Ano 3 | nº 27 | 8 de agosto de 2013
Abilux em Ação

Prêmio Abilux Projetos de Iluminação

Prêmio Abilux Projetos de Iluminação

 
Parcerias

Iluminação: crescimento de 3% nas vendas do varejo em julho

Quando comparado ao mês de junho, a vendas no varejo de produtos de iluminação apresentaram, em julho, crescimento de 3%. Os dados foram apurados pelo Instituto Anamaco de Pesquisas em todos os Estados do País para pesquisa mensal Abilux/Anamaco. Os demais segmentos do setor da construção avaliados pelo Instituto apresentaram um aumento no volume de vendas que variou de 7% a 12%. Além dos produtos de iluminação, metais também apresentou aumento menos expressivo – crescimento de 4%.

Os lojistas das regiões Centro-Oeste e Nordeste foram os que registraram melhor desempenho nas vendas de produtos de iluminação em julho. (Quadro 1) Para o mês de agosto as perspectivas são de que as vendas permaneçam nos mesmos patamares das verificadas em julho. (Quadro 2)

Para ter acesso à íntegra da Pesquisa, os associados da Abilux podem entrar na área restrita (Associados) do site (www.abilux.com.br) ou solicitá-la através do e-mail: abilux@abilux.com.br.

Quadro 01

Quadro 02

 
 
Normas

Norma para plugues e tomadas

Desde o dia 9 de agosto já está valendo a norma ABNT NBR 16188:2013 - Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo - Adaptadores providos de protetor e/ou filtro de linha - Requisitos específicos, que foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-03).

Publicada no dia 9 de julho de 2013 pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, a Norma estabelece os requisitos mínimos exigíveis de desempenho e segurança para adaptadores de plugues e tomadas providos de protetores e/ou filtros de linha com tensão nominal não superior a 250V c.a. e corrente nominal de até 20 A destinados para uso doméstico e análogo tanto interno como externo.

 
 
Comércio Exterior

Alíquotas de importação caem a partir de outubro

Comércio ExteriorOs cem produtos que tiveram aumento de alíquotas em setembro de 2012 voltarão a ser tributados pelos percentuais que vigoravam antes da elevação. O governo não renovará a proteção concedida à indústria nacional por meio de aumento do Imposto de Importação.

A nova regra valerá a partir de outubro, quando vence o prazo original da lista de exceção negociada entre os países do Mercosul. A maior parte dos produtos tem hoje alíquota de 25%.

Os setores mais beneficiados pela medida haviam sido a siderurgia, a indústria química, de medicamentos e de bens de capital. Na lista havia também pneus, batata, tijolos, vidros, entre outros. O fim da proteção não terá impacto relevante sobre as receitas do governo. Como se trata de uma barreira à entrada de produtos, o imposto mais alto não implica necessariamente em menor participação dos importados no mercado nacional.

 
 
Tributos

Confaz adia para 1º de outubro a obrigatoriedade de preenchimento e entrega da FCI

Fonte: Diário Oficial da União de 30/07/2013

O Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, na sua 150ª reunião ordinária, realizada em Natal, RN, no dia 26 de julho de 2013, tendo em vista o disposto nos arts. 102, 128 e 199 do Código Tributário Nacional - CTN (Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966), na Resolução do Senado Federal nº 13, de 25 de abril de 2012, e na Lei Complementar nº 24, de 7 de janeiro de 1975, resolve celebrar o seguinte:

CONVÊNIO

Cláusula primeira Os dispositivos a seguir indicados do Convênio ICMS 38/13, de 23 de maio de 2013, passam a vigorar com as seguintes redações:

I - a cláusula sétima:

“Cláusula sétima Nas operações interestaduais com bens ou mercadorias importados que tenham sido submetidos a processo de industrialização no estabelecimento do emitente, deverá ser informado o número da FCI (Ficha de Conteúdo de Informação) em campo próprio da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.

Parágrafo único. Nas operações subsequentes com os bens ou mercadorias referidos no caput, quando não submetidos a novo processo de industrialização, o estabelecimento emitente da NF-e deverá transcrever o número da FCI contido no documento fiscal relativo à operação anterior.”;

II - a cláusula décima primeira:

“Cláusula décima primeira Enquanto não forem criados campos próprios na NF-e para preenchimento da informação de que trata a cláusula sétima, deverá ser informado no campo “Dados Adicionais do Produto” (TAG 325 – infAdProd), por bem ou mercadoria, o número da FCI do correspondente item da NF-e, com a expressão: “Resolução do Senado Federal nº 13/12, Número da FCI_______.”

Cláusula segunda Ficam convalidados os procedimentos adotados, no período de 11 de junho até o início de vigência deste convênio, em conformidade com as alterações realizadas no Convênio ICMS 38/13, nos termos da cláusula primeira.

Cláusula terceira Fica adiado para o dia 1º de outubro de 2013 o início da obrigatoriedade de preenchimento e entrega da Ficha de Conteúdo de Importação (FCI).

Parágrafo único. Fica dispensada também, até a data referida no caput, a indicação do número da FCI na nota fiscal eletrônica (NF-e) emitida para acobertar as operações a que se refere o Convenio ICMS 38/13.

Cláusula quarta Este convênio entra em vigor na data da publicação da sua ratificação nacional no Diário Oficial da União.

Para mais informações, acesse:

Convênio ICMS 38, de 22 de maio de 2013 | Portaria CAT 64, de 28-6-2013

 
 
Iluminação Pública

Mais de 120 mil pontos de luz serão substituídos em SP

Fonte: Jornal da Instalação

Iluminação públicaAté o final do ano a Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), deverá substituir mais 120 mil pontos de luz que apresentam baixo desempenho na cidade de São Paulo (SP). No total, são 152 mil lâmpadas que se encontram nessa situação.

O Programa contempla as 31 subprefeituras e custará R$116,3 milhões.

O retrato da Iluminação pública em SP

Quantidade de unidades: 534 mil
Quantidade de lâmpadas: 562 mil (inclui favelas, túneis e passagens subterrâneas)
Iluminação por lâmpada de vapor de sódio: 67%
Iluminação por lâmpada de vapor de mercúrio: 31%
LED: 2%
Quantidade de transformadores: 15 mil
Extensão de circuitos: 13 mil quilômetros
Consumo mensal de energia: 49GWh
Potência instalada: 134MW

 
 
Eventos, Feiras & Seminários

Feicon Batimat Nordeste

Feicon Batimat NordesteA Feicon Batimat Nordeste será realizada de 26 a 28 de setembro de 2013, em Recife (PE), e reunirá grandes marcas que apresentarão suas soluções, lançamentos e tendências do setor.

Simultaneamente à feira acontecerão o Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat Nordeste, congresso que reunirá profissionais nacionais e internacionais do setor da construção civil para palestras e debates sobre os mais importantes temas da atualidade e a Decor Prime Show, mostra de arquitetura e decoração com ambientes e showroom. Móveis, iluminação, objetos decorativos, revestimentos, papel de parede, tecidos, tapetes, são alguns dos segmentos que poderão ser vistos em uma área de 1.000 m2.

Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Feicon Batimat Nordeste conta com o apoio institucional da Abilux.

 

Integrated Entertainment Technology Expo 2014

IET BrasilNos dias 5 e 6 de fevereiro de 2014 acontecerá no Rio Centro (Rio de Janeiro – RJ), a Integrated Entertainment Technology Expo - IET Brasil 2014, feira de negócios e conferência voltadas ao mundo relacionado às experiências integradas pelo alto impacto visual, sensorial e sonoro. A IET Brasil 2014 apresentará tecnologias de ponta, soluções de áudio, equipamentos de iluminação e sistemas integrados para instalações permanentes e temporárias.

Informações:

Madeleine Marston, Tel. +44 (0)778526 7775
Email: madeleine.marston@ietbrasil.com

Candyce Costa, Tel. +44 (0)1727 814400
Email: candyce.costa@mackbrooks.co.uk

 

 

Iluminação Eficiente: lançado livro produzido pela Eletrobras Procel e Parceiros

Fonte: Procel Info

Livro Iluminação EficienteAcaba de ser lançado o livro “Iluminação Eficiente – Iniciativas da Eletrobras Procel e Parceiros”, que foi produzido com base nos conhecimentos desenvolvidos pela Eletrobras Procel e seus parceiros na área de iluminação residencial, comercial e pública. O livro foi elaborado agrupando, a cada capítulo, as experiências dos participantes nos respectivos projetos desenvolvidos em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel).  São 24 artigos distribuídos em sete capítulos escritos por 41 profissionais de diversos órgãos e instituições, incluindo a Abilux.

O livro traz conceitos a respeito de iluminação, um panorama do mercado de equipamentos no Brasil e dá destaque para programas governamentais que atuam nessa área, coordenados pelo Inmetro, Aneel e pela própria Eletrobras. A obra contém ainda, informações a respeito dos benefícios do Programa Procel Reluz e do Selo Procel Eletrobras, de iniciativas educacionais e de disseminação dos temas iluminação e eficiência energética, bem como dos esforços da Eletrobras Procel, do Inmetro e de laboratórios para que produtos de iluminação mais eficientes sejam comercializados no mercado. Entre as novidades estão relatos sobre as pesquisas e estudos com lâmpadas LED, ações relacionadas ao descarte de lâmpadas fluorescentes e o trabalho de atualização, revisão e criação de normas para iluminação. 

O livro está disponível para download gratuito no Procel Info. Clique aqui.

 
 
Nova associada

DSW Electric

WAYPARTNERS DO BRASILL COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA.
São Paulo - SP
(11) 2036-5800
atendimento@dswelectric.com.br / sac@dswelectric.com.br
Fabricação de reatores e importação, comércio e fabricação de produtos eletrônicos automotivos
 
 

Festa do Dia da Iluminação

 

Expolux 2014

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial