Ano 1 | nº 4 | 8 de setembro de 2011

A indústria de iluminação e o futuro
Incertezas?

Ao anunciar que o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2011 registrou expansão de 0,8% (no primeiro trimestre foi de 1,2%), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sinalizou que está ocorrendo uma desaceleração na economia e nos colocou em alerta sobre como serão os próximos meses para a indústria que, ainda segundo as pesquisas, teve todas as suas atividades reduzidas registrando crescimento de 0,2% sobre o período anterior.

Outro dado preocupante é o que aponta que depois de crescer 5,2% no trimestre anterior, a construção civil teve alta de 2,1% nesta apuração. Foi o menor resultado desde o terceiro trimestre de 2009 e uma indicação clara de que o crescimento, mesmo que mantido, acontece em um ritmo bem menor. Como historicamente sabemos os reflexos dessa desaceleração chegará ao setor de iluminação.

Há ainda que se considerar que boa parte do crescimento da demanda interna verificada está cada vez mais ligada às importações em função da perda de competitividade das indústrias nacionais e do câmbio valorizado.

Mas a indústria brasileira é resistente e persistente. Basta lembrar que superamos o colapso enfrentado pela economia mundial em 2008 com trabalho e criatividade. Hoje precisamos repetir a receita.

Frente à perda de competitividade, principalmente para os asiáticos, devemos trabalhar e investir no desenvolvimento de produtos que agreguem novas tecnologias e design. Não devemos nos esquecer que, mesmo em ritmo de desaceleração, a indústria da construção acena com um mercado em expansão em todos os segmentos em que atua.

É fundamental estarmos preparados para competir e atender a demanda por produtos de iluminação de última geração para obras que estão em andamento para a realização da Copa do Mundo, Olimpíadas, para a construção de casas populares, de programas governamentais como o Minha Casa, Minha Vida, além atualização da iluminação pública que já começa a substituir produtos convencionais por outros de tecnologia LED.

É, sem dúvida alguma, mais um desafio que precisamos vencer para suprir o mercado consumidor e garantir um reposicionamento das nossas empresas e da indústria nacional de iluminação.

Carlos Eduardo Uchôa Fagundes
Presidente da Abilux
Associação Brasileira da Indústria de Iluminação

 


Tecnologia

LEDs na iluminação pública de SP

Leds nas ruasCom estimativas de um crescimento de cerca de 100% ao ano, as lampLEDs começam cada vez mais a fazer parte da vida do brasileiro. Mas é no campo da iluminação pública que a nova tecnologia tem mostrado que realmente faz a diferença quanto à qualidade da iluminação e a eficiência energética. Espaços de grande visibilidade na cidade de São Paulo, como o Parque do Ibirapuera, já tiveram seus sistemas de iluminação substituídos pela nova tecnologia. O projeto segue a tendência de iluminar as principais vias e parques da cidade com luz branca. Lá, a economia com os gastos com energia é de 20%.


Criada Rede Latino-Americana e do Caribe para Eficiência Energética

Eficiência energéticaDurante o IV Seminário Latino-Americano e do Caribe de Eficiência Energética, na República Dominicana, foi lançada (dia 2 de agosto) a Rede Latino-Americana e do Caribe para Eficiência Energética (RED-LAC-EE), que tem entre seus objetivos promover o intercâmbio de experiências em conservação de energia, além de servir de repositório de ações desenvolvidas por governos e agências regionais.

Política

A ampliação do aviso prévio

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou Nota Oficial na qual avalia que a ampliação do aviso prévio pode prejudicar trabalhadores e empresários. A Entidade propõe ampliação gradual, que leve em conta o tempo de serviço do trabalhador e chegue, no máximo, a dois meses para profissionais com mais de 15 anos de empresa. Confira o conteúdo.

Adiado prazo para novo relógio de ponto

Relógio de pontoO Ministério do Trabalho prorrogou para 3 de outubro de 2011 o prazo para a implementação do novo sistema de registro de ponto eletrônico. A exigência, prevista na Portaria nº 1.510, de agosto de 2009, deveria ter sido cumprida até o dia 1º de março. Além de ampliar o tempo para adaptação das companhias à nova norma, o Ministério do Trabalho criou ainda a possibilidade de negociação entre empresas e sindicatos para alternativas ao novo sistema de controle, desde que respeitados alguns limites. Essa flexibilização pode permitir que as companhias não tenham de adquirir um novo equipamento para registro de entrada e saída dos funcionários.

 
Comércio Exterior

O novo Portal Brasileiro de Comércio Exterior

Portal do comércio exteriorFoi lançado, durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), o novo Portal Brasileiro de Comércio Exterior (www.comexbrasil.gov.br) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Prêmios, feiras e eventos

Brasil Casa Design chega a Luanda

Luanda em AngolaIndústrias do setor de iluminação associadas à Abilux e que fazem parte do Programa Lux Export estão se preparando para participar, em novembro, em Luanda (Angola, África), da Brasil Casa Design, evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, com o apoio de entidades setoriais. Em sua terceira edição (as anteriores foram em Buenos Aires, em 2008, e no Panamá, em 2009), a ação tem como objetivo aumentar e influenciar a percepção de formadores de opinião angolanos sobre a qualidade, tecnologia e design dos produtos e serviços brasileiros.

Aguardem! Na próxima edição divulgaremos detalhes da programação, empresas e produtos de iluminação made in Brazil que estarão no Brasil Casa Design.

Light+Building 2012

A edição 2012 da Light+Building (www.light-building.com), que será realizada de 15 a 20 de abril, em Frankfurt (Alemanha) terá como centro das atenções a eficiência energética. Em destaque, as inovações em artigos e produtos relacionados com a tecnologia LED, painéis fotovoltaicos, mobilidade elétrica e a gestão inteligente da eletricidade através de contadores de nova geração. A expectativa, segundo os organizadores, é de que a indústria apresente soluções orientadas para o futuro com tecnologias que reduzam o consumo de energia dos edifícios e aumentem os níveis de conforto.

Expolux 2012

A Expolux 2012 (www.expolux.com.br), a Feira Internacional da Indústria da Iluminação acontece de 24 a 28 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Direcionada a Arquitetos, Incorporadores, Especificadores de Compras, Revendedores de Materiais Elétricos e de Construção, Engenheiros, Lojistas, Decoradores, Construtores, Projetistas e Consumidor final, a Expolux atualiza o mercado apresentando produtos desenvolvidos com tecnologia de ponta, funcionalidade e design.

Expolux 2012

Educação

Abertas as inscrições para Curso de Pós-Graduação em Gestão em Light Design

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão em Light Design do SENAI São Paulo Design que conta com o apoiado da Abilux e que tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na gestão do design junto às empresas do setor sejam elas industriais, comerciais ou prestadoras de serviços. É voltado para graduados em design, arquitetura, eletrônica, elétrica, engenharia e áreas afins. Tem duração de 360 horas distribuídas em três semestres.

Inscrições:
Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta
Tel.: 11- 5579-7426
e-mail: senaianchieta@sp.senai.br
http://www.sp.senai.br/eletronica



Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.


Conselho Editorial