Ano 2 | nº 18 | 8 de novembro de 2012

Dia da Iluminação foi comemorado com festa pela Abilux

A indústria de iluminação comemorou, em São Paulo (SP), no dia 18 de outubro o "Dia da Iluminação".

Uchôa Fagundes e Leôncio Carvalho (à esquerda)Recebidos pelo presidente da entidade, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, empresários, representantes das empresas associadas à Entidade, arquitetos, lighting designers e imprensa brindaram às conquistas alcançadas em um ano que não foi dos mais fáceis para a indústria nacional.

Ao falar aos convidados, Uchôa Fagundes, fez um balanço dos resultados alcanças pela entidade em 2012:

"Podemos dizer, com orgulho, que as nossas expectativas foram alcançadas. A Abilux trabalhou intensamente e conseguiu obter a tão sonhada desoneração de impostos para luminárias (de 15 para 5%). Assistimos a realização de uma das mais bem sucedidas edições da Expolux e uma vez mais o Prêmio de Design de Luminárias bateu recorde de inscritos e mostrou que a indústria brasileira de iluminação está acompanhando os padrões globais de tecnologia. Mais de 90% das luminárias inscritas apresentaram tecnologia para o uso de LEDs".

O presidente da Abilux fez também o lançamento da edição 2013 do Prêmio Projetos de Iluminação e da Expolux 2014.

Clique aqui e acesse a galeria de imagens.

 
 
Pesquisas

Acordo Setorial para Logística Reversa de Lâmpadas contendo mercúrio

Logística Reversa de LâmpadasA Abilux, em atendimento ao Edital de Chamamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), fez a entrega no dia 1º de novembro de 2012 de proposta de Acordo Setorial para a implementação de Logística Reversa de Lâmpadas contendo mercúrio.

O trabalho apresentado pela Abilux propõe a criação de uma gestora nacional, independente e sem fins lucrativos que se encarregará de gerir contratos com pontos de recebimento e transbordo, transportadoras e recicladoras. Manterá estreito relacionamento com órgãos ambientais de governo, divulgará a importância do descarte adequado e consolidará os resultados dos trabalhos para manter o governo informado.

A proposta é resultado de mais de dois anos de intenso trabalho, período em que foram realizadas reuniões na Entidade e nos Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O trabalho contou ainda com o suporte de dois dos mais representativos escritórios de advocacia: Demarest & Almeida e Mattos Filho e com a consultoria internacional da Grant Thornton.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que participou ativamente do trabalho através de seu diretor Antonio Florêncio com contribuições fundamentais, apoia a proposta da Abilux.

 
 
Comércio exterior

Abilux lança 6º Prêmio Projetos de Iluminação

Prêmio AbiluxFoi lançado, em São Paulo (SP), durante a Festa do Dia da Iluminação (18/10/2012), o 6º Prêmio Projetos de Iluminação. Criado pela Abilux com o objetivo de reconhecer o trabalho dos profissionais que se dedicam ao desenvolvimento de projetos de iluminação e de proporcionar um relacionamento mais estreito com os fabricantes de luminárias, lâmpadas, reatores e controles eletrônicos em prol de uma melhor e mais eficiente iluminação no mercado brasileiro, o Prêmio é voltado aos escritórios e aos profissionais de arquitetura, design de interiores, engenharia, lighting designers e áreas afins.

O Prêmio Abilux Projetos de Iluminação é disputado nas categorias Residencial; Lojas; Shoppings e Entretenimento (cinemas, parques temáticos,...); Corporações (escritórios, bancos,...); Indústrias; Hotéis, Hospitais e Clínicas; Restaurantes e Bares; Fachadas, Monumentos, Jardins e Espaços Públicos; Vias Públicas e o prêmio especial “Iluminação Eficiente”.

A cerimônia de premiação ocorrerá em outubro de 2013, durante o próximo evento comemorativo do Dia da Iluminação.

 
 
Parcerias

Iluminação: Vendas no varejo registraram crescimento de 4,3%

Comparado ao mês setembro, o crescimento do setor de iluminação no varejo, em outubro, de acordo com pesquisa realizada pela Anamaco em todas as regiões do País, foi de 4,3%. O desempenho acompanhou a tendência de crescimento das vendas do setor da construção, que apresentaram incremento de 5,2% em relação a setembro.

Gráfico

A pesquisa indica ainda que o último trimestre do ano começou aquecido. Os índices e mais a previsão de vendas, que devem ser muito fortes em novembro e dezembro, contribuirão para que o setor da construção atinja a meta revista para o ano de crescer 3,5% em 2012 sobre 2011. A Abilux aposta que este deverá ser também o comportamento das vendas do setor de iluminação.

O destaque no mês no setor de iluminação foi a região Norte e os piores resultados apresentados foram os das regiões Sudeste e Sul.

Gráfico

Para ter acesso à pesquisa completa, as indústrias associadas à Abilux deverão solicitá-la através do e-mail: abilux@abilux.com.br.

 
 
Prêmios, feiras e eventos

IEC publica norma sobre atmosferas explosivas

A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) publicou norma internacional sobre atmosferas explosivas, a IEC 60079-33 - Atmosferas explosivas - Parte 33: Proteção de equipamentos por proteção especial "s", que apresenta a metodologia específica para a avaliação e ensaio, bem como os requisitos para a marcação de equipamentos elétricos, partes de equipamentos elétricos e componentes "Ex" com tipo de proteção "s".

Os dados resumidos da nova Norma estão disponíveis no site IEC STORE.


 
Cursos

Etiquetagem PBE Edifica de Eficiência Energética em Edificações

Entre os dias 12 e 14 de novembro o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) realizará no Rio de Janeiro (RJ) o curso: “Etiquetagem PBE Edifica de Eficiência Energética em Edificações - Diretrizes para o Gestor Municipal”, que tem como objetivo apresentar as diretrizes básicas para etiquetagem do nível de eficiência energética em edificações estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da ELETROBRAS, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL e publicada pelo Inmetro. O curso é dirigido aos técnicos municipais, engenheiros, arquitetos, empresas de consultoria e demais profissionais relacionados com o tema “eficiência energética e edificações públicas”.

Informações: site: www.ibam.org.br / e-mail: sec-ensur@ibam.org.br / fones: (21) 2536-9726 ou (21) 2536-9737.

Certificação energética para edifícios residenciais

A Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) promoverá entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, o curso “Certificação Energética Procel Edifica para Edifícios Residenciais”.

Voltado para arquitetos, engenheiros, designers, projetistas, estudantes e profissionais, o curso de 20 horas/aula tem como objetivo apresentar aos participantes a etiquetagem do nível de eficiência energética em edifícios desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia e publicada pelo Inmetro, para ser aplicada em UH - unidades habitacionais autônomas; edificações unifamiliares, e unidades autônomas de edificações multifamiliares; áreas de uso comum, tanto frequente como eventual.

Mais Informações: www.fupam.org.br / (11) 3554-6060. 


 
Biblioteca

LEDs comemoram 50 anos

Fonte: LedNews

LedsCinquenta anos atrás, o cientista Nick Holonyak, inventava o primeiro diodo emissor de luz de espectro visível (LED). O dispositivo foi concebido como “mágico” porque a luz era visível ao olho humano, diferente dos lasers infravermelhos.

Quando Holonyak entrou para a General Eletrics, em 1957, uma equipe de cientistas e engenheiros já explorava aplicações de semicondutores e criava os chamados tiristores e retificadores, precursores dos diodos modernos.  Enquanto o cientista Robert N. Hall trabalhava na invenção do laser semicondutor usando GaAs (arsenieto de galio), Holonyak buscava um resultado visível utilizando  GaAsP (fosfato de arsenieto de galio). Hall utilizou um método de polimento para criar espelhos de laser, enquanto Holonyak tentou formar espelhos através de cortes.

No dia 9 de outubro de 1962, Holonyak tornou-se a primeira pessoa a operar uma liga de laser semicondutora visível – o dispositivo que iluminou o primeiro LED visível. Meio século depois, LEDs robustos e de longa duração foram incorporados como fonte de luz em inúmeras aplicações. Hoje estão em dispositivos eletrônicos, placas de saída, celulares e displays de artphones, TVs, PCs, tablets, sinalizações comerciais, telas de vídeo em instalações esportivas, equipamentos cirúrgicos microscópicos e cruzamentos ferroviários.

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial