Ano 4 | nº 35 | 09 de abril de 2014
Expolux 2014

Expolux ganha sotaques

A menos de um mês da abertura da 14ª edição da Expolux (de 22 a 26/04/2014, em SP), a indústria de iluminação se prepara para apresentar mais de 600 lançamentos ao mercado. Design e tecnologia estão na pauta das empresas brasileiras que este ano terão a companhia de indústrias estrangeiras expositoras vindas dos EUA (2); Uruguai (2); Grã Bretanha (1), além de um Pavilhão de empresas taiwanesas e as de origem chinesa. Visitantes e compradores internacionais da América do Sul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Peru); dos EUA; Canadá; Portugal; Espanha; Taiwan e China também estão sendo esperados.

O Lux Brasil, programa de promoção de exportações do setor de iluminação em parceria com a Abilux e Apex-Brasil, também está trabalhando para trazer à Expolux importadores da América Latina. 20 compradores participarão de rodadas de negócios com as indústrias que fazem parte do Programa.

De acordo com o gerente da Expolux, Ivan Romão, a presença de empresas estrangeiras é uma excelente oportunidade para que empresários brasileiros do setor estabeleçam novos negócios e parcerias que podem beneficiar os dois lados envolvidos e que têm tudo para contribuir para o incremento das exportações dos produtos brasileiros. Ivan Romão lembra ainda que em um mundo globalizado, em que as distâncias estão cada vez mais curtas e que o avanço das novas tecnologias não tem fronteiras, a participação de empresas de origens tão distintas é uma indicação de que há uma aposta favorável ao potencial do mercado brasileiro de iluminação.

A Expolux reunirá cerca de 300 expositores. A estimativa é de que mais de 22 mil profissionais visitem a Feira.

Serviço:

EXPOLUX 2014 – 14ª Feira internacional da indústria de iluminação
Data: 22 a 26 de abril de 2014
Horário: terça à sexta-feira das 10h às 19h | sábado das 9h às 17h
Local: Expo Center Norte – Pavilhões branco e verde
Informações: www.expolux.com.br.


Eventos paralelos movimentarão a Expolux 2014

Seminário

Iluminação Pública em debate na Expolux 2014

Em decorrência da mudança regulatória da ANEEL, da obrigatoriedade do poder público de oferecer melhores serviços de iluminação à população, das oportunidades de investimentos em projetos de iluminação pública nos municípios brasileiros, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o apoio da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) realizará no dia 23/04/2014, paralelamente à Expolux, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), seminário sobre Iluminação Pública, que tem como objetivo auxiliar os players que atuam neste setor a entender o novo mercado.

Panorama do novo mercado de iluminação pública; Novo cenário de tecnologias e nível de serviço à população - O que pode ser aplicado à realidade brasileira e Eficiência energética e as normas ABNT para o setor de iluminação pública são os temas das palestras programadas pela Hiria, a responsável pela coordenação do conteúdo do Seminário.

Serviço:

Evento: Seminário “Iluminação Pública”
Data: 23 de abril de 2014
Local: Expo Center Norte - Sala Vila Maria (1º andar)
Informações e inscrições: 11 5096 3095 - e-mail: bianca.carvalho@hiria.com.br

 

Prêmio Abilux Design de Luminárias:
Vencedoras serão conhecidas no dia 22/04/2014

As luminárias residenciais, comerciais, industriais e públicas/monumentais vencedoras do Prêmio Abilux Design de Luminárias serão conhecidas em evento que será realizado, no dia 22 de abril, às 17h, na 14ª Expolux. A edição 2014 do Prêmio contou com a participação de 97 peças. Dessas, 26 foram selecionadas para disputar a fase final, que elegerá as vencedoras. Todas as finalistas serão submetidas a julgamento por suas características técnicas de economia de energia dentro de sua aplicação e uma delas será escolhida para receber o Prêmio Especial “Conservação de Energia”.

 
 
Design

Mostra reunirá os vencedores do Prêmio Design de Luminárias

Os produtos vencedores do Prêmio de Design de Luminárias ficarão expostos em uma mostra de design que será montada no estande da Abilux, na Expolux, no Expo Center Norte. A exposição estará aberta à visitação ente os dias 23 e 26 de abril (quarta à sexta-feira das 10h às 19h | sábado das 9h às 17h).

O design brasileiro na Feira de Milão

Prêmio AbiluxPeças da linha de luminárias Sinuosa produzidas pela Munclair e assinadas pela Nó Design estão entre as que estão participando da mostra de design 100% Brasil, que acontece dentro da Brazil S/A. A exposição, que é realizada paralelamente ao Salão Internacional do Móvel de Milão, poderá ser vista até o dia 13 de abril, no Palazzo Giureconsulti. Além da linha de luminárias Sinuosa, também terão peças expostas, entre outros, designers como Alê Jordão, Daniel Simonini, Estúdio Bola, Fábio Galleazo, Fernando Prado, Marcelo Rosembaum e Zanini de Zanine.

 
 
Tributos

O valor do MVA de luminárias, para Substituição Tributária em São Paulo, tem novo valor para o período de 1º de abril de 2014 a 31 de dezembro de 2015.

NCM 9405 passou a ser de 54% (anterior 52%)
NCM 9405.10 passou a ser de 48% (anterior 43%)
NCM 9405.20 passou a ser de 46% (anterior 50%)

Mais informações sobre a CAT 40 de 24/03/2014 estão disponíveis no site da Abilux (www.abilux.com.br), em Legislação.

 
 
Comércio Exterior

Brasil e Argentina firmam acordo para alavancar comércio bilateral MDIC

Representantes dos governos de Brasil e Argentina assinaram no dia 28 de março um Memorando de Entendimento sobre financiamento do comércio bilateral, que tem como objetivo promover o comércio entre os dois países por meio da redução da incerteza e do aumento da confiança entre os operadores comerciais e financeiros, além de facilitar o comércio e garantir os fluxos de pagamentos relativos a estas operações.

Pelo acordo, os dois países se comprometem a assegurar o fluxo comercial, livre de restrições que não possam ser justificadas pelo Artigo 50 do Tratado de Montevidéu de 1980. Este dispositivo trata de normas que justificam restrições específicas ao comércio de determinados produtos como, por exemplo, armas, munições, materiais nucleares, entre outros.

No memorando, assinado pelo ministro Mauro Borges e pelo ministro argentino da Economia, Axel Kicillof, as partes se comprometem a analisar a possibilidade de emitir títulos em moeda nacional, com correção cambial, em períodos compatíveis em operações de comércio com prazo igual ou superior a noventa dias – no caso do mercado do país importador não dispor de instrumentos financeiros para mitigar o risco cambial destas operações.

Os operadores de comércio exterior dos dois países poderão levar ao conhecimento das respectivas autoridades as dificuldades encontradas em relação aos financiamentos e à execução dos fluxos comerciais previstos. A autoridade de cooperação procurará resolver as dificuldades indicadas pelos operadores e, conforme o caso, poderá levar a questão ao conhecimento da autoridade do outro país, que deverá resolver o problema de acordo com o espírito de ampliação da confiança mútua previsto no memorando.

 
 
Trabalho

Prorrogada a obrigatoriedade de adesão ao eSocial

Por pressão do empresariado, mais uma vez o governo decidiu prorrogar o início da obrigatoriedade de adesão ao eSocial. O novo sistema, conhecido também como folha de pagamento digital, unifica em um único ambiente online todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas enviadas pelas empresas ao governo. Agora, as empresas de lucro real, com receita anual acima de R$ 78 milhões, terão de iniciar a transmissão obrigatória de dados via eSocial a partir de outubro de 2014, com substituição definitiva das atuais guias de recolhimento a partir de janeiro de 2015 - mesma data em que as demais empresas começam a aderir ao projeto.

 
 

Expolux 2014

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial