Ano 2 | nº 19 | 12 de dezembro de 2012
Feliz 2013

2013Às vésperas de iniciarmos um novo ano gostaria de desejar um próspero 2013 aos que estão direta e indiretamente ligados ao setor da iluminação e em especial aos que, através do Abilux Informa, acompanham mês a mês o que a Entidade realiza para tornar cada vez mais forte um segmento que além de ser estratégico para a economia de um País é fundamental para garantir qualidade de vida a cada um de nós.

 

A todos, um Feliz Ano Novo!

Carlos Eduardo Uchôa Fagundes
Presidente Abilux

 
 
Notícias do Setor

Setor aguarda prorrogação da redução do IPI

A Abilux pleiteou junto ao Governo Federal a prorrogação por mais 12 meses (até dezembro de 2013) da medida que reduz a 5% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) relativas aos produtos (luminárias) classificados nos códigos 9405.10.9 e 9405.40 benefício que, de acordo com Decreto 7796, publicado no DOU de 31/08/2012, através da Nota Complementar 094-2 da TIPI, se encerra no dia 31/12/2012.

Estudos realizados pela Entidade apontam que a redução do IPI para o segmento não apenas viabiliza a rápida recuperação do mercado, como também estimula a aquisição de maior volume de luminárias nas grandes obras resultando em benefícios à população. Adicionalmente, há o benefício no consumo de energia elétrica pela troca dos antigos por novos equipamentos de iluminação com eficiência que são comprovadas através de estudos, medições e certificação da qualidade assegurada por empresas especializadas.

Até a data do fechamento desta edição (11/12/2012) o Governo ainda não havia se manifestado sobre o acolhimento (ou não) do pleito.

 
 
Pesquisa

Iluminação: vendas no varejo cresceram 4,1% em novembro

Iluminação, tintas, revestimento cerâmico, argamassas e rejunte foram os segmentos da construção que apresentaram maior crescimento nas vendas no varejo em novembro/2012. De acordo com pesquisa da Anamaco, iluminação registrou incremento de 4,1% quando comparado a outubro/2012.

Com exceção do Sudeste, todas as outras regiões apresentaram crescimento nas vendas de produtos de iluminação no período conforme pode ser verificado no quadro abaixo.

Pesquisa

Quando analisado o desempenho do setor da construção como um todo, a pesquisa indica que em novembro as vendas tiveram um incremento de 2,3%. No acumulado do ano, o desempenho foi de 3,3% e, nos últimos 12 meses, o setor apresenta variação positiva de 3,1%.

Ainda de acordo com a pesquisa, em novembro o mercado atingiu o terceiro melhor resultado desde janeiro de 2011, ficando atrás apenas dos meses de março e outubro de 2012. Com estes números, o setor tende a bater a meta de fechar o ano com 3,5% de crescimento sobre 2011, expectativa que também é compartilhada pela Abilux que acredita que iluminação deverá fechar o ano com crescimento semelhante.

As associadas da Abilux que desejarem ter acesso à pesquisa completa, favor solicitá-la através do e-mail: abilux@abilux.com.br.

 
 
Parcerias

A GE e a infraestrutura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Infraestrutura para os Jogos Olímpicos

"Infraestrutura para os Jogos Olímpicos – Aprendendo com os Jogos Olímpicos passados e construindo uma Visão para 2016" foi o tema escolhido pela GE para encontro (26.11.2012) que tratou da criação de uma plataforma de relacionamento entre as principais entidades públicas e privadas envolvidas nos projetos de infraestrutura, que possibilitarão a realização das próximas Olimpíadas no Brasil, em 2016.

Patrocinadora global do certame, a GE deu durante o evento detalhes da experiência da empresa ao lado do Comitê Olímpico Internacional com inovações em eficiência energética, reuso de água, sistemas inteligentes, mobilidade urbana, iluminação e medicina avançada. De acordo com Reinaldo Garcia, presidente da Empresa para a América Latina, não se faz uma Olimpíada sozinho. "Queremos possibilitar parcerias para que a cidade se prepare de maneira eficiente e sustentável, no tempo esperado. Esta é uma oportunidade para criar um legado por meio das mudanças que acontecerão no desenvolvimento do Rio", argumentou Garcia.

Osram presente no Arena Corinthians

Arena CorinthiansO Arena Corinthians, que está em construção em São Paulo (SP), contará com soluções e a tecnologia OSRAM para iluminar o estádio que será palco da abertura da Copa do Mundo 2014, no Brasil. Painéis de alta resolução serão utilizados como placares, e na fachada do estádio, um telão de LEDs com 170 m de comprimento e 20 m de altura, mostrará imagens da torcida durante as partidas.

De acordo com Sergio Costa, especialista em projetos luminotécnicos, o campo da arena terá  aproximadamente 5.000 lux, o que representa um nível de iluminação 50% acima dos padrões exigidos pela FIFA, porém com facho de luz controlado, o que evita ofuscamento no público presente.

A iluminação interna contará com as tecnologias mais eficientes e econômicas do mercado, com lâmpadas fluorescentes e luminárias de LED. O alto nível de uniformidade horizontal proporcionará melhor iluminação tanto para o público presente quanto para a transmissão de TV em alta definição. Entre as vantagens apontadas, está a economia de energia. “Esta tecnologia garante uma drástica redução da quantidade de pontos de luz necessários, proporcionando enormes reduções no consumo de energia e também nos custos de instalação, operação e manutenção”, informa Everton Mello, presidente da OSRAM.

Philips anuncia projeto global para iluminação de estádios

Philips Royal Eletronics

O presidente da Philips Royal Eletronics para a America Latina, Henk de Jong e Johan van Geijn da Royal Netherlands Football Association (KNVB), anunciaram parceria global de três anos que tem como objetivo a construção de 90 centros de luz no continente africano e sul americano. No Brasil, serão construídos 25 campos de futebol iluminados com LED, abastecidos por energia solar. A previsão é de que o primeiro campo seja inaugurado no primeiro semestre de 2013 e todos os centros estejam prontos até 2014. 

O objetivo é a criação de pontos de luz para comunidades que vivem sem energia elétrica, de modo que possam se reunir criando oportunidades para atividades sociais, esportivas e econômicas durante o período noturno. Esses campos receberão o programa WorldCoaches (treinadores do mundo, em tradução livre) da KNVB. Mais de 1.6 bilhão de pessoas serão beneficiadas ao redor do mundo.

Além de iluminar campos de futebol localizados em comunidades carentes, a Philips informou que é a responsável pela iluminação de quatro estádios que serão sede da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014: Estádio do Maracanã (RJ), Estádio da Independência (MG), Estádio do Grêmio, Estádio de São Luis, Estádio Fonte Nova (BA) e Estádio Castelão (CE).

 
 
Prêmios, feiras e eventos

Projeto de plugues e tomadas: consulta pública até 7.01.2013

Até o dia 7 de janeiro de 2013 o Projeto nº 03:023.02-088 - Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo – adaptadores providos de protetor e/ou filtros de linha – Requisitos específicos estará em consulta pública.  A norma se aplica aos adaptadores protetores contra surtos e aos adaptadores filtros de linha que sejam mecanicamente similares aos adaptadores de plugues e tomadas, independente da nomenclatura adotada e que não possuam norma específica. Determina os requisitos mínimos exigíveis de desempenho e segurança para adaptadores de plugues e tomadas providos de protetores e/ou filtros de linha, com tensão nominal não superior a 250Vca e uma corrente nominal de até 20A, para uso doméstico e análogo, tanto para utilização interna como externa.

Dentre as exigências técnicas que fazem parte do projeto, estão: o plugue e a tomada devem estar em conformidade com os requisitos construtivos e de ensaios da ABNT NBR 14936 e os dimensionais devem estar em conformidade com a norma ABNT NBR14136; a tensão de limitação do dispositivo de proteção contra surtos deve ser inferior a 1,0kV, entre outros requisitos.


 
Comércio Exterior

Camex divulga lista de bens sem similar nacional

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) divulgou no seu site a lista de bens em similar nacional, elaborada a partir da determinação da Resolução n° 13 do Senado Federal, que atribuiu à Camex, presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a tarefa de relacionar os produtos importados que estarão isentos da cobrança da nova alíquota unificada de ICMS, fixada em 4%, a partir de 1° de janeiro de 2013. A lista consolidada estava prevista na Resolução Camex n° 79, publicada no início deste mês, a qual já especificava os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) que fariam parte da relação de bens que serão excluídos da aplicação da nova alíquota de ICMS.

Ainda quanto à resolução 13, foram publicados pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) no dia 7/11/2012, documentos (convênio 123, ajuste SINIEF 19 e ajuste SINIEF 20) que estão provocando questionamento de como segui-los a partir de 1º de janeiro de 2013.

Setores da economia estão solicitando prorrogação para a implementação da resolução. Até o fechamento desta edição (11.12.2012) não foi divulgada a aceitação, ou não, do pleito.  

Para facilitar o entendimento da medida foi feita uma relação de perguntas frequentes - Resolução CAMEX nº 79/2012.

Leia Mais


 
Tecnologia

As lâmpadas e as novas tecnologias

Tecnologia

Fonte: Exame.com

Bioluminescência

A lâmpada biológica na verdade é uma bactéria anaeróbia, que vive dentro da água e se alimenta de resíduos, como o lixo doméstico

Consumo: não gasta energia elétrica

Vida útil e preço: não há previsão para aplicação comercial

Oled

A tecnologia substitui o bulbo por uma fina placa feita de polímero plástico, um composto orgânico que se autoilumina na presença de energia.

Consumo: de 20 a 25 watts para oferecer a mesma quantia de luz de uma lâmpada incandescente de 65 watts

Vida útil e preço: dura 25 anos e custa a partir de 450 dólares

Luminescência por elétrons

A VU1 tem um bulbo revestido com um tipo diferente de fósforo, que oferece um tom de luz mais próximo ao da lâmpada incandescente. Também é livre de mercúrio.

Consumo: 19 watts para oferecer a mesma quantidade de luz de uma lâmpada incandescente de 65 watts

Vida útil e preço: dura dez anos e custa 15 dólares

Led com resfriamento líquido

A lâmpada Switch usa um sistema de resfriamento com silicone líquido no lugar do ar, aumentando a durabilidade.

Consumo: 21 watts para oferecer a mesma quantidade de luz de uma lâmpada incandescente de 100 watts

Vida útil e preço: dura 20 anos e custa de 40 a 50 dólares

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial