Ano 3 | nº 26 | 11 de julho de 2013
Abilux em Ação

Alíquota do IPI para luminárias fica reduzida a 10%

Foi publicado no Diário Oficial da União de 1º de julho de 2013 e já está em vigor o Decreto 8035 (28.06.2013), que altera a Tabela de Incidência do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) de alguns produtos entre os quais, luminárias.

Para luminárias classificadas sob os códigos NCM 9405.10.9 e 9405.40 – NC (94-2), a alíquota do IPI fica reduzida a 10% no período: 1º/07/2013 a 30/09/2013.

Mais informações, consultar o site da Abilux: www.abilux.com.br.

 
 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Projetos de Iluminação 2013

Prêmio Projetos de IluminaçãoEscritórios, profissionais da arquitetura, design, engenharia e áreas afins que desejam participar da edição 2013 do Prêmio Abilux Projetos de iluminação têm até o dia 15 de agosto para fazer as inscrições.

Uma realização da Abilux em parceria com a AsBAI, a sexta edição do Prêmio Projetos de Iluminação será disputada nas categorias: Residencial; Comercial; Corporativa; Urbana e o Prêmio Especial “Iluminação Eficiente”, categoria que engloba todos os projetos de iluminação concorrentes que privilegiaram a conservação de energia.

Regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site da Abilux: www.abilux.com.br.

Ficha Técnica: VI Prêmio Abilux Projetos de Iluminação

Inscrições: 1º de junho a 15 de agosto de 2013
Local: Secretaria Executiva do Prêmio, Abilux -
Av. Paulista, 1313 – 9º. andar – cj. 913 – CEP: 01311-923 - São Paulo – SP
Informações: Fone/Fax: (11) 3251-2744

Apoio:
ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços
de Conservação de Energia) e SENAI.

 
 

Faltam 284 dias para a abertura da Expolux 2014

Expolux 2014Faltam 284 dias para a abertura da 14ª Expolux – Feira Internacional da Indústria da Iluminação, que será realizada de 22 a 26 de abril de 2014, no Expo Center Norte (Pavilhões Verde e Branco), em São Paulo – SP. Com 35 mil metros quadrados de área de exposição as expectativas, de acordo com os organizadores, são de que a feira reúna mais de 200 expositores.

Já está confirmada a participação de aproximadamente 100 indústrias que fabricam luminárias, lâmpadas e componentes voltados, entre outros, para uso e aplicação nas iluminações: decorativa, residencial, pública, comercial e de emergência. Aureon, Babilux, Blumenox, Brasi Lustres, Concept Iluminação, Di Menno Luce; DLight; Golden Art; Guarilux, Interlight, Intral, Lumicenter; Madelustre, Bonin, Femarte, Munclair, O2 Led Illumination, Parislux, Reinchenbach Tecnologia Iluminação, Repume, Revoluz, Schréder do Brasil e Unicoba são algumas das empresas que estarão apresentando seus lançamentos na Expolux 2014.

Serviço:

14ª Expolux (2014)
Data: 22 a 26/04/2014
Horário: 10h às 19h
Local: Expocenter Norte (Pavilhões Verde e Branco) / São Paulo – SP

Informações: Reed Alcantara / Fone: 3060-5000

 
 

A desoneração da logística reversa

O diretor Técnico da Abilux, Isac Roizenblatt participou do 2º Encontro da Rede de Resíduos Sólidos da Indústria que aconteceu em São Paulo (na sede da CNI), no dia 21 de junho. Defendida pela Abilux em seus pleitos junto aos órgãos governamentais envolvidos na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a desoneração da logística reversa de produtos, inclusive dos de iluminação, foi um dos destaques da reunião.

No caso da lâmpada, que é um produto diferenciado, a logística reversa pode custar tanto ou mais do que o próprio produto diferentemente de outros em que este processo custa 1%, 2% e, no máximo, 5% do valor de um produto novo. "Em face deste custo, e considerando a fragilidade das lâmpadas, é importante que haja sustentabilidade econômica e ecológica em todo o processo", defende o diretor Técnico da Abilux.

A Rede de Resíduos Sólidos da Indústria é gerida pela CNI e conta com a participação de Federações de Indústrias e Associações Setoriais de âmbito nacional. O objetivo da rede é coordenar e organizar a participação da indústria nos diversos fóruns de implementação da PNRS, além de centralizar e difundir informações para todos os setores representativos da indústria.

 
Parcerias

Varejo: vendas em queda

O número de lojistas que registrou aumento nas vendas de produtos de iluminação em junho caiu 2% quando comparado ao mesmo período de 2012 conforme indica a pesquisa mensal Abilux/Anamaco realizada em todas as regiões do País. (Quadro 1) Os Estados da região Sul foram os que apresentaram maior queda quando comparados os meses de junho com maio. (Quadro 2) Para julho, as perspectivas são de aumento modesto das vendas. (Quadro 3)

No geral, as vendas de material de construção no varejo retraíram 8% no mês de junho com relação a maio. Na comparação junho de 2013 x junho de 2012, a retração é de 4%. Foram verificadas quedas nas vendas em todo o país e em praticamente todos os segmentos, exceto metais sanitários. As regiões Sul e Sudeste foram as que mais sofreram.

Para ter acesso à íntegra da pesquisa, as associadas à Abilux podem solicitá-la através do e-mail: abilux@abilux.com.br.

Quadro 01

Quadro 02

Quadro 03

 
 
Lux Export

Projeto Comprador

Estimativas de negócios de USD 1.260.000,00
para as associadas do Lux Export

Doze empresas brasileiras fabricantes de luminárias e associadas ao Programa Setorial Lux Export, parceria entre a Abilux e a Apex-Brasil, se reuniram com importadores, distribuidores e atacadistas vindos da república Dominicana, Panamá, Peru, Costa Rica, Namíbia, Tanzânia e Quênia para participar de mais um Projeto Comprador do setor. A edição, que foi realizada no âmbito do Projeto da Copa das Confederações da FIFA através da Apex-Brasil, aconteceu nos dias 24 e 25 de junho, na sede da CNI, em São Paulo (SP).

Projeto Comprador Expo Lux

Um showroom, com montagem e instalação especial das peças possibilitou que as indústrias apresentassem aos potenciais compradores luminárias em pleno funcionamento. O resultado foi a realização de 71 encontros de negócios que devem gerar nos próximos meses exportações da ordem de USD 1.260.000,00, segundo estimativas indicadas pelas empresas participantes do evento.

A repercussão junto aos participantes foi avaliada como altamente positiva. Para Oscar Vega, da Global Light Solutions, da Costa Rica, “participar de uma ação como a promovida pelo Lux Export foi uma oportunidade única para que se pudesse conhecer a variedade da oferta de produtos da indústria brasileira de iluminação”.

Wagner da Silva Gozzi, diretor Comercial da Bonin, uma das indústrias brasileiras que integram o Lux Export, ressaltou o formato inovador adotado para a apresentação dos produtos bem como a estratégia e a dinâmica implementadas para a realização dos encontros de negócios. “Considero este, um evento de classe mundial”, concluiu Bonin.

Do lado do Brasil participaram as empresas: Altena, Blumenox, Blumenau Iluminação, Bonin, Femarte, Guarilux, Intral, Itaim, Lumini, Munclair, Tropico e Lorenzetti.  O grupo dos importadores contou com a presença das companhias: Eletric Suplply Compnay (República Dominicana); Grupo Pistar Hloding (Panamá); Oceancross Proyectos y Estudios de Iluminación (Panamá); Proycon Contratistas (Peru); Global Lighting Solutions (Costa Rica), Uaundja Trading Enterprises (Namíbia); GM Cross (Tanzânia) e Tach Agencies (Quênia).

 

Projeto Vendedor, no Panamá, em setembro

PanamáEstimulados pelos bons resultados obtidos através do Projeto Comprador Copa das Confederações, os integrantes do Lux Export preparam-se agora para participar nos dias 17 e 18 de setembro de mais uma edição de um Projeto Vendedor.  O Panamá, mercado que tem se mostrado favorável às luminárias made in Brazil, foi o País escolhido para a realização da ação.

Por sua localização estratégica, ficou definido que além do Projeto Comprador serão também realizadas no Panamá rodadas de negócios envolvendo compradores de países vizinhos como Colômbia, Peru, Venezuela e República Dominicana, que serão convidados pelo Lux Export.

 
 
Eventos

4º LEDforum

LEDForumAcontece em São Paulo (SP), no Hotel Tivoli Mofarrej, nos dias 1º e 2 de agosto o 4º LEDforum um dos mais importantes fóruns de discussões da aplicação de tecnologia LED entre os grandes nomes do lighting design nacional e internacional. Uma realização da revista L+D, com o apoio técnico da AsBai e a co-realização do Informa Group Latim America, o evento também conta com o apoio da Abilux. Dentre os palestrantes internacionais encontram-se nomes como os de: Meret Madsen (Dinamarca); Paulo Willig (EUA); Maurici Ginés (Espanha); Paulina Villalobos (Chile); Jan Ejhed (Suécia) e Gerd Pfarré (Alemanha).

Associados da Abilux têm 20% de desconto na inscrição.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento: www.ledforum.com.br.

 
 
Indústria

GE Power Conversion: nova unidade no Brasil

GE Power ConversionA divisão Power Conversion da GE está ampliando suas atividades no Brasil. A empresa está investindo US$20 milhões na nova fábrica localizada em Betim (MG). A unidade será responsável pela fabricação de painéis elétricos, inversores de frequência de baixa e média tensão, além de conversores para energia eólica. Todos os componentes podem ser direcionados para setores como: petróleo e gás, indústria, energia, entre outros.

A nova fábrica iniciou suas operações em abril com três linhas de montagem para a produção de painéis de média e baixa tensão. As novas linhas, para inversores eólicos e drives de média e baixa tensão, deverão entrar em operação em uma segunda etapa, prevista para o segundo semestre de 2013.

 
 
Energia

ANEEL aprova versão revisada do Manual do Programa de Eficiência Energética

Fonte: Aneel

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou no dia 18 de junho a revisão do Manual para Elaboração do Programa de Eficiência Energética (PEE), aprovado pela Resolução Normativa Nº 300/2008. De acordo com a Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000, as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar, anualmente, percentual mínimo da receita operacional líquida - ROL em programas de eficiência energética.

De acordo com a nova proposta, foram incluídos no PEE incentivos à contrapartida, em que parte dos custos do projeto é paga pelo próprio consumidor ou terceiros. A contrapartida é um dos critérios de seleção de projetos na Chamada Pública, e o cálculo da relação custo-benefício do projeto passará a considerar apenas os recursos provenientes do PEE, o que irá melhorar a viabilidade econômica de projetos realizados mediante contrapartida do consumidor. Também foi acrescentada no Programa a ação chamada bônus, que consiste em aumentar a eficiência energética de unidades consumidores residenciais por meio da compra incentivada de aparelhos eletrodomésticos mais eficientes, a fim de compartilhar custos com o consumidor final e ampliar a atuação do Programa. 

Saiba mais

 

 

Novas associadas

BABILUX IND. COM. DE LUSTRES E LUMINÁRIAS EIRELI
Fone: (11) 2422-8001 / 2422-1477 - Fax: (11) 2304-2978
Site: www.oficinadoacrilicoilumi.com.br
e-mail: oficinadoacrilico@uol.com.br
Produtos: Lustres e Luminárias

BRODWAY COM. E SERVIÇOS DE ILUMINAÇÃO LTDA.
Fone: (11) 5538-3355 - Fax: (11) 5538-3380
Site: www.lalampe.com.br
Site: www.dominici.com.br
e-mail: alessandra.friedmann@dilil.com.br
Produtos: Luminárias e outros equipamentos de iluminação

MAPRELUX REATORES LTDA.
Fone: (11) 2455-6034 - Fax: (11) 2451-9055
Site: www.mapreluxreatores.com.br
e-mail: maprelux@terra.com.br
Produtos: Reatores

 

Expolux 2014


Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial