Ano 3 | nº 28 | 11 de setembro de 2013
Abilux em Ação

36 projetos disputam o Prêmio Abilux Projetos de Iluminação

Serão conhecidos no dia 22 de outubro, durante a festa de comemoração do Dia da Iluminação e dos 80 Anos do Sindilux, os vencedores do Prêmio Abilux Projetos de iluminação 2014.

Em sua sexta edição, o Prêmio contou com a participação de 36 projetos de iluminação inscritos nas categorias: Residencial; Comercial; Corporativa; Urbana e o Prêmio Especial "Iluminação Eficiente".

Festa do Dia da Iluminação

 

Expolux 2014: faltam 224 dias para a abertura

ExpoLuxFaltam 224 dias para a abertura da 14ª Expolux – Feira Internacional da Indústria da Iluminação, que será realizada de 22 a 26 de abril de 2014, no Expo Center Norte (Pavilhões Verde e Branco), em São Paulo – SP.  Com 35 mil metros quadrados de área de exposição as expectativas, de acordo com os organizadores, são de que a feira reúna mais de 200 expositores.

Serviço:

14ª Expolux (2014)
Data: 22 a 26/04/2014
Horário: 10h às 19h
Local: Expocenter Norte (Pavilhões Verde e Branco) / São Paulo – SP
Informações: Reed Alcantara / Fone: 3060-5000

 
Parcerias

Iluminação: vendas no varejo registraram queda de 4% em agosto

Contrariando as estimativas para o mês de agosto, que indicavam que as vendas de produtos de iluminação no varejo se manteriam estáveis em relação a julho, o setor registrou queda de 4% conforme atesta pesquisa Anamaco/Abilux. (Quadro 1) Para os lojistas ouvidos, as perspectivas para o mês de setembro são melhores. Estimam crescimento de 3% nas vendas no período. (Quadro 2)

De acordo com o estudo da Anamaco, em agosto todos os segmentos do setor da construção avaliados apresentaram ligeira queda nas vendas. A variação foi de 1% a 9% com exceção de cimentos (cresceu 3%), revestimentos e telhas (apresentaram crescimento de 2%). Portas e janelas de alumínio tiveram a maior queda. A maior retração ocorreu nas regiões Sul e Sudeste, enquanto o Centro-Oeste cresceu 4% em relação a julho.

A pesquisa completa está disponível no site da Abilux e pode ser acessada, pelas associadas, na área restrita através de login e senha.


Quadro 01

Quadro 02

 
 
Lux Export

Fabricantes de luminárias participam do Design Export

Design ExportAltena, Blumenox, Femarte, Itaim, Madelustre, Munclair e Trópico são as indústrias fabricantes de luminárias e integrantes do Lux Export que aderiram ao Design Export, programa criado para apoiar empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design com foco nas exportações.

Uma parceria entre a Apex-Brasil e Centro Brasil Design, O Design Export irá apoiar o desenvolvimento de 70 inovações. A atuação do Design Export se dá através de consultorias e capacitação para as empresas, orientando-as na identificação de oportunidades de inovação e na escolha de escritórios de design mais adequados a cada perfil.

Os consultores já estão trabalhando junto às indústrias de iluminação oferecendo suporte e o acompanhamento ao desenvolvimento dos projetos que deverão estar finalizados em 2014.

 

Lux Export realizará Projeto Vendedor no Panamá

Lux Export

Nos dias 17 e 18 de setembro, as indústrias Blumenox, Blumenau, Bonin, Femarte, Intral, Madelustre, Projeto e Trópico participarão de mais uma edição de um Projeto Vendedor promovido pelo Lux Export. O Panamá, mercado que tem se mostrado favorável às luminárias made in Brazil, foi o País escolhido para a realização da ação.  Por sua localização estratégica, ficou definido que além do Projeto Vendedor serão também realizadas no Panamá rodadas de negócios envolvendo compradores de países vizinhos como Colômbia, Peru, Venezuela e República Dominicana, que serão convidados pelo Lux Export.

 
 
Iluminação Pública

Cartilha de iluminação pública está disponível na internet

Fonte: Jornal da Instalação

Cartilha Iluminação PúblicaA Cartilha “Iluminação Pública – Guia do Gestor”, desenvolvida pela Secretaria de Energia, está disponível para consulta na internet. A publicação reúne informações sobre a gestão da iluminação pública, serviço que terá os ativos transferidos das concessionárias de energia para os municípios, a partir de janeiro de 2014, por resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Custos de operação e manutenção dos sistemas (equipamentos, eficiência energética e qualidade) e gestão da energia elétrica para redução das despesas são alguns dos assuntos apresentados na cartilha. O governo de São Paulo também criou, por meio do Investe SP, uma linha de crédito voltada aos municípios para projetos de iluminação pública. 

A cartilha "Iluminação Pública - Guia do Gestor" está disponível no link: www.energia.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/519.pdf

 
 
Design

iF Product Design Award: inscrições abertas até o dia 25/10/2013

iFDesignEncerram-se no dia 25 de outubro de 2013 as inscrições para o iF Product Design Award 2014. Um dos maiores prêmios internacionais de qualidade e excelência em design, o iF Product é destinado a projetos de design de produto e engloba a criação e produção de objetos e produtos tridimensionais.

Informações:
www.ifdesign.de/language_portuguese_e / Fone: 41 3076-7332.

 
 
Tributos

MDIC lança estudo tributário sobre zonas de processamento de exportação

MDICO Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou a pesquisa “Zonas de Processamento de Exportação: Estudo Tributário Comparado”, uma análise detalhada sobre as peculiaridades dos regimes de estímulo disponíveis às empresas exportadoras em 20 estados brasileiros.  Os dados contidos no relatório orientam o setor privado em suas decisões de investimento e servem como reflexão sobre a política pública das ZPE vis-à-vis regimes tributários selecionados referentes à atividade exportadora, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

O estudo realizou um exame quantitativo entre o tratamento tributário aplicado às empresas instaladas em ZPE e outras modalidades de incentivos fiscais disponíveis para promover exportações. 

O que são as ZPE

As Zonas de Processamento de Exportação são caracterizadas como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo específico e o principal requisito é o seu caráter eminentemente exportador. As empresas devem auferir e manter receita bruta decorrente de exportação para o exterior de, no mínimo, 80% de sua receita bruta total.  Atualmente, existem 24 ZPEs criadas em diferentes fases pré-operacionais, distribuídas em vinte estados brasileiros.

 

Guerra dos Portos

Fonte: Agência Indusnet Fiesp

Guerra dos Portos

As mudanças que entraram em vigor depois da Resolução nº 13, do Senado Federal, em 1º de janeiro de 2013, em relação aos conteúdos de importação, estiveram no centro do debate do “Seminário Guerra dos Portos – As recentes alterações nas operações interestaduais com importados”, realizado dia 05/09, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A Resolução nº 13, que estabelece alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior ou com conteúdo de importação superior a 40%, foi regulamentada pelo Convênio ICMS nº 38, de maio deste ano. A medida trouxe algumas inovações, como, por exemplo, a exclusão da obrigatoriedade de preenchimento da Ficha de Conteúdo de Importação (FCI) para as mercadorias ou bens que não sofrerem processo de industrialização, mesmo que sejam importados.

Em sua apresentação, o supervisor da Diretoria Administrativa Tributária da Sefaz, Marcelo Bergamasco Silva, reforçou pontos importantes sobre o tema, como o fato de que produtos com 40% de conteúdo importado em sua composição são considerados nacionais. “Entre 40% e 70% de conteúdo importado a metade do valor da mercadoria é tida como importada”, explicou. “Já os bens com mais de 70% de conteúdo vindo de fora são considerados importados”, disse.

Importante: essas regras valem apenas para artigos industrializados. “Adiamos para 1º de outubro o início da obrigatoriedade de preenchimento da FCI”, disse Silva. “Mas o sistema está aberto desde abril para que as empresas possam começar a transmitir essas informações antes de outubro se quiserem”.

 
 
Eventos, Feiras & Seminários

Feicon Batimat Nordeste

Feicon Batimat Nordeste

De 26 a 28 de setembro de 2013 será realizada em Recife (PE) a Feicon Batimat. Simultaneamente à feira acontecerão o Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat Nordeste, congresso que reunirá profissionais nacionais e internacionais do setor da construção civil para palestras e debates sobre os mais importantes temas da atualidade e a Decor Prime Show, mostra de arquitetura e decoração com ambientes e showroom. Móveis, iluminação, objetos decorativos, revestimentos, papel de parede, tecidos, tapetes, são alguns dos segmentos que poderão ser vistos em uma área de 1.000 m2.

Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Feicon Batimat Nordeste conta com o apoio institucional da Abilux.

Expolux 2014

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial