Ano 2 | nº 15 | 07 de agosto de 2012

Fôlego para o setor até setembro de 2012

A prorrogação, até setembro de 2012, da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para luminárias e lustres dará, com certeza, um novo fôlego ao setor de iluminação.

A expectativa agora é de que a indústria acelere a produção e consiga ampliar suas vendas que vêm nos últimos meses, segundo indicadores do segmento, se mantendo estáveis no varejo em alguns estados e registrando leve crescimento em outros, como os das regiões Norte e Nordeste.

Vamos trabalhar para que a desoneração surta efeitos positivos e fortaleçam os nossos negócios no segundo semestre, período reconhecidamente bem mais favorável para os produtos de iluminação.

Mas os resultados oriundos deste benefício poderão ser ainda mais otimizados se a informação chegar de maneira clara ao consumidor que identificará ser este o momento certo para adquirir produtos modernos, que agreguem tecnologias capazes de reduzir o consumo de energia e de oferecer iluminação de qualidade superior.

É importante que o lojista reforce a sua comunicação neste sentido e que seja mais agressivo ao informar sobre o repasse do benefício para os preços finais de lustres e luminárias.

Sabemos da importância que no longo prazo medidas como esta geram para os setores beneficiados. Não é diferente para iluminação. Indústria e varejo devem aproveitar ao máximo as vantagens das desonerações de impostos.

E a Abilux, como representante das indústrias que são responsáveis por 70% do faturamento do setor, defenderá junto ao governo federal a prorrogação da medida para 2013 como uma maneira de manter estáveis os níveis de emprego e da produção industrial e, consequentemente, colaborar com o aquecimento do comércio.

Carlos Eduardo Uchôa Fagundes
Presidente da Abilux

Iluminação: vendas no varejo cresceram 3,3% em julho

As vendas no varejo de produtos de iluminação no mês de julho quando comparadas a junho mantiveram-se positivas. Pesquisa realizada pela Anamaco indica crescimento de 3,3% no período. Outro indicador positivo refere-se à queda no número de lojistas que diminuíram o volume de vendas de produtos do segmento: passou de 32% em junho para 24% em julho. Houve também crescimento de 4 pp no número de lojistas que conseguiram aumentar o volume de vendas (de 19% em junho para 23% em julho). De janeiro a julho o crescimento foi de 5,1%.

No geral, as vendas de material de construção registraram, em julho, crescimento de 7% sobre o mês de junho. Nos últimos 12 meses o setor fechou com decréscimo de 2%. Já na comparação julho de 2012 sobre julho de 2011, as vendas foram 3% menores. Os setores que apresentaram melhor desempenho em julho foram os de argamassas com aumento de 10,9%, seguido do de metais (crescimento de 9,8%) e cimento com acréscimo de 8%. Tubos de PVC tiveram o menor desempenho: crescimento de 3,2%.

Gráfico

 
 
Leis, portarias e normas

Estande é premiado na Expo Ferretera

estande

A participação do Lux Export na Expo Ferretrera 2012 (7 a 10 de junho), em Santo Domingo (República Dominicana) rendeu ao estande do Programa e à Abilux o prêmio "O Melhor entre os Melhores". A escolha foi feita através de eleição entre os expositores.

Altena, Bonin, Femarte, Guarilux, Ilumatic/Intral, Light Tool/Light Group, Madelustre, Munclair e Naville foram as empresas do Lux Export que marcaram presença com seus produtos no premiado estande da Expo Ferretera.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 25 de agosto, no Hotel Dominican Fiesta.

 
 
Energia

3º LEDforum

Led Forum Data: dias 9 e 10 de agosto de 2012
Local: AMCHAM Business Center, em São Paulo (SP)
Inscrições: http://www.ledforum.com.br/3ledforum/inscricoes.html
Informações: F. 11 3017.6888
Programação:
Dia 09/08/2012
9h00 Abertura (Thiago Gaya Revista L+D / Brasil)
9h15 LEDs e nosso futuro "Net Zero" (Chad Groshart, Atelier Ten / EUA)
11h00 LEDs na iluminação de paisagismo (Janet Moyer, Landscape Lighting Institute/EUA)
11h45 Atualização sobre normas e procedimentos para produtos de iluminação de estado sólido (Vicente Scopacasa /Philips Lumileds / Brasil)
14h30 Integração com Inspiração (Dean Skira Skira A.L.D. / Croácia)
16h00 Educação em Arquitetura de Iluminação (Orlando Marques e Janna Witt KTH School of Technology and Health / Suécia)
17h00 Fachadas, planos diretores e interiores: a contribuição do LED aos nossos projetos (Emmanuel Clair Light Cibles / França)
Dia 10/08/2012
9h00 LED em espaços urbanos públicos - uma perspectiva do pedestre (Jan Ejhed KTH School of Technology and Health / Suécia)
10h00 Iluminando o presente com projeção ao futuro (Claudia Paz, Diseño y Luz / Peru)
11h30 O poder do conceito no lighting design (Paul Ehlert, Ljusarkitektur / Suécia)
14h30 O retrofit dos museus de Londres (a confirmar) (Erco / Alemanha)
15h15 LEDs uma nova óptica (Jacopo Mori Almeco / Itália)
16h45 Valorizar com a luz (Kai Piippo Ljusarkitektur / Suécia)
17h45 Encerramento

 

Apex-Brasil premiará empresas e entidades

Apex

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) prorrogou as inscrições até o dia 24 de agosto de 2012 do 4º Prêmio Apex-Brasil – Exportar é Inovar.

O Prêmio é disputado em 19 categorias, sendo cinco voltadas para entidades setoriais que desenvolveram projetos de promoção de exportações em parceria com a Agência. Já as empresas exportadoras participantes dos Projetos Setoriais da Agência podem concorrer em quatro categorias: inovação como diferencial competitivo, gestão internacional de marca, internacionalização como estratégia para desenvolvimento da competitividade e sustentabilidade e responsabilidade socioambiental nos negócios.

As empresas premiadas participarão da próxima campanha de comunicação institucional da Agência, que será veiculada nos principais meios de TV, rádio, mídia impressa e mídia aeroportuária.

O regulamento está no site: www.premioapexbrasil.com.br.

iF Design Awards 2013: inscrições estão abertas

If DesignJá estão abertas as inscrições para a edição 2013 do prêmio iF Design Awards. Poderão ser feitas até o dia 19 de setembro de 2012. Além do selo de qualidade, os premiados terão seus produtos ou projetos expostos em mostras como a de Hannover (Alemanha), que acontece paralelamente ao CeBIT; em exposição interativa em Hamburgo (Alemanha) e também em exposições de multimídia na China, em Haikou, Ilha Hainan e Hangzha. Informações e inscrições no site: www.ifdesign.de.

Lamp Lighting Solution 2013

Lamp LightingAs inscrições para o Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013 estarão abertas de 1º/09/2012 a 31/01/2013. Realizado pela espanhola Premios Lamp Lighting Solutions será disputado nas categorias: Iluminação Exterior Arquitetônica; Iluminação de Interiores; Iluminação Urbana e Estudantes. Podem participar lighting designers, arquitetos, engenheiros, designers de interiores, paisagistas e estudantes de qualquer nacionalidade e sem limite de idade. Não é permitida a participação de empresas distribuidoras de iluminação e de projetos apresentados em edições anteriores do Prêmio.

Informações:
Site: www.lamp.es/premios
E-mail: premios@lamp.es
Tel.: +34 93 736 68 39

 
 
Tecnologia

Norma para produtos com LED está em consulta pública

A Comissão de estudos (CE-03:034.01) elaborou o primeiro projeto de termos e definições para LEDs e módulos de LEDs para iluminação em geral n° 03:034.01-119 para receber contribuições até o dia 15 de agosto de 2012. O projeto está previsto para ser conforme a norma internacional (IEC/TS62504:2011), ed. 1.0. A especificação trata dos termos relativos para iluminação com fontes de luz LED e determina, dentre outras definições, a temperatura ambiente, a fonte aparente, o ângulo do facho, o módulo de LED embutido, o comprimento de onda dominante e as coordenadas cromáticas.

Mais informações, no site: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/default.aspx.

 
 
Pesquisas

Philips: novo presidente

HenkO holandês Henk de Jong assume no dia 1º de setembro de 2012 a presidência da Philips no Brasil. Henk de Jong é o atual responsável pela divisão de bens de consumo da companhia na Europa, na Ásia, no Oriente Médio e na África.

GE tem novo diretor-geral

Fonte: Valor Econômico

Alexandra FerrariAlexandre Ferrari é o novo diretor-geral da GE Iluminação no Brasil, setor que fazia parte do departamento da América Latina do grupo. Com a missão de conquistar espaço, principalmente no mercado de iluminação pública, Ferrari terá ainda sob sua responsabilidade o desenvolvimento do projeto da nova fábrica de lâmpadas da empresa no Brasil. Alexandre Ferrari trabalhou por 18 anos na Philips. Era o diretor da divisão de luminárias profissionais para a América Latina.


 
Indústrias

OSRAM montará fábrica de LED na China

OSRAMA OSRAM anunciou que irá montar uma fábrica de LED em New Wuxi (China) para desenvolver chips de LED com o objetivo de aumentar a capacidade das suas fábricas já existentes em Regensburg (Alemanha) e Penang (Malásia). A nova planta vai alojar em sua linha componentes fabricados nas duas anteriores. Além disso, a filial em Wuxi irá aumentar a fabricação de produtos de iluminação automotiva e industrial para os principais segmentos do mercado chinês, otimizando a fábrica de Penang. A fábrica de New Wuxi será instalada até o final de 2013 e terá capacidade para acomodar até 1.600 empregados quando estiver em pleno funcionamento.

Apliquim ampliará rede de atendimento

ApliquimA Apliquim Brasil Recicle, empresa especializada em descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes, informou que fechou parcerias nos estados do Pará e no Maranhão, com a Plamax; no Ceará, com a Braslimp; e em Minas Gerais, com a Ecosust. A rede da Apliquim de recolhimento e gestão destes resíduos cobre atualmente, segundo a companhia, o Sul do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal com estrutura própria e parceiros que levam o material às suas plantas industriais em Paulínia (SP) e Indaial (SC). A empresa informa ainda que a Bahia será o próximo estado brasileiro a entrar nesta rede.


 
Comércio exterior

Sancionada lei que amplia recursos para financiar exportações

Foi sancionada no dia 31 de julho de 2012 a Lei n° 12.699 que concede crédito suplementar para o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) no valor de R$ 1,355 bilhão. O recurso está dividido entre as duas modalidades do Proex, com verba de R$ 800 milhões para o Proex Financiamento e com R$ 555 milhões para o Proex Equalização.

O Proex Financiamento concede empréstimos diretos aos exportadores brasileiros, que recebem o valor da operação comercial à vista e oferece ao importador prazo para o pagamento da transação. Esse mecanismo de financiamento atende, principalmente, às exportações de micro e pequenas empresas. O crédito do programa está disponível para empresas exportadoras de bens e serviços, com faturamento bruto anual de até R$ 600 milhões. Quando a operação de exportação brasileira é financiada por instituições financeiras estabelecidas no país ou no exterior, o Proex Equalização arca com parte dos encargos financeiros incidentes, de forma a tornar as taxas de juros equivalentes às praticadas internacionalmente.

Secex simplifica procedimento para empresas que utilizam drawback integrado

SecexPor meio da Portaria Secex nº 23/2012, publicada no dia 24/07/2012 no Diário Oficial da União (DOU), a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) alterou dois artigos (151 e 189) da Portaria Secex n° 23/2011 de procedimentos para as empresas que utilizam o drawback integrado (regime que concede benefícios fiscais aos exportadores na compra de insumos importados e provenientes do mercado interno). Com a publicação, basta que as empresas prestem as informações de todas as notas fiscais pertinentes a operações amparadas por drawback em qualquer momento do prazo de vigência do ato concessório a que elas se referem.

A outra modificação diz respeito ao tratamento administrativo das exportações. O texto do artigo 189 foi alterado para dispensar a necessidade de embarque das mercadorias a serem exportadas durante o prazo de validade dos registros de exportação. Com a nova regra, basta que seja iniciado o despacho aduaneiro durante o prazo de validade do registro, que permanece em 60 dias, evitando-se a repetição de procedimentos, na hipótese de atraso.


 
Novas Associadas

CONEX ELETROMECÂNICA IND. E COM. LTDA.
São Bernardo do Campo / SP
Fone: (11) 2331-0303
Sites: www.conex.ind.br / www.conexled.com.br
Produto: Iluminação LED de Alta Performance

 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial