Ano 1 | nº 3 | 9 de agosto de 2011

PADIL é apresentado ao ministro Fernando Pimentel

Nosso trabalho para viabilizar o PADIL (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Iluminação) continua evoluindo. Fomos a Brasília no dia 20 de julho para apresentar ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a nossa proposta.

Sensibilizado com as dificuldades históricas que o setor vem sofrendo e animado com as soluções propostas pelo PADIL, que visam à manutenção e sobrevivência da indústria de iluminação no País além de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e a produção de itens que nos libertem da dependência cada vez maior de produtos importados, o ministro Fernando Pimentel sinalizou que se empenhará para tornar realidade os anseios do setor.

Por se tratar de um assunto que envolve vários ministérios ficou estabelecido que fosse criado um Grupo de Trabalho integrado por membros do Governo e da Abilux que se dedicará à elaboração dos documentos que seguirão para apreciação das autoridades competentes.

Já “arregaçamos as mangas” e estamos trabalhando com empenho e determinação.

Representantes das indústrias fabricantes de luminárias, fontes de luz e controladores que são associadas à Abilux têm se reunido para complementar a proposta original do PADIL que permitirá ao consumidor brasileiro ter acesso às mais novas tecnologias de iluminação e possibilitará a ampliação dos postos de trabalho.

A expectativa é de que 32 mil novos empregos serão criados com o Programa.

Carlos Eduardo Uchôa Fagundes
Presidente da Abilux
Associação Brasileira da Indústria de Iluminação

 


Normas técnicas e portarias

ISO 50001: padrão internacional de gestão de energia

Foi lançada recentemente (17/06/2011) a ISO 50001 “Energy management systems – Requirements with guidance for use” (Sistemas de gestão de energia – requisitos e orientações para utilização), uma norma de eficiência energética que tem como objetivo definir os requisitos para um sistema de gestão da energia que permita às organizações estabelecer os sistemas e processos necessários para melhorar o seu desempenho energético global, incluindo a utilização, consumo e eficiência energética.


Tecnologia

Búzios terá rede elétrica inteligente

Búzios (RJ) será a primeira cidade brasileira a ter uma rede inteligente de energia elétrica (smart grid) e geração distribuída com fontes renováveis.

Chamado de “Cidade Inteligente Búzios”, o projeto consiste na conversão da rede atual para uma mais inteligente, gerenciada por medidores digitais e com num nível de automatização do sistema que permitirá integrar qualquer tipo de geração elétrica, com destaque para as fontes renováveis.



Política

Secex lança nova versão do AliceWeb

Foi lançado durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (31/08/2011), em Salvador-BA, a nova versão do Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet – AliceWeb2.

 

Modernização do Inmetro

Para fazer frente à ampliação do número de produtos certificados, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) terá sua estrutura modernizada e ampliada. Passará a se chamar Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e atuará em aeroportos e portos para atestar a qualidade das mercadorias importadas que terão de respeitar as mesmas normas impostas aos produtos nacionais.




Prêmios Feiras e Eventos

Encontro Nacional da Indústria da Construção

Nos dias 10, 11 e 12 de agosto, o Sinduscon-SP realizará o 83º Encontro Nacional da Indústria da Construção no World Trade Center, em São Paulo (SP). O encontro discutirá temas como habitação, infraestrutura, construção sustentável, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais. Os Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida, bem como a preparação do Brasil para os eventos esportivos dos próximos anos também estarão em pauta.



Compartilhe este informativo:
 
Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
 
Está autorizado o reenvio ou reprodução (parcial ou na íntegra) dos textos publicados desde que citada a fonte.
 

Conselho Editorial