Ano 3 | nº 30 | 07 de novembro de 2013
Abilux em Ação

Festa do Dia da Iluminação movimentou o setor

O ano de 2013 está sendo muito especial para o setor da iluminação. Outubro, quando se comemora o Dia da Iluminação, foi também o mês em que o Sindilux – (Sindicato da Indústria de Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação no Estado de São Paulo) completou 80 anos de atividades.

Carlos Eduardo Uchôa FagundesPara os festejos, a Abilux e o Sindilux armaram coquetel (22.10) no Espaço de Eventos Fiesp, em São Paulo (SP). Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, presidente das Entidades foi o anfitrião. Recebeu empresários, arquitetos, lighting designers, jornalistas e convidados que tiveram a oportunidade de participar de momentos marcantes da noite como a homenagem prestada aos irmãos Nadir Dias de Figueiredo e Morvan Dias de Figueiredo, que no início do século XX deram os primeiros passos para a instalação, no Brasil, da hoje consolidada indústria de iluminação e que foram personagens fundamentais na criação do Sindilux.

Na ocasião foram também conhecidos os vencedores da sexta edição do PrêmioAbilux Projetos de Iluminação.

Galeria de imagens

 

Livro conta a história do Sindilux

Livro Sindilux 80 anosPara marcar as oito décadas de existência do Sindilux foi editado o livro “80 Anos do Sindilux” que conta a história da Entidade e homenageia aos que, com o seu trabalho, contribuíram para tornar a indústria de iluminação brasileira uma realidade e tornar o Sindicato um dos mais representativos da indústria paulista.

A versão eletrônica do livro “Sindilux 80 Anos” está disponível, para leitura, no www.abilux.com.br/80anos.

 

VI Prêmio Abilux Projetos de Iluminação: conheça os vencedores

Prêmio Abilux Projetos de IluminaçãoOs destaques do VI Prêmio Abilux Projetos de Iluminação foram o escritório paulista Acenda Projeto de Iluminação, que venceu em três das cinco categorias em que o concurso foi disputado (Residencial, Comercial e Corporativo) e os catarinenses SQE LUZ Joinville e SQE LUZ São Francisco do Sul, os ganhadores, respectivamente, nas categorias Urbana e Especial “iluminação Eficiente”.

A edição 2013 do Prêmio Projetos de Iluminação, uma realização da Abilux em parceria com a ASBAI, acontece a cada dois anos (anos ímpares). Contou com 36 projetos inscritos.

Júri

Para escolher os melhores projetos foi constituído júri composto por representantes de entidades e instituições ligadas à arquitetura, design, engenharia, conservação de energia e meio ambiente, assim constituído: Presidente: Teresa Gouvea (Designer - Senai SP). Júri Técnico: Cláudia Borges Shimabukuro (Lighting Designer da LIT Iluminação); Fernando Serapião (Crítico de Arquitetura); Raquel Gomes dos Santos (Arquiteta – Senai SP); Rafael Meirelles David (Divisão de Estudos e Equipamentos Eficientes Eletrobras/Procel) e Marcelo Sigoli (Diretor da Pense Eco).

Os vencedores:

Categoria Residencial

1º Lugar - Categoria Residencial 1º lugar: Projeto Residência
Autoras: Luciana Costantin e Paula Carnelós
Escritório: Acenda Projeto de Iluminação
   
2º Lugar - Categoria Residencial 2º lugar: Projeto Apartamento Campo Belo
Autor: Ricardo Augusto Linhares Rossi
   
3º Lugar - Categoria Residencial 3º lugar: Projeto Residência
Autor: Fernanda Carvalho


Categoria Corporativa

Categoria Corporativa - 1º Lugar 1º lugar: Projeto Espaço Corporativo
Autoras: Luciana Costantin e Paula Carnelós
Escritório: Acenda Projeto de Iluminação
   
Houve empate no segundo lugar, da categoria Corporativa.
   
Categoria Corporativa - 2º lugar 2º lugar: Projeto Hotel Panamby Barra Funda
Autor: Marcos da Silva Castilha
Escritório: Castilha Iluminação
   
Categoria Corporativa - 2º Lugar 2º lugar: Projeto Retina Clinic
Autor: JRLUZ Arquitetura de Iluminação
   
Categoria Corporativa - 3º lugar 3º lugar: Projeto Use Móveis – Spazio JK
Autor: JRLUZ Arquitetura de Iluminação


Categoria Comercial

Categoria Comercial - 1º lugar 1º lugar: Projeto Loja de Produtos Importados
Autoras: Luciana Costantin e Paula Carnelós
Escritório: Acenda Projeto de Iluminação
   
Categoria Comercial - 2º lugar 2º lugar: Projeto Restaurante
Autor: Luciana Costantin e Paula Carnelós
Escritório: Acenda Projeto de Iluminação
   
Categoria Comercial - 3º lugar 3º lugar: Projeto Brasília Harley Davidson
Autor: Marcos da Silva Castilha
Escritório: Castilha Iluminação


Categoria Urbana

Categoria Urbana - 1º lugar 1º lugar: Projeto Modernização Iluminação Av. Beira Rio de Joinville (SC)
Autoras: Equipe SQE LUZ Joinville
Escritório: SQE LUZ Joinville
   
Categoria Urbana - 2º lugar 2º lugar: Projeto Iluminação da Fachada da Igreja Matriz de São Francisco do Sul (SC)
Autor: Equipe SQE LUZ São Francisco do Sul
Escritório: SQE LUZ São Francisco do Sul
   
Categoria Urbana - 3º lugar 3º lugar: Projeto Iluminação da Ciclovia e Passeio de Florianópolis (SC)
Autor: Equipe SQE LUZ Florianópolis
Escritório: SQE LUZ Florianópolis


Prêmio Especial “Iluminação Eficiente”

Categoria Urbana - 2º lugar Projeto: Iluminação da Fachada da Igreja Matriz São Francisco do Sul (SC)
Autor: Equipe SQE LUZ São Francisco do Sul

Patrocinadores: GE Iluminação, Itaim Iluminação, LLUM Bronzearte, Lustres Projeto, Reed Exhibitions Alcantara Machado e Schréder.

 
Parcerias

Vendas no varejo mantiveram-se estáveis em setembro

As vendas no varejo de produtos do setor de iluminação em outubro de 2013 mantiveram-se estáveis quando comparadas às do mês de setembro. A informação é da pesquisa Anamaco/Abilux que apontou que em relação ao mesmo período do ano anterior (2012) foi registrado incremento de 1%. (Quadro 1)

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos lojistas estima que o volume de vendas do setor, em novembro, crescerá. (Quadro2)

Na comparação com o mês de setembro, as vendas de material de construção em geral no varejo cresceram 3,2% em outubro. 530 revendedores das cinco regiões do Brasil participaram da pesquisa. Na comparação com o mês de outubro de 2012 o desempenho se manteve estável.

Quadro 01

Quadro 02

 
 
Consulta Pública

Consulta pública sobre tecnologia LED foi prorrogada até 25.11.2013

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) prorrogou até o dia 25 de novembro a consulta pública que trata da regulamentação das lâmpadas e luminárias a LED.

Todos os cidadãos poderão colaborar com sugestões, críticas e relatos sobre a utilização dos produtos comercializados no Brasil através do e-mail dipac.consultapublica@inmetro.gov.br ou via carta para o endereço: Rua da Estrela, 67, 2º andar – Rio Comprido – CEP 20251-900 – Rio de Janeiro, RJ, A/C da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac). 

Assim que publicada a portaria definitiva, fabricantes, importadores e o comércio terão diferentes prazos para se adequarem às novas regras. Só então, o Inmetro iniciará o controle das importações e fará a fiscalização no comércio de todo o País. Os fornecedores de produtos não conformes, após este prazo, estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei.

 
 
Energia

Neonergia trocará 35 mil lâmpadas por LED com desconto de 75%

Fonte: Portal Fator Brasil

LEDsO Grupo Neoenergia, por meio de suas distribuidoras Coelba (da Bahia), Celpe (de Pernambuco) e Cosern (do Rio Grande do Norte), lançou projeto de troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas por lâmpadas LED que integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, Celpe e Cosern regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que conta com a parceria da Philips, do Home Center Ferreira Costa e do Armazém Pará. O projeto irá promover a substituição de 35 mil lâmpadas nos três estados.

O acordo entre as empresas permitirá oferecer lâmpadas LED de 10W, com 800 lumens e 3.000 K e índice de reprodução de cor de 80 com um desconto de 75%. No mercado, uma lâmpada LED similar custa, em média, R$ 60. Os clientes da Neoenergia que atenderem aos critérios do projeto pagarão R$ 15 por unidade e poderão adquirir até cinco lâmpadas por fatura de energia.

Para efetuar a compra é necessário apresentar, nas lojas das redes de varejo participantes da promoção, a última conta de energia paga e até cinco lâmpadas incandescentes usadas de 60W a 100W, ou fluorescentes compactas integradas de 15W a 25W.

 
 
Normas Técnicas

Publicada norma de instalações elétricas em unidades marítimas

Fonte: Jornal da Instalação

Normas Técnicas - Iluminação MarítimaFoi publicada pela ABNT a Norma NBR IEC 61892-3 - Unidades marítimas fixas e móveis - Instalações Elétricas - Parte 3: Equipamentos, que estabelece requisitos para equipamentos elétricos em unidades marítimas fixas e móveis, incluindo oleodutos e gasodutos, estações de bombeamento, estações de lançamento ou recebimento de “pigs”, estações de compressão e monobóias de ancoragem, utilizadas na indústria marítima de petróleo para os propósitos de perfuração, processamento e armazenamento.

Esta norma é aplicável aos equipamentos em todas as instalações, sejam elas permanentes, temporárias, transportáveis ou portáteis, até 35 kV c.a. e até 1 500 V c.c. Ela também estabelece os requisitos para os equipamentos, que são adicionais aos requisitos indicados na norma do produto para os equipamentos aplicáveis.

A Comissão de Estudo CE 03:018.01 do Subcomitê SC-18 do COBEI, responsável pela elaboração desta Norma técnica brasileira equivalente, acompanhou todo o processo de atualização, comentários, revisão, votação e aprovação da respectiva Norma internacional da IEC.

Expolux 2014

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial