Ano 4 | nº 32 | 15 de janeiro de 2014
Abilux em Ação

'Otimista em relação a 2014, o presidente da Abilux, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, acredita que, embora tudo indique que a economia brasileira irá enfrentar mais um ano difícil, o setor de iluminação irá manter-se no positivo em função dos negócios que serão gerados durante a Expolux e pelos eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olímpíadas'

Crescimento do setor

Com um faturamento da ordem de R$ 4,0 bilhões, o setor de iluminação fechou 2013 com um crescimento de aproximadamente 4% nas vendas quando comparado a 2012 (R$ 3,8 bilhões). Os dados são da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), que atribuiu o desempenho positivo à oferta de produtos mais eficientes (fontes de luz e luminárias) e à evolução do mercado com a chegada de novas tecnologias.

Para Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, presidente da Entidade, o desempenho do mercado de iluminação foi relativamente bom em 2013. De acordo com ele, o setor de luminárias, por exemplo, esteve aquecido em função das novas obras e das substituições de instalações por outras mais eficientes. O que também refletiu nas boas vendas de luminárias foi o fato de que durante o ano esses produtos tiveram a alíquota do IPI reduzida (7,5% de fevereiro a junho; 10% de julho a setembro e 12% de outubro a dezembro), o que acabou beneficiando aos consumidores. Já com os controladores houve um arrefecimento dos produtos importados. Isso, por conta da maior alíquota do Imposto de Importação (até o final de setembro).

Uchôa Fagundes lembra que de uma maneira geral, todos os segmentos do setor foram parcialmente penalizados pelo aumento dos custos com mão de obra, insumos importados pela variação cambial, pela falta de financiamento para os projetos de eficiência energética, pela burocracia gerada pelas regras nas esferas municipal, estadual e federal e pela guerra fiscal entre estados.

O ano de 2014 está sendo visto pelos empresários do setor de iluminação como fora dos padrões, seja pela entrega de obras no primeiro semestre, pela realização da Expolux, que tradicionalmente impacta favoravelmente nos negócios da indústria, pelo evento da Copa ou ainda pelas atividades que serão geradas pelas eleições para presidente e governadores. As várias políticas de governo bem como a maturação de projetos municipais, por sua vez, darão um lastro ao longo do ano. Os fatores limitantes poderão estar atrelados à variação cambial e a disponibilidade de recursos financeiros. O resultado geral esperado é de que o crescimento se mantenha nos patamares de 4% quando comparado a 2013.

Dentre as frentes de ações planejadas pela Abilux para 2014 estão o estabelecimento de uma Política Nacional para o setor de Iluminação que apoie o desenvolvimento e a fabricação no território nacional de produtos com tecnologia LED (cabe ressaltar que algumas empresas já iniciaram no País atividades que envolvem a fabricação de produtos com LED, mesmo sem contar com o apoio de uma política nacional para este fim) e o trabalho em conjunto com entidades afins na busca de melhorias para o desenvolvimento de projetos de produtos que se destaquem pela tecnologia e design com vistas ao incremento das exportações do setor e qualificar produtos por meio de regulamentações do Inmetro e normas ABNT também estão entre as metas a serem perseguidas pela Abilux em 2014.

 
 

IPI para luminárias fica em 12%

O Diário Oficial da União do dia 24 de dezembro de 2013 publicou o Decreto 8169 que mantém em 12% o IPI de luminárias classificadas sob os códigos NCM 940510 9 e 940540 até 30 de junho de 2014.

Mais informações, consultar o site da Abilux: www.abilux.com.br.

 
Parcerias

Vem aí o Prêmio Abilux Design de Luminárias

Prêmio Abilux

Em breve serão divulgados o período das inscrições e o regulamento para a edição 2014 do Prêmio Abilux Design de Luminárias. Disputado nas categorias residencial, comercial, industrial, pública e monumental, o Prêmio é aberto à participação de empresas do setor de iluminação legalmente constituídas no Brasil. Os vencedores serão conhecidos em evento que será realizado no primeiro dia da Expolux (22.04.2013).

GE Edison Award


Estarão abertas até o dia 20.01.2014 as inscrições para a 31ª competição do GE Edison Award, prêmio que tem como objetivo reconhecer a excelência e qualidade em projetos de iluminação profissional que utilizam produtos da GE Lighting. Para mais informações, visite o site: www.geedisonaward.com.

 
 
Consulta Pública

EXPOLUX 2014:
mais de 200 expositores e foco nas novas tecnologias

ExpoluxSão Paulo se prepara para realizar, de 22 a 26 de abril de 2014, a 14ª Expolux (Feira Internacional da Indústria de Iluminação). Essa será a maior edição da mostra desde a sua criação, em 1988. Realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), ocupará 34 mil metros quadrados, uma área 50% superior à da anterior (2012).

Com as mudanças de paradigmas estabelecidas nos últimos anos no setor de iluminação e a crescente aceitação de novas tecnologias pelo mercado consumidor brasileiro, que viu aumentar as vendas de lâmpadas LED em 100% de 2012 para 2013, conforme dados da Abilux, a expectativa é de que os expositores levem para a Expolux 2014 os avanços conquistados pela indústria nos últimos anos.

Produtos que se destacam pela eficiência das fontes de luz, hoje com vida mais longa e com alta qualidade na reprodução das cores naturais; luminárias com designs de formas inusitadas em função da aplicação de novos materiais e da criatividade dos designers contemporâneos e controladores de luz com maior rendimento para a automação das áreas internas de residências e edifícios, bem como nas vias públicas integradas à mobilidade e a segurança, estão entre as atrações que os visitantes terão a oportunidade conhecer em primeiríssima mão.

Outro ponto de destaque do evento é a visitação, que a cada ano fica mais qualificada, aumentando o poder gerador de negócios do evento. São esperados 22 mil visitantes.

De acordo com Ivan Romão, Gerente do Evento, com a decisão de transformar a Expolux em uma feira independente e desvinculada da Feicon, o evento ganhou em audiência qualificada. O aumento da presença de profissionais ligados à área como arquitetos, engenheiros, lighting designers além de lojistas, representantes comerciais e importadores foi notada pelos expositores. A alteração foi também bem aceita pelos visitantes. Isso pode ser comprovado através de pesquisa de satisfação. Quando perguntados sobre qual era a avaliação que faziam sobre a mudança, 70% dos entrevistados avaliaram como positiva essa divisão.

 
 
Energia

Aneel prorroga o prazo para transferência dos ativos de iluminação pública

Iluminação PúblicaA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a solicitação das prefeituras e concedeu a ampliação do prazo para a totalidade dos municípios faltantes e não só para aqueles com população inferior a 50 mil habitantes (que era a proposta inicial da audiência pública) para assumir os ativos de iluminação pública. A nova data estabelecida pela Agência é o dia 31.12.2014.

As prefeituras apontaram dificuldades como o alto índice de renovação de prefeitos verificada no último pleito municipal, o que provocou a interrupção da interlocução entre distribuidoras e prefeituras, além da necessidade de ajustes à Contribuição de Iluminação Pública ou mesmo sua criação.

Com a transferência dos serviços de iluminação pública, que englobam o projeto, implantação, expansão, instalações, manutenção e consumo de energia, a Aneel busca atender a Constituição Federal (CF) de 1988, que definiu que a iluminação pública é de responsabilidade do município e, para isso, permite a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). O cronograma de transferência está previsto no art. 218 da Resolução Normativa nº 414/2010, que trata dos direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica.

 
 
Normas Técnicas

Intral forma quinta turma do Projeto Pescar

 

Projeto PescarA Intral formou a quinta turma do Projeto Pescar, programa de responsabilidade social mantido pela empresa em parceria com a Fundação Projeto Pescar. Nesta edição foram formados 17 alunos no curso Iniciação Profissional em Eletromecânica. Desde 2009, quando adotou a franquia social nas suas instalações, em Caxias do Sul (RS), a Intral já formou mais de 90 jovens no Projeto Pescar. O objetivo é gerar possibilidades efetivas de inclusão social, ajudando os jovens participantes a desenvolverem suas potencialidades e estimular a sua capacidade empreendedora. O projeto também visa à inclusão dos jovens no mercado de trabalho: nove alunos da quinta turma estão em processo de contratação, sendo que cinco deles trabalharão na Intral. A idade mínima para ser empregado na indústria é de 18 anos. Por esse motivo os outros alunos da turma ainda não foram encaminhados aos postos de trabalho fabris.

 

 

Normas Técnicas

eSocial

eSocialFoi publicado no dia 6/01/2014 a Circular nº 641 da Superintendência Nacional do FGTS que aprovou e divulgou no Diário Oficial da União de 07/01/2014 o leiaute dos arquivos relacionados aos eventos aplicáveis ao FGTS que compõem o eSocial.

O leiaute aprovado está disponível no Manual de Orientação do eSocial – versão 1.1, para consulta no endereço www.esocial.gov.br e www.caixa.gov.br. Este Manual define as regras de preenchimento, validação e demais orientações necessárias para que as empresas possam acessar as informações relevantes à prestação das informações relativas ao FGTS e deverão ser transmitidos de acordo com os seguintes prazos:

Eventos iniciais:

a) até 30/04/2014 para produtor rural pessoa física e segurado especial;

b) até 30/06/2014 para as empresas tributadas pelo Lucro Real;

c) até 30/11/2014 para as empresas tributadas pelo Lucro Presumido, Entidades Imunes e Isentas e optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional, Micro Empreendedor Individual (MEI), contribuinte individual equiparado à empresa e outros equiparados a empresa ou a empregador; e

d) até 31/01/2015 para os órgãos da administração direta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como suas autarquias e fundações.

 

Expolux 2014

 
Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial