Ano 2 | nº 11 | 11 de abril de 2012

Um "respiro" para o setor

IPI reduzidoNo dia 26 de março o governo federal anunciou a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 15% para 5% para luminárias e lustres com vigência até o próximo dia 30 de junho.

Reivindicação antiga do setor a resolução, se em um primeiro momento foi muito bem vinda, em um segundo, quando atentamos para o curto espaço de tempo em que o benefício permanecerá vigente (três meses), soou apenas como um respiro, um fôlego para que possamos aguentar um pouco mais.

Lembro que estudos realizados pela Abilux apontam que a redução do IPI para o segmento não apenas viabiliza a rápida recuperação do mercado, hoje ocupado por montadoras informais, como também estimula a aquisição das luminárias pela construção civil, tornando acessível, a um número maior de consumidores a compra de produtos ou, a troca dos antigos por novos equipamentos de iluminação com eficiência que são comprovadas através de estudos, medições e certificação da qualidade assegurada por empresas especializadas.

A manutenção do IPI para luminárias e lustres em 5%, além de reduzir os preços beneficiando o consumidor final também gera maior volume de produção e vendas; combate a produção informal e importação ilegal de luminárias; amplia a arrecadação Tributária; aumenta a competitividade estimulando a exportação; gera novos empregos; melhora a segurança dos imóveis (segurança patrimonial e qualidade de vida), pelo uso de produtos com qualidade assegurada por firmas especializadas; garante eficiência energética com redução de consumo de energia e reduz os problemas de conforto visual da população.

Esta é uma oportunidade única para que possamos superar o desequilíbrio ocorrido na cadeia produtiva do setor que, enfraquecida, inviabilizou a indústria montadora de luminária, fazendo com que muitas empresas fechassem suas portas, outras reduzissem de tamanho, empurrando o consumidor para o uso de equipamentos de iluminação inadequados.

Carlos Eduardo Uchôa Fagundes
Presidente da Abilux
Associação Brasileira da Indústria de Iluminação

CLIQUE AQUI para identificar as luminárias beneficiadas.

 
 

Prêmios, feiras e eventos

Prêmio Design de Luminárias: Vencedores serão conhecidos dia 24 de abril

A cerimônia de entrega de uma das mais disputadas edições do Prêmio Abilux Design de Luminárias será realizada no dia 24 de abril de 2012, às 18H00, no Expo Center Norte. As peças ganhadoras estarão expostas do dia 24 ao dia 28 de abril, no Espaço da Abilux, na Expolux (www.expolux.com.br).

Exposição

 

Lux Export: Projeto Imagem trará jornalistas do Panamá, Peru e República Dominicana

PaísesO Lux Export, projeto de promoção internacional do setor de iluminação que é resultado da parceria entre a Abilux e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizará entre os dia 23 e 27 de abril o primeiro Projeto Imagem do segmento. Está prevista a vinda ao Brasil de jornalistas do Panamá, Peru e República Dominicana, países que estão entre os mercados-alvo do Programa. Na ocasião, os profissionais convidados terão a oportunidade de conhecer de perto o atual estágio tecnológico da indústria brasileira de iluminação. Da agenda constam além das visitas à Expolux e à mostra de Design de Luminárias, encontros com empresários, visitas às indústrias que integram o Lux Export e também ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Projeto Vendedor no Panamá: expectativas de negócios da ordem de US$ 2,250 milhões

Lux ExportAltena, Femarte, Guarilux, Ilumatic, Light Group, Munclair, Naville e Itaim foram as empresas que fazem parte do PS Lux Export que participaram, na Cidade do Panamá (Panamá), do Projeto Vendedor (19.03.2012), que contabilizou aproximadamente 80 reuniões que nos próximos 12 meses deverão gerar negócios da ordem de US$ 2,250 milhões.

O grupo também marcou presença na Expocomer (21 a 24.03.2012). No Espaço do Lux Export visitantes puderam constatar o design e a tecnologia das luminárias brasileiras e agendar encontros de negócios.

Accelerate Oil&Gas 2012:

Accelerate Oil & Gas

Nos dias 15 e 16 de maio será realizado no Rio de Janeiro (RJ) o Accelerate Oil&Gas 2012, evento que reunirá autoridades governamentais, investidores, líderes de mercado, tecnólogos, compradores da cadeia de suprimentos, presidentes das principais empresas brasileiras do setor e diretores de grupos internacionais. O Fórum tem como objetivo facilitar o diálogo necessário para manter o ritmo de desenvolvimento gerado pelos diversos programas brasileiros na área de óleo e gás e maximizar as oportunidades de negócios. Será uma oportunidade para que os membros da Petrobras, as petrolíferas internacionais, EPCistas e outros participantes da indústria reúnam-se com fornecedores e prestadores de serviços para explorar oportunidades de projetos, soluções tecnológicas, veículos de financiamento e outros temas relevantes à formação e implantação de projetos de óleo e gás.

Informações e Programação estão disponíveis no site: www.accelerateoilandgas.br.com

 
 
Normas Técnicas

Aprovado projeto que exige aplicação de recursos em eficiência energética

Fonte: Agência Senado

Eficiência energéticaFoi aprovado no dia 15 de março de 2012, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), Projeto de Lei que determina que os recursos destinados por empresas permissionárias e concessionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica a programas de eficiência energética devem ser aplicados de forma prioritária em iniciativas da indústria nacional.

De autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), a proposta altera a lei que trata dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e em eficiência energética por parte das empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica (lei 9.991/2000).

O projeto de Lei do Senado (PLS 430/2011), segundo explicou Ana Amélia, visa garantir que os projetos de iniciativa da indústria nacional recebam prioridade na concessão de financiamentos. Assim, haverá incentivo à indústria nacional, o que contribuirá para a criação de empregos, geração de renda e incorporação de tecnologias.

Curitiba: aprovada alteração em lei de resíduos

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

Câmara municipal de CuritibaA Câmara Municipal de Curitiba aprovou em dois turnos de votação projeto de lei para alterar prazo na legislação vigente que disciplina o tratamento e a destinação de resíduos especiais. Com a aprovação, fabricantes e importadores de produtos comercializados em Curitiba, geradores de resíduos especiais, terão prazo para cadastramento até março de 2013. Esta é uma segunda dilação no prazo oferecida em lei que, entretanto, desta vez, vincula a apresentação do plano de gerenciamento de resíduos. Estão embutidos como resíduos especiais pneumáticos, pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de tintas, solventes e óleos lubrificantes, equipamentos e componentes eletroeletrônicos. (Lei 13.509 de 8/6/2010 que foi alterada pela Lei 13.848 de 24/11/2011. A lei dispõe sobre o tratamento e destinação final diferenciada de resíduos especiais que especifica e dá outras providências correlatas).

Prazo

A dilação do prazo foi necessária em virtude de adequações ao Cadastro Eletrônico de Resíduos Especiais criado pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), que vai facilitar o cadastramento das empresas do setor. A solicitação da prorrogação, feita por meio da Federação das Indústrias do Paraná junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, gerou a criação do projeto para possibilitar o adequado cadastramento sem prejuízos à fiscalização sobre a destinação destes produtos.

Publicação de Normas LEDs

Foram publicadas pela ABNT duas normas para os controladores de luz ("drivers") dos LEDs:

• ABNT NBR IEC 61347-2-13:2012 (Dispositivo de controle da lâmpada - Requisitos particulares para dispositivos de controle eletrônicos alimentados em c.c ou c.a para os módulos de LED) e

• ABNT/NBR 62384 (Segurança Específica).

 
 
Biblioteca

"LED – A luz dos novos projetos"

Livro"LED – A luz dos novos projetos", livro escrito por de Mauri Luiz da Silva, já está no mercado. A obra complementa uma "trilogia da luz", da qual fazem parte os livros "Luz, lâmpadas e iluminação" e "Iluminação – simplificando o projeto". Dirigido aos arquitetos, lighting designers, professores de iluminação, técnicos, decoradores, o livro tem como objetivo trazer à luz tudo sobre LEDs, possibilitando que os profissionais e leigos possam utilizar com conhecimento essa nova luz.

Cnen publica biblioteca digital

CNENA Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI) desenvolveu e disponibilizou na internet a Biblioteca Digital Memória da Cnen, que reúne a literatura produzida por seus servidores, tanto na área nuclear como fora dela, com foco na preservação do conhecimento institucional.

A biblioteca abrange todos os tipos de documentos produzidos desde a década de 50. Entre as informações disponibilizadas há uma cronologia dos principais acontecimentos da energia nuclear, no Brasil e no mundo, e a legislação do setor. Relatórios detalham as atividades Cnen no período 1956 a 2010.

Museu da Lâmpada

Museu da lâmpada

Foi Inaugurado, em São Paulo (SP) o Museu da Lâmpada (www.museudalampada.com.br).

Criado pela revendedora de materiais elétricos Gimawa, o Museu conta a história da iluminação desde o descobrimento do fogo na pré-história até o século XIX. Com mais de 40 peças, oferece também testes interativos para os visitantes entenderem como funciona a visualização da cor através da luz e suas variações. Para conhecer o museu é necessário agendamento prévio pelo telefone (11) 2898-9333 e levar 1 kg de alimento não perecível.


 
Novas associadas

Abilux

STILO CLEAN ILUMINAÇÕES
Fone: (47) 3371-0102
Site: www.stiloclean.com.br

EXPOLUX
 

Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial