em nossa carteira de clientes cerca de mil lojas em todo o País.”

Na avaliação do diretor da Altena, Aberto Manavello, um dos destaques desta edição do Projeto Comprador foi a oportunidade de se estabelecer com representantes de empresas colombianas novas relações. “Sempre tivemos dificuldade em colocar nossas luminárias no mercado colombiano em função de que o país adota como norma de certificação para produtos de iluminação a RETILAP, sem correspondente com as normas vigentes no Brasil. A partir de agora, abrem-se novas oportunidades já que entusiasmados com os produtos fabricados no Brasil, iniciamos uma parceria que facilitará a certificação dos nossos produtos naquele País”, comemora o empresário.

 

Seminário debateu novo modelo de negócio para Iluminação Pública

Seminário

O segundo dia da Expolux (23/04/2014) foi dedicado à iluminação pública. Seminário, realizado simultaneamente ao evento, discutiu o atual estágio e as transformações porque passa o setor reuniu profissionais de prefeituras, da engenharia de iluminação, fornecedores, fabricantes de produtos e equipamentos e consultorias que buscam resposta para a pergunta que vem mobilizando o setor: “como entender as circunstâncias e desenhar um modelo de negócio eficiente para o poder público e atrativo para a iniciativa privada”?

Representantes de empresas e entidades especialistas no assunto integraram o time de palestrantes composto por: Bruno Pereira (PPP Brasil); Alfredo Gioielli (Gouveia Gioielli Advogados); Saulo Krichanã Rodrigues (Isitec); Rodinei Caetano (Prefeitura de Curitiba-PR); Isac Roizenblatt (Abilux); Plinyo Godoy (Luminotécnica); Carlos Kirchner  (SEESP); Eduardo Moreira Neto (Philips); Luciano Rosito (GE) e Paulo Candura (Luz Urbana), que discorreram sobre a formatação do novo mercado de Iluminação pública e forneceram orientação sobre como identificar as oportunidades, estruturar processos decisórios, analisar a formatação jurídica de possíveis consórcios e parcerias possíveis para a gestão de parques de iluminação pública.

Na avaliação de Luciano Rosito, da GE, o evento foi fundamental para esclarecer aos participantes sobre a importância de se adotar sistemas de iluminação que privilegiem a eficiência energética e que respeitem as normas da ABNT. “Tenho certeza que as palestras foram esclarecedoras e que os profissionais entenderam a formatação do novo mercado”

 
 
Energia

CNI lança cartilha sobre economia de energia elétrica na indústrias


Fonte: Mega Moveleiros

A energia é um dos principais insumos da indústria. A qualidade de suprimento e os custos são decisivos para a competitividade do produto nacional.

Cartilha CNIPor isso, a CNI e as federações de indústrias lançam uma campanha com orientações simples e práticas para apoiar o uso eficiente da energia nas quase 573 mil unidades industriais espalhadas pelo país. As dicas de economia são apresentadas por meio de folder, cartaz e cartilha.

A cartilha apresenta uma relação completa de dicas, abrangendo os principais usos de energia elétrica na indústria e a grande variedade de atividades do setor.

O folder é uma versão resumida com destaques para economia em motores elétricos, sistemas de refrigeração, de ar comprimido e de iluminação. Esses itens representam mais de 50% dos custos em energia elétrica na indústria. Faça o download do folder e do cartaz nos links abaixo.

O objetivo da CNI e da indústria brasileira é promover e difundir a eficiência energética, sem comprometer a segurança e a qualidade dos processos produtivos. O sucesso de ações de conservação de energia na indústria depende da conscientização de todos.

Faça parte da Campanha de Eficiência Energética e motive seus funcionários para obter a cartilha clique aqui.

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial